Uma visão da morte a partir da vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÉTICA DOS DEZ MANDAMENTOS
Advertisements

DIREITO À VIDA INTRODUÇÃO:
EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi.
Origens e fundamentos do Direito do Consumo
Eutanásia, ortotanásia mistanásia,distanásia
SIMPÓSIO DE BIOÉTICA HOSPITALAR
COMEÇO, MEIO E FIM..
Direito à Vida.
Direito à Vida.
Promover a Concórdia.
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Serão os valores morais universais?
Bioética na Formação Profissional
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
O conflito opinião médica/vontade individual
Controvérsias Públicas
Aborto de anencéfalo: enfim, é permitido?
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
BIOÉTICA E ASPECTOS JURÍDICOS DO DIREITO À VIDA E À PAZ
A Controvérsia em Torno da Clonagem
Escola Secundária de Palmela 2011/2012 Trabalho realizado por: Daniel Ferreira Mihaela Culeac.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Abril 2009 Joana Melo Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Filosofia e Bioética Prof. Nereu R
Eutanásia.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
Eutanásia Ana Priscila de Freitas Letícia Soares Nayara Carvalho
SPMI – Sociedade Portuguesa de Medicina Interna Núcleo de Estudos VIH
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
Hélio Ribeiro Loureiro AJE-Rio AJE-Brasil
Ortotanásia e Dignidade no Processo de Morrer.
Eutanásia – aspectos bioéticos
“Eutanásia”.
A Eutanásia Trabalho realizado por: Sandra Oliveira nº 23
Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. Conselho Federal de Medicina.
Foto: Rildo Silveira A Lei do Carma e o Vegetarianismo Rildo Silveira Created by Cruzília – MG – Brasil Adaptado de Dr. Alberto.
Códigos deontológicos Psicólogos Elaborado por Denise Garcia.
RESPONSABILIDADE JURÍDICA NO INTERNATO MÉDICO XI Congresso Português de Ginecologia Aveiro, 3 de Junho de 2009 Paulo Sancho Advogado / Consultor Jurídico.
Immanuel Kant: O Esclarecimento e a Razão Prática
Aborto Bioética Ana Carolina, André Longobardi, Elissa Restelli, Fabiana Amoroso, Isabella Genaro, Thaís Santos.
MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE
O que é a ética. A teoria subjectivista PARTE II
TODO CIDADÃO TEM DIREITO A SER ATENDIDO COM ORDEM E ORGANIZAÇÃO.
Prof. Carlos Eduardo Nicoletti Camillo
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
EUTANÁSIA PRÓS E CONTRAS.
DEONTOLOGIA.
Códigos deontológicos
Informação Privacidade e Confidencialidade
Em janeiro de 2015, os brasileiros ficaram chocados com a notícia do fuzilamento de Marco Archer, brasileiro que foi preso em 2004 na Indonésia e condenado.
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
A TEORIA ÉTICA UTILITARISTA DE MILL
CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO
Professor: Yuri Nadaf Borges
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
OS DIREITOS DA CRIANÇA “O mundo que deixamos às nossas crianças depende das crianças que deixarmos ao nosso mundo”
A contratação colectiva
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
EUTANÁSIA Discente: Gabriela da Silva Faccini RA:
Eutanásia Terminar a vida voluntariamente, quando possuímos uma doença incurável e sofrimento constante.
ortotanásia Discente: Viviane Lopes Garcia
A EUTANÁSIA: Cultura e Fé, Moral e Lei Funchal
Intolerância Religiosa
A EUTANÁSIA Maria José Carneiro. A Eutanásia ♣ enquanto FENÓMENO SOCIAL enquanto FENÓMENO SOCIAL ♣ definição. Alguns CONCEITOS definição. Alguns CONCEITOS.
EUTANÁSIA Uma questão de vida e de... morte. O que é Eutanásia? É a possibilidade de um ser humano poder decidir ou escolher morrer, com assistência médica,
Transcrição da apresentação:

Uma visão da morte a partir da vida Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio EB 2,3/S de Vale de Cambra Eutanásia: Direito ou Crime? Uma visão da morte a partir da vida Turma EFA -B3 2009/2010

Elle a un nom et tant d’autres qui s’y associent

L’Euthanasie La mort L’éthique La loi La morale La souffrance La douleur L’agonie L’Euthanasie La dignité Le crime La religion Le choix Le droit La liberté La dépendance

Le droit de choisir le moment de son départ dans la dignité!

EUTANÁSIA “eu” “thanatos” BOA MORTE BOA MORTE

EUTANÁSIA Série de acções que têm por objectivo pôr termo à vida, na medida em que é planeada e negociada entre o doente e o profissional que vai levar a termo o acto. ACTIVA São cessadas todas e quaisquer acções que tenham por finalidade prolongar a vida do doente. PASSIVA Quando uma pessoa ajuda outra a matar-se a si própria. SUICÍDIO ASSISTIDO

DISTANÁSIA “Dis” “thanatos” ALGO MAL FEITO MORTE ADIAR A MORTE

Distanásia Consiste em atrasar, o mais possível, o momento da morte. Para isso, utiliza todos os meios possíveis, mesmo quando não há nenhuma esperança de cura. Pode parecer cruel, uma vez que isso significa infligir ao moribundo sofrimentos adicionais e, certamente, a morte será inevitável, conseguindo apenas atrasá-la umas horas ou uns dias, em condições deploráveis, para o doente.

CUIDADOS PALIATIVOS Definem-se como “ uma resposta activa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressista, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e às suas famílias. São cuidados de saúde rigorosos, que combinam ciência e humanismo.” Regra geral, são prestados por equipas multidisciplinares, com formação específica neste tipo de cuidados e cada equipa deve integrar médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e voluntários.

Legislação Portuguesa Na Constituição da República Portuguesa são consagrados o direito à vida, o direito de defender e promover a sua saúde e dos outros, sustentando que a vida humana é inviolável, conforme o estipulado nos artigos 24.º, 25.º e 64.º No Código Penal Português, a eutanásia pode ser considerada como homicídio a pedido da vítima, incitamento ou ajuda ao suicídio, conforme o estipulado nos artigos 134.º e 135.º.

É o conjunto de regras de natureza ética que, com carácter de permanência e a necessária adequação histórica na sua formação, o Médico deve observar e em que se deve inspirar no exercício da sua actividade profissional”. O Código Deontológico da Ordem dos Médicos refere nos artigos 47.º,49.º e 50.º, a necessidade de se respeitar a vida humana.

Sondagem de opinião

Argumentos: A) Por motivos religiosos, éticos e morais. B) Porque não é permitido pela legislação em vigor. C) Porque não tem coragem para levar a termo a sua vida. D) Porque não quer atribuir essa responsabilidade a terceiros. E) Porque tem direito a dispor da sua vida como melhor lhe convier. F) Porque quer aliviar o seu sofrimento e o dos outros. G) Porque está consciente que não tem cura possível. H) Outros…

Resultados globais

Resultados por sexo Concluímos que, das 150 pessoas inquiridas, 85 são a favor da eutanásia e 65 são contra. Isto significa que 57% são a favor e 43% são contra.

O argumento, mais evidenciado na opinião dos inquiridos e que vai a favor da prática da eutanásia, foi a alínea F: porque quer aliviar o seu sofrimento e o dos outros.

O argumento, mais evidenciado na opinião dos inquiridos e que vai contra a prática da eutanásia, foi a alínea A: por motivos religiosos, éticos e morais.

Continente: Oceania A eutanásia é proibida e punida por lei   A eutanásia é proibida e punida por lei Não dispomos de dados concretos

Continente: Europeu A eutanásia é proibida e punida por lei   A eutanásia é proibida e punida por lei A eutanásia já é legalizada A prática da eutanásia é tolerada O médico deve respeitar o testamento vital A eutanásia não é autorizada, mas são reconhecidos alguns direitos aos pacientes de rejeitar cuidados médicos É legal a eutanásia passiva (desligar as máquinas) consentida pelo paciente A eutanásia é proibida, contudo é autorizada a interrupção de tratamentos médicos em alguns casos Não dispomos de dados concretos

Continente: Americano A eutanásia é proibida e punida por lei   A eutanásia já é legalizada A eutanásia não é autorizada, mas são reconhecidos alguns direitos aos pacientes de rejeitar cuidados médicos Não dispomos de dados concretos

Continente: Africano A eutanásia é proibida e punida por lei   Não dispomos de dados concretos

Continente: Asiático A eutanásia é proibida e punida por lei   A eutanásia é proibida e punida por lei O médico deve respeitar o testamento vital É legal a eutanásia passiva (desligar as máquinas) consentida pelo paciente Não dispomos de dados concretos

TRABALHO ELABORADO PELOS FORMANDOS: Ana Maria Andreia Daniela Leonilde Manuel Maria Mónica