FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Advertisements

Recursos Expresssivos
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
A importância do ato de Ler
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
HERMENÊUTICA BÍBLICA Professor Roney Ricardo.
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento Prática da Pregação.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento O Esboço do Sermão e Como Prepará-lo.
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento O Sermão e Tipos de Sermão.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Criatividade e Inteligência Competitiva
CURSO ONLINE GRAFOANÁLISE/ Grafologia
Bíblia na Catequese.
Ensino Médio GRAMÁTICA E TEXTO Figuras de linguagem Aula 2.
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO FIGURAS DE LINGUAGEM.
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
01 O Espírito e a Palavra LIÇÃO de dezembro a 7 de janeiro
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Site Teologia & Discernimento
1.
A RIQUEZA DO NORTE DE MINAS GERAIS: RIO SÃO FRANCISCO
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
Site Teologia & Discernimento
Chiara Lubich – Fevereiro de 2010
Site Teologia & Discernimento
SEMINÁRIO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA
GABARITO DE EXERCÍCIOS
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Orientações ao professor
Extraído do livro “Professor Nota 10”. Adolfo Suarez, Prof. da UNASP
O MINISTÉRIO DA TRADUÇÃO BÍBLICA
Desenvolvimento de parágrafo por Específico e Comparação
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem são certos recursos não- convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem,
CODIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
COMUNICAÇÃO E MISERICÓRDIA
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS  Por que Deus Criou o homem? Para sua glória (Ef 1.11,12; Is 43.7).  Qual é o nosso propósito na vida? Glorificá-lo (1Co.
La Enseñanza en la Escuela Sabática: Comprendiendo y Aplicando el “Ciclo de Aprendizaje"
Funções da Linguagem.
As figuras de linguagem
Orientações ao professor
A COMUNICAÇÃO.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
SEXUALIDADE NUFESP.
 A História do Lápis.
CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
Leitura dos Resultados EXEMPLO
TÍTULO subtítulo (Se houver)
O que é Arte?.
A Palavra se fez Ser humano.
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Linguagem e estilo n’Os Maias
Aspectos de coesão textual
Comunicação.
Como chegar: Use esses slides e anotações para criar o seu projeto.
1.
Coesão e Coerência Professora Angela Biazi. TEXTO: TECIDO »MORTO MORRER » MORRIDO » TEXTO TECER »TECIDO.
26 Tipos de figuras de linguagem. Figuras de linguagem são palavras que criam novos significados para um texto, dando mais expressividade a ele.
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
 São recursos utilizados pelos autores que fazem uso de simbologias, conotações,imagens e novas maneiras de empregar as palavras de modo que possam.
Transcrição da apresentação:

FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento roneycozzer@hotmail.com

O que são as figuras de linguagem “... São recursos linguísticos empregados pelo literato para expressar de modo concreto suas ideias, evocando algum tipo de imagem real, comparação, ou de correspondência entre as palavras e pensamento” (BENTHO, 2005, p. 307) Por que usá-las? Elas ajudam a fixar a mensagem comunicada na mente, dão clareza, causam impacto e também chamam a atenção por sua beleza.

CLASSIFICAÇÃO Bentho (2005, p. 307 ss) classifica as figuras de linguagem bíblicas da seguinte maneira: De comparação: Símile e Metáfora. De dicção: Pleonasmo e Hipérbole. De relação: Sinédoque e Metonímia. De contraste: Ironia, Parábola, Litote e Eufemismo. De índole pessoal: Prosopopeia e apóstrofe.

3 EXEMPLIFICANDO Litote Prosopopéia Parábola Sinédoque Eufemismo Consiste em não expressar diretamente o que se pensa, ou então negar o contrário daquilo que se quer afirmar: Atos 1.5. Prosopopéia Personificação de seres inanimados. Exemplo: Isaías 44.23. Parábola “Colocar ao lado de”. Comparação. Sinédoque Substituição da parte pelo todo, ou do todo pela parte. Exemplo: o censo de “todo o mundo” (Lc 2.1 na ARC). Eufemismo Abrandamento, decoro, dissímulo. Pleonasmo Redundância, emprego de vocábulos desnecessários em função de repetição elegante de certas frases (Gn 40.23) Símile Uma comparação em que uma coisa lembra outra explicitamente, usando “como”, “assim como”, “tal qual”, “tal como”. Metáfora Uma comparação em que um elemento imita ou representa outro, quando são essencialmente diferentes (“Eu sou a porta” [Jo 10.7,9] Hipérbole Afirmação exagerada em que se diz mais do que o significado literal com o objetivo de dar ênfase (Jo 21.25). Metonímia Consiste em substituir uma palavra por outra; traça uma relação de causa e efeito. Ex.: “Eles tem Moisés e os profetas; ouçam-nos” (Lc 16.29). Ironia Por meio dela, expressa-se o contrário do que se está dizendo ou escrevendo. Ex.: Gn 3.22 Apóstrofe Interrupção do discurso com o intuito de dirigir-se a uma pessoa ou coisa personificada. Exemplo: Salmo 114.5,6. Deixar essas informações e acrescentar algo semelhante a essa tabela, para as pessoas terem uma noção do ganho... 3

“Se me perguntassem qual foi a maior força utilizada na formação da história [...] eu responderia [...] a linguagem figurada. Os homens vivem pela imaginação; a imaginação governa nossas vidas. A mente humana não é um foro de debates, como querem os filósofos, mas sim uma galeria de arte [...] Elimine as metáforas (ou seja, a linguagem figurada) da Bíblia e seu espírito vivo se dissipará [...] Os profetas, os poetas, os líderes são todos mestres da metáfora, e com ela cativam a alma humana”. W. McNeile Dixon, professor de literatura inglesa da Universidade de Glasgow

REFERÊNCIAS BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica Fácil e Descomplicada. 3 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. CONTU, Lécio. Hermenêutica. Secretaria Geral de Educação e Cultura – IEQ: Curitiba, 2011.