Qualificação da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na ESF IV Valim, Mostardas / RS Elsa Maria Bignotte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializando:Yosdel Hernández Rivero
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de curso
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS/ESF Jovelino Santana, Santana do Livramento-RS APRESENTAÇÃO:
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Qualificação da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na ESF IV Valim, Mostardas / RS Elsa Maria Bignotte Romero Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira

Introdução A Diabetes mellitus (DM) e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) e são fatores desencadeantes de outras doenças que provocam incapacidade ao indivíduo; A prevalência de HAS varia de 22% e 44% para adultos, chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% para indivíduos com mais de 70 anos e a prevalência de DM acima de 18 anos aumentou de 5,3% a 5,6%, entre 2006 e 2011. Vigitel, 2014

Mostardas (RS) - Faz parte do litoral sul do Estado Rio Grande do Sul, entre a Laguna dos Patos e o Océano Atlántico; População estimada de 12.124 habitantes; Clima subtropical úmido; Conta com 5 UBS, todas com ESF, 2 situadas na cidade e 3 em área rural. ESF IV Valim - Localização rural; 1 equipe; População da área de abrangência: 1445; 531 familias.

Situação da ação programática HAS e/ou DM antes da intervenção Cobertura incompleta de usuarios com HAS (98,7%) e DM (57,6%); Não existência na unidade de protocolos de atendimento para usuarios portadores de HAS e DM; Atendimentos sem a qualidade requerida; Não existência de grupos para atividade de promoção e prevenção à saúde; Sem registros específicos para usuários portadores de HAS e DM; Necessidade de capacitação da equipe sobre os protocolos de atenção; Necessidade de maior envolvimento da equipe nos atendimentos.

Objetivo Geral e Específicos *Melhorar a atenção aos usuários Hipertensos e Diabéticos na ESF IV Valim, Mostardas/ RS. Ampliar a cobertura de usuários hipertensos e/ou diabéticos na UBS; Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos na UBS; Melhorar a adesão de usuários hipertensos e/ou diabéticos ao programa na UBS; Melhorar o registro das informações dos usuários hipertensos ou diabéticos na UBS; Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para doença cardiovascular; Promover a saúde de hipertensos e diabéticos na UBS.

Metodologia Capacitação da equipe sobre os protocolos de atenção a usuários com HAS e DM; Realização dos grupos para atividades educativas de promoção e prevenção de saúde; Divulgação da ação programática na comunidade; Participação dos líderes comunitários e gestora municipal; Organização do serviço; Atendimento com uso dos registros específicos; Visitas domiciliares; Monitoramento e avaliaçaõ das atividades.

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de usuários hipertensos e/ou diabéticos na UBS. Meta: 1.1 Cadastrar 100% dos Hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Antes da intervenção: 98,7%. Mês 1: 108 (33,4%) Mês 2: 223 (69,0%) Mês 3: 323 (100,0%). Figura 1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde.

Mês 1: 26 (28,3%) Mês 2: 51 (55,4%) Mês 3: 69 (75,0%) Meta 1.2- Cadastrar 70% dos Diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Antes da intervenção: 57,6% Mês 1: 26 (28,3%) Mês 2: 51 (55,4%) Mês 3: 69 (75,0%) Figura 2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos na UBS. Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Mês 1: 108 (100%) Mês 2: 223 (100%) Mês 3: 323 (100%). Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Mês 1: 26 (100%) Mês 2: 51 (100%) Mês 3: 69 (100%). Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Mês 1: 108 (100%) Mês 2: 223 (100%) Mês 3: 323 (100%). Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Mês 1: 26 (100%) Mês 2: 51 (100%) Mês 3: 69 (100%).

Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Mês 1: 108 (100%) Mês 2: 223 (100%) Mês 3: 319 (98,8%). Figura 3: Proporção de pessoas com hipertensão com prescripção de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada

Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1 : 26 (100%) Mês 2: 51 (100%) Mês 3: 69 (100%).   Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos na UBS. Mês 1: 108 (100%) Mês 2: 223 (100%) Mês 3: 323 (100%). Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos na UBS. Mês 1: 26 (100%) Mês 2: 51 (100%) Mês 3: 69 (100%).

Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3: Buscar 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Durante o desenvolvimento da intervenção somente dois usuários hipertensos faltaram às consultas no primeiro mês e eles foram buscados. Não houve usuários diabéticos faltosos. Objetivo 4: Melhorar os registros das informações Meta 4: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Todos os usuários tiveram seu registro adequadamente preenchido., totalizando 100% em todos os meses.

Para HAS Mês 1: 108 (100%) Mês 2: 223 (100%) Mês 3: 323 (100%) Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doenças cardiovascular. Meta 5: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Para HAS Mês 1: 108 (100%) Mês 2: 223 (100%) Mês 3: 323 (100%) Para DM Mês 1: 26 (100%) Mês 2: 51 (100%) Mês 3: 69 (100%).

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos da unidade de saúde. Metas 6.1 e 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e 100% dos diabéticos; Metas 6.3 e 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos; Metas 6.5 e 6.4: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos; Metas 6.7 e 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos.

Discussão - Importância da intervenção para a equipe Capacitação dos profissionais; Atribução, compromisso e divisão de responsabilidades; Troca de experiências, discussões e ideias sobre práticas para realizar ações de promoção de saúde; Propiciou a descentralização do papel da médica na atenção e a interação entre os funcionários; Facilitou o trabalho em equipe com mais união, dedicação, harmonia, integralidade e amor melhorando assim as relações interpessoais entre os integrantes; Permitiu cadastrar o 100% de cobertura para o programa que envolve os usuários hipertensos e aumentou a cobertura a 75% para o programa dos usuários diabéticos.

Importância da intervencão para o serviço Melhorou o acolhimento aos usuarios; Propiciou a organização da agenda para atendimento aos usuários e a demanda espontânea e também dos prontuários assim como a classificação de risco para a priorização deles; Permitiu a realização de arquivo específico para melhor organização e monitoramento; incremento da quantidade de exames complementares no laboratório do município; integração da equipe com outros profissionais como a nutricionista, psicóloga e o educador físico; incorporação a rotina da unidade como uma ação de acompanhamento dos portadores de Hipertensão Arterial Sistémica e/ou Diabetes mellitus.

Importância da intervenção para a comunidade Satisfação dos usuários hipertensos e diabéticos com o trabalho realizado; Maior engajamento nas questões de saúde; Oferta de um serviço mais eficiente, organizado e com qualidade; Mudanças no estilo de vida dos usuários e maior qualidade de vida; Melhor relação equipe-comunidade; Proposta de ampliação a outras áreas programáticas.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Proporcionou superação profissional, aperfeiçoamento dos conhecimentos e adquisição de novos; A participação nos fóruns e nos casos interativos propicio interagir com outros profissionais e com orientadores, troca de ideias e experiências; Os estudos das práticas clínicas permitiram investigar e pesquisar os temas com dificuldades nos testes de qualificação cognitiva; Melhor qualidade de atenção na área programática de HAS e DM; Melhorar a língua portuguesa.

Obrigada a todos!