Instituto Técnico de Negócios de Nampula Atendimento aos utentes nas Unidades Sanitárias Anselmo G. Lucas
Tipos de pacientes 1. “Sabe tudo” Antes de ir ao médico, faz extensas pesquisas sobre os seus sintomas e chega ao consultório sabendo (ou imaginando saber) todos os procedimentos que serão feitos e remédios que serão utilizados. Se o seu diagnóstico for diferente do que ele encontrou ao pesquisar na Internet, ele pode perder a confiança no médico. Como lidar: manter uma postura firme e falar com segurança e em detalhes sobre o quadro do paciente e as demandas medicinais para resolvê-lo.
Tipos de pacientes 2. Fragilizado Ao sentir dores ou descobrir algum problema de saúde, muitos pacientes se mostram fragilizados. Nesse momento eles precisam de toda a atenção e compaixão dos médicos. Como lidar: Ao notar esse tipo de comportamento, ofereça café, suco ou água, converse e ouça tudo o que ele tem a dizer e demonstre querer ajudá-lo para conseguir conquistar sua confiança.
Tipos de pacientes 3. Inseguro É comum haver muita insegurança na hora de optar por um caminho para começar um tratamento. Como lidar: Por isso, ao se deparar com um paciente inseguro é importante mostrar todas as opções de tratamento de maneira detalhada, calma e clara. Também é necessário ter paciência para tirar todas as suas eventuais dúvidas e ajudá-lo a decidir com consciência
Tipos de pacientes 4. Contestador Outro tipo de paciente comum é o contestador. Ele costuma reclamar de tudo: horário, preço, serviço, atendimento. Conduta: O importante nesses casos é entender que essa é a personalidade da pessoa e o dever do pessoal de saude é ajudá-lo a não desanimar. Tente ouvir com lucidez as suas reclamações e saiba separar o que é relevante do que não é. Sempre deixe-o falar e nunca fique com uma postura defensiva. E, se a reclamação for válida, peça desculpas pelo inconveniente e tome as providências necessárias para resolver a situação.
Tipos de pacientes 5- Exigente Esse é um dos tipos de pacientes mais difícil de lidar. Por saber que está investindo o seu dinheiro num serviço, ele se torna exigente em desejar receber todo o retorno possível. Esse tipo de paciente costuma questionar tudo Conduta: Nesses casos, ele precisa do máximo de informação e dados que o médico puder dar. o importante é tirar todas as suas dúvidas de forma clara e transparente.
O nosso maior valor é a vida! Obrigado O nosso maior valor é a vida!