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Feedback: a Habilidade de Ouvir e Falar Kenneth Corrêa

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Apresentação em tema: "Feedback: a Habilidade de Ouvir e Falar Kenneth Corrêa"— Transcrição da apresentação:

1 Feedback: a Habilidade de Ouvir e Falar Kenneth Corrêa kenneth@gestaoativa.com.br

2 Tópicos de Hoje 1.O que é feedback? 2.Tipos de feedback 3.Como dar feedback 4.Como receber feedback 5.Feedback do feedback

3 1. O que é feedback?

4 Receita para o sucesso em Projetos? 1.Envolvimento dos participantes (stakeholders) 2.Suporte da alta diretoria 3.Objetivos Claros do Projeto 4.Otimização/Direcionamento do Escopo 5.Processo Interativo entre os participantes 6.Know-how em Gestão de Projetos 7.Gerenciamento financeiro 8.Pessoas Capacitadas 9.Metodologia Formal de Gestão de Projetos 10. Ferramentas de Gestão de Projetos

5 Receita para o sucesso em Projetos

6 Ferramentas de Planejamento Alinhamento com o Plano Diretor

7 Alinhamento Estratégico

8 Definição de feedback Retorno construtivo sobre desempenho

9 Feedback é comunicação Diálogo, não palestra

10 Feedback é comunicação Não comece o diálogo já tendo certeza que sabe a conclusão

11 A importância do feedback Forma direta de comunicar expectativas de desempenho

12 A importância do feedback Define o que as pessoas devem fazer para atingir os objetivos da empresa

13 A importância do feedback Pequeno investimento, e resultado direto

14 A importância do feedback Demonstra que a empresa trata as pessoas de forma justa, onde todas sabem como estão se saindo

15 Reflexão O balde furado do feedback

16 Reflexão Quantos feedbacks você deu este ano? Quantos feedbacks você recebeu este ano? Qual foi o que mais contribuiu para o seu desenvolvimento?

17 5 princípios do feedback 1. A qualidade de qualquer relação depende da quantidade e qualidade do feedback recebido

18 5 princípios do feedback 2. A cordialidade é “parte integrante” do bom feedback

19 5 princípios do feedback 3. Contato visual mostra a importância do feedback

20 5 princípios do feedback 4. Algumas pessoas precisam de mais feedback que outras

21 5 princípios do feedback 5. Não negar feedback

22 Ausência de feedback Impacta na produtividade, auto-estima e motivação

23 Ausência de feedback Compromete a lealdade do funcionário em relação ao líder e à organização

24 Ausência de feedback Aumenta o risco de perda de funcionários

25 Ausência de feedback Pode gerar comportamentos inadequados

26 Como saber que falta feedback Baixo desempenho

27 Como saber que falta feedback Dificuldade de relacionamento

28 Como saber que falta feedback Pouca iniciativa

29 Como saber que falta feedback Linguagem corporal

30 2. Tipos de feedback

31 Auto-feedback Processo de auto-desenvolvimento

32 Feedback formal Processo pontual e agendado

33 Feedback informal Processo contínuo, no dia-a-dia

34 Feedback positivo Quando se deseja repetição do comportamento

35 Feedback corretivo Quando se deseja mudança de comportamento

36 Feedback insignificante “É isso aí!” – “Muito bem!” – “Meus parabéns!”

37 Feedback ofensivo Desprezo

38 3. Como dar feedback

39 Como dar feedback positivo I.Explicar sua percepção da situação II.Explicar a importância da ação para a equipe

40 Como dar feedback corretivo I.Tente dar feedback positivo antes de qualquer coisa II.Faça perguntas orientadas a um objetivo III.Diga claramente qual a mudança necessária IV.Aplique a disciplina necessária V.Estabeleça um limite

41 Dicas para um feedback eficaz Seja específico, e não generalista "O relatório que você entregou ontem foi bem escrito, compreensível, e seus pontos sobre o orçamento do projeto foram feitos de forma muito eficaz"

42 Dicas para um feedback eficaz Comportamentos, e não pessoas "Quanto você tem rápidas conversas paralelas durante a reunião, ou seu celular toca, isso distrai as pessoas presentes e seus comentários perdem força"

43 Dicas para um feedback eficaz Faça perguntas “O que você tem achado do seu resultado de vendas neste mês? O que pode melhorar?"

44 Dicas para um feedback eficaz Ações que o indivíduo possa fazer algo a respeito "Reduzir a quantidade de frases utilizadas a cada slide facilita com que a pessoa entenda a mensagem"

45 Dicas para um feedback eficaz Partilhe informações, não dê conselhos ou opinião "Seus subordinados têm apresentado baixa produtividade no dia-a-dia. Você têm realizado reuniões semanais com eles?"

46 O que NÃO fazer Dar desculpas, para deixar de dar feedback

47 O que NÃO fazer Esperar muito tempo depois de um evento para dar feedback sobre este

48 O que NÃO fazer Ser emotivo

49 O que NÃO fazer Somente dar feedback positivo quando precisar dar o feedback corretivo

50 O que NÃO fazer Comparar com outros

51 O que NÃO fazer Dar feedback sem criar espaço para ocorrerem as melhorias

52 4. Como receber feedback

53 Como receber feedback Ouça primeiro

54 Como receber feedback Mantenha a mente aberta, procurando entender as razões da pessoa que fala

55 Como receber feedback Discordar é permitido!

56 Como receber feedback Não hesite em pedir desculpas, em caso de erros, como sinal de respeito

57 Como receber feedback Peça para que fique claro o que é esperado para o futuro

58 5. Feedback do feedback

59 Reações ao feedback Negação "Não, isto não é verdade"

60 Reações ao feedback Raiva “Como podem pensar isto de mim?"

61 Reações ao feedback Indiferença "Para mim tudo bem. Isto não me afeta nem um pouco..."

62 Reações ao feedback Aceitação “É, realmente já me disseram isso”

63 Evidências para saber se está indo no caminho certo POSITIVAS – A pessoa está ouvindo cuidadosamente – A pessoa agradece – A pessoa concorda e até contribui com o feedback

64 Evidências para saber se está indo no caminho certo NEGATIVAS – A pessoa se justifica ou fica argumentando – A pessoa nega ou ignora o feedback – A pessoa esquece rapidamente o que foi falado

65 LEMBRETE !!! Quando o resultado ocorrer, o mérito é de quem RECEBEU o feedback !

66 Dúvidas? Obrigado! Kenneth Corrêa kenneth@gestaoativa.com.br


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