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PublicouLUANA LUZIA FEITOSA Alterado mais de 5 anos atrás
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Feedback: a Habilidade de Ouvir e Falar Kenneth Corrêa kenneth@gestaoativa.com.br
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Tópicos de Hoje 1.O que é feedback? 2.Tipos de feedback 3.Como dar feedback 4.Como receber feedback 5.Feedback do feedback
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1. O que é feedback?
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Receita para o sucesso em Projetos? 1.Envolvimento dos participantes (stakeholders) 2.Suporte da alta diretoria 3.Objetivos Claros do Projeto 4.Otimização/Direcionamento do Escopo 5.Processo Interativo entre os participantes 6.Know-how em Gestão de Projetos 7.Gerenciamento financeiro 8.Pessoas Capacitadas 9.Metodologia Formal de Gestão de Projetos 10. Ferramentas de Gestão de Projetos
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Receita para o sucesso em Projetos
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Ferramentas de Planejamento Alinhamento com o Plano Diretor
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Alinhamento Estratégico
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Definição de feedback Retorno construtivo sobre desempenho
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Feedback é comunicação Diálogo, não palestra
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Feedback é comunicação Não comece o diálogo já tendo certeza que sabe a conclusão
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A importância do feedback Forma direta de comunicar expectativas de desempenho
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A importância do feedback Define o que as pessoas devem fazer para atingir os objetivos da empresa
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A importância do feedback Pequeno investimento, e resultado direto
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A importância do feedback Demonstra que a empresa trata as pessoas de forma justa, onde todas sabem como estão se saindo
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Reflexão O balde furado do feedback
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Reflexão Quantos feedbacks você deu este ano? Quantos feedbacks você recebeu este ano? Qual foi o que mais contribuiu para o seu desenvolvimento?
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5 princípios do feedback 1. A qualidade de qualquer relação depende da quantidade e qualidade do feedback recebido
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5 princípios do feedback 2. A cordialidade é “parte integrante” do bom feedback
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5 princípios do feedback 3. Contato visual mostra a importância do feedback
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5 princípios do feedback 4. Algumas pessoas precisam de mais feedback que outras
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5 princípios do feedback 5. Não negar feedback
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Ausência de feedback Impacta na produtividade, auto-estima e motivação
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Ausência de feedback Compromete a lealdade do funcionário em relação ao líder e à organização
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Ausência de feedback Aumenta o risco de perda de funcionários
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Ausência de feedback Pode gerar comportamentos inadequados
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Como saber que falta feedback Baixo desempenho
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Como saber que falta feedback Dificuldade de relacionamento
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Como saber que falta feedback Pouca iniciativa
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Como saber que falta feedback Linguagem corporal
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2. Tipos de feedback
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Auto-feedback Processo de auto-desenvolvimento
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Feedback formal Processo pontual e agendado
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Feedback informal Processo contínuo, no dia-a-dia
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Feedback positivo Quando se deseja repetição do comportamento
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Feedback corretivo Quando se deseja mudança de comportamento
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Feedback insignificante “É isso aí!” – “Muito bem!” – “Meus parabéns!”
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Feedback ofensivo Desprezo
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3. Como dar feedback
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Como dar feedback positivo I.Explicar sua percepção da situação II.Explicar a importância da ação para a equipe
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Como dar feedback corretivo I.Tente dar feedback positivo antes de qualquer coisa II.Faça perguntas orientadas a um objetivo III.Diga claramente qual a mudança necessária IV.Aplique a disciplina necessária V.Estabeleça um limite
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Dicas para um feedback eficaz Seja específico, e não generalista "O relatório que você entregou ontem foi bem escrito, compreensível, e seus pontos sobre o orçamento do projeto foram feitos de forma muito eficaz"
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Dicas para um feedback eficaz Comportamentos, e não pessoas "Quanto você tem rápidas conversas paralelas durante a reunião, ou seu celular toca, isso distrai as pessoas presentes e seus comentários perdem força"
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Dicas para um feedback eficaz Faça perguntas “O que você tem achado do seu resultado de vendas neste mês? O que pode melhorar?"
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Dicas para um feedback eficaz Ações que o indivíduo possa fazer algo a respeito "Reduzir a quantidade de frases utilizadas a cada slide facilita com que a pessoa entenda a mensagem"
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Dicas para um feedback eficaz Partilhe informações, não dê conselhos ou opinião "Seus subordinados têm apresentado baixa produtividade no dia-a-dia. Você têm realizado reuniões semanais com eles?"
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O que NÃO fazer Dar desculpas, para deixar de dar feedback
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O que NÃO fazer Esperar muito tempo depois de um evento para dar feedback sobre este
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O que NÃO fazer Ser emotivo
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O que NÃO fazer Somente dar feedback positivo quando precisar dar o feedback corretivo
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O que NÃO fazer Comparar com outros
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O que NÃO fazer Dar feedback sem criar espaço para ocorrerem as melhorias
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4. Como receber feedback
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Como receber feedback Ouça primeiro
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Como receber feedback Mantenha a mente aberta, procurando entender as razões da pessoa que fala
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Como receber feedback Discordar é permitido!
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Como receber feedback Não hesite em pedir desculpas, em caso de erros, como sinal de respeito
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Como receber feedback Peça para que fique claro o que é esperado para o futuro
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5. Feedback do feedback
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Reações ao feedback Negação "Não, isto não é verdade"
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Reações ao feedback Raiva “Como podem pensar isto de mim?"
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Reações ao feedback Indiferença "Para mim tudo bem. Isto não me afeta nem um pouco..."
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Reações ao feedback Aceitação “É, realmente já me disseram isso”
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Evidências para saber se está indo no caminho certo POSITIVAS – A pessoa está ouvindo cuidadosamente – A pessoa agradece – A pessoa concorda e até contribui com o feedback
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Evidências para saber se está indo no caminho certo NEGATIVAS – A pessoa se justifica ou fica argumentando – A pessoa nega ou ignora o feedback – A pessoa esquece rapidamente o que foi falado
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LEMBRETE !!! Quando o resultado ocorrer, o mérito é de quem RECEBEU o feedback !
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Dúvidas? Obrigado! Kenneth Corrêa kenneth@gestaoativa.com.br
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