Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino

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Transcrição da apresentação:

Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino Qualificação da atenção à pessoa com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus no CS/ESF Pricumã, Boa Vista/RR   Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino Orientadora: Luciana Valadão Alves Kebian Data: Fevereiro de 2015

ANÁLISE SITUACIONAL Centro de Saúde Pricumã Boa Vista / RR: 308.996 habitantes Zona urbana Área abrangente: 4.000 habitantes

JUSTIFICATIVA Baixa adesão da população do CS ao programa de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, e atenção realizada de forma fragmentada.

ANÁLISE ESTRATÉGICA Objetivo Geral Qualificar a atenção à pessoa com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus no Centro de Saúde Pricumã, no município de Boa Vista/RR.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa; Melhorar o registro das informações; Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular; Promover a saúde de hipertensos e diabéticos;

METODOLOGIA Detalhamento das ações: Ações nos 4 eixos pedagógicos: - Organização e gestão dos serviços - Qualificação da prática clínica - Engajamento Público - Monitoramento e avaliação

LOGÍSTICA Apresentação do projeto à equipe; Protocolos e manuais técnicos usados na intervenção; Organização dos materiais a serem utilizados; Instrumentos utilizados; Qualificação da prática clínica; Monitoramento mensal dos indicadores; Reuniões com a equipe; Busca aos faltosos; Visitas domiciliares;

RESULTADOS População alvo que participou da intervenção e fez acompanhamento no CS foi de 351 usuários com HAS e 104 usuários com DM, o que totalizou uma cobertura de 76,6% e 83,2%, respectivamente.

RESULTADOS 100% de hipertensos e diabéticos com exames complementares em dia de acordo com protocolo; 100% dos hipertensos e diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; 100% de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico; 100% dos hipertensos e diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento; 100% de hipertensos e diabéticos com estratificação de risco cardiovascular; 100% de hipertensos e diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável; 100% de hipertensos e diabéticos recebeu orientação sobre a importância da prática de atividade física regular; 100% de hipertensos e diabéticos com orientação sobre os riscos do tabagismo.

RESULTADOS Meta 1.1: Cadastrar 70% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus. 76,6% 41,7% 18,3%

RESULTADOS Meta: Cadastrar 70% das pessoas com diabetes mellitus da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes. 83,2% 49,6% 43,2%

RESULTADOS Meta: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 98,5% 93,7% 78,6%

RESULTADOS Meta: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

RESULTADOS Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 100% 100%

DISCUSSÃO Formação de grupos; Busca ativa; Fortalecimento do vínculo; Engajamento público.

REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Primeira experiência com EAD; Metodologia que estimula o aprendizado; Suporte pedagógico eficiente; Relação interpessoal; Desenvolvimento de um olhar crítico reflexivo sobre atenção primária; Qualificação da prática clínica; Carga horária extensa de atividades.

IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PARA A EQUIPE - Qualificação da atenção; - Discussão, avaliação e elaboração de estratégias; - Conhecimento da atual realidade através dos indicadores. PARA O SERVIÇO - Planejamento, organização e monitoramento dos serviços; Qualificação do atendimento; Estabelecimento de vínculos; PARA A COMUNIDADE - Acesso a outros serviços; - Ampliação e qualificação da assistência; - Escuta qualificada;

REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013b.   BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013c.

Obrigado!