Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
Advertisements

ANATOMIA.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
.  Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom- avermelhada localizados na região posterior da cavidade.
Sistema Excretor. Eliminação dos produtos da actividade celular Actividade celular liberta: Umas são úteis ao organismo; Outras são prejudiciais e têm.
M3 Funcionamento do sistema hormonal CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
Controlo pelos rins do sódio no plasma Modelos dos Processos Fisiológicos no Homem Engenharia Biomédica 2004/2005 Paulo BarbeiroCláudia FerreiraAna Ferreira.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
O SISTEMA URINÁRIO Priscila Schiffer – Faculdade Souza Marques.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 49. Regulação Osmótica e Excreção.
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
Os nutrientes depois de fornecerem a sua energia transformam-se em resíduos, constituindo produtos desnecessários ao organismo, que devem ser eliminados.
REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO Profa. Rosilene Linhares Dutra BIO-QUIMICA Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com.
SISTEMA ENDOCRINO. Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase)
SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano. EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente,
SISTEMA ENDÓCRINO. INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam as funções do organismo. São classificadas.
CIÊNCIAS NATURAIS, 8º Ano do Ensino Fundamental Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e as principais excretas. SISTEMA.
O sistema urinário Professor Especialista Henrique Mendes.
Sistema Excretor.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA NERVOSO Aula 03 3ª SÉRIE EM.
Sistema Urinário Prof. Branca - 8º Ano.
Colégio Maria Imaculada
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Excreção.
GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE
Compostos inorgânicos e orgânicos
Sistema Respiratório Marcus Ferrassoli.
Transportes Celulares
Prof.: Antonio Igor de Castro Alves
Sistema Excretor Excreção
Sistema Excretor Renal
SISTEMA URINÁRIO Página 129.
Profa. Dra. Talita Seydell
EXCREÇÃO COMPARADA.
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
SISTEMA EXCRETOR.
Transporte celular.
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA UROGENITAL
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Avaliação do Sistema Renal e Urinário
As glândulas endócrinas
Respiração celular.
Introdução ao estudo da
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Estrutura e função do rim
Sistema Digestivo.
Características gerais dos seres vivos
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
Sistema Excretor.
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular.
Sistema Excretor / Urinário
Sangue Vera Andrade, 2017.
SISTEMA URINÁRIO É responsável pela eliminação de uma das excretas do corpo, portanto também é chamado de Sistema Excretor. Excreção é o processo de eliminação.
CARBOIDRATOS.
Por que precisamos nos alimentar?
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Sistema Excretor.
SISTEMA NERVOSO.
Professor Fernando Santos
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Sistema Excretor BALA 2011.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Revisão para o teste de Ciências
Excreção.
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
Valores Laboratoriais para o Idoso
FISIOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO II
Transcrição da apresentação:

Sistema Excretor Marcus Ferrassoli

Sistema Excretor Introdução Conjunto de órgãos e estruturas que realizam a filtração do sangue e consequente retirada de substâncias tóxicas. O produto formado recebe o nome de Urina que, no caso da fisiologia humana, conta com boa parte de Ureia. A Ureia é originada de reações metabólica celulares de forma indireta. Realizada potencialmente nos hepatócitos do fígado através da união da amônia com CO2 . A encefalopatia hepática, também conhecida como coma hepático, é uma perturbação pela qual a função cerebral se deteriora devido a altas quantidades de substâncias tóxicas presentes no sangue.

Menor unidade funcional de um Rim Sistema Excretor Órgãos e estruturas 1) Rim 1 par Densos e vascularizados Formado por milhões de estruturas microscópicas denominadas néfron 2) Ureter Conduzem a urina formada no rim para a bexiga urinária Movimentos peristálticos Menor unidade funcional de um Rim

Sistema Excretor Órgãos e estruturas 3) Bexiga Urinária Grande capacidade de dilatação Armazenamento da urina produzida (+-500ml) Esfíncter externo: Anel muscular de contração voluntária por determinado tempo de pressão, localizado na conexão bexiga/uretra. 4) Uretra Conecta a bexiga urinária ao meio externo. Diferenças anatômicas: Uretra feminina x Uretra masculina

Sistema Excretor

Sistema Excretor Formação da Urina Ocorre no Néfron Cada néfron é formado por uma rede de tubos contorcidos onde três processos ocorrem: filtração, reabsorção e secreção.

Sistema Excretor Formação da Urina 1) Filtração Ocorre no glomérulo renal, localizado dentro da cápsula de Bowman. O sangue chega sob alta pressão e permite a passagem de pequenas moléculas para a cápsula. Células sanguíneas, proteínas e lipídeos não passam. Deste processo Sangue - Filtrado forma-se o Filtrado glomerular, composto de toxinas e substâncias úteis como água e sais minerais. 2) Reabsorção Ocorre por quase toda a área retorcida do néfron, sendo importante para recuperar substâncias ainda úteis para o metabolismo celular. Capilares enovelados

Sistema Excretor Ocorre por quase toda a área retorcida do néfron, sendo importante para recuperar substâncias ainda úteis para o metabolismo celular. Começa no tubo contorcido proximal, onde o Na é retirado para o sangue de forma ativa. Obs: 100% da glicose, aminoácidos e vitaminas também são recuperados neste local. Em seguida, nas alças de Henle, parte da H2O também é reabsorvida para o sangue por osmose. O filtrado chega, então, ao tubo contorcido distal, onde ocorre mais retirada de H2O para o sangue. O último tubo contorcido do néfron chama-se ducto coletor , onde também ocorre reabsorção de H2O e direcionamento da agora urina para o ureter. Também há remoção ativa de Na durante o trajeto na alça ascendente de Henle

Sistema Excretor 3) Secreção Do mesmo modo que existem moléculas que devem retornar à circulação, existem as que precisam ser eliminadas, mas não são filtradas. A remoção de íons hidrogênio, potássio e amônia estão entre os processos de secreção mais importantes. Medicamentos e macromoléculas também são secretados. Ocorre principalmente no tubo distal e ducto coletor.

Urina mais concentrada Sistema Excretor Regulação Hormonal – Reabsorção de água Hormônio atuante: ADH/Vasopressina Produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise. Atua estimulando a reabsorção em resposta à concentração de água no sangue. O ADH tem a capacidade de tornar as células dos tubos néfricos mais permeáveis. Baixa ingestão de água: Aumenta ADH, maior reabsorção. Alta ingestão de água: Diminui ADH, menor reabsorção. Obs: Álcool x ADH Obs2: Peptídeo Natriurético atrial x ADH Urina mais concentrada Urina mais diluída