NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Thales Crivelli Nunes II Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono
Advertisements

NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário.
CVRD e Petrobras Distribuidora
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
PORTUGUÊS ESTRUTURADO E PSEUDOCÓDIGO
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
1 Mineração de Dados - Trabalho Final junho/julho de 2008 Selecionar um arquivo de dados entre os sugeridos no repósitório UCI (
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Ônibus movido a Etanol.
BIOMASSA Energia alternativa.
Gestão das Informações Ambientais
Razão: comparação de quantidades usando uma divisão.
DMA – Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social
RPA Solutions Várias funcionalidades a sua disposição, numa interface simples e amigável.
Professor João Gilberto
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Como realizar o Plano de Melhoramento?
Rio de Janeiro, 20 de maio de 2010
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Gerenciamento de Controle de Combustível
ESTIMATIVA DA POTÊNCIA DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Definição da equipe e planejamento do projeto
Biomassa.
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO.
Os Métodos do Inventário do IPCC e sua Aplicação em Nível Estadual
CALORIMETRIA.
Gerenciamento dos custos do projeto
Usando Microsoft Access 2010
PI-Racing.com Team Manager © Manual de Utilização.
Ricardo S. Pereira, Manoel F.M. Nogueira e Francisco David L. Silva
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
2005 Gás Boliviano: Mm³/d Gás Argentino: Mm³/d Produção Nacional: Mm³/d Gás Natural Liquefeito: Mm³/d TOTAL: Mm³/d Consumo.
APRESENTAÇÃO Professora: Roselaine Santos Brunetto.
Tutorial Aulanet Mundo Verde Manual do Aluno.
INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA AMÉLIA Vítor Diniz
S ISTEMA DE I NFORMAÇÃO DE V IGILÂNCIA DA Q UALIDADE DA Á GUA PARA C ONSUMO H UMANO (S ISAGUA ) N OVA VERSÃO DO S ISAGUA - C ONTROLE M ENSAL DE SAA - Departamento.
PROGRAMA GESTÃO DE CARBONO NA CADEIA DE VALOR
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário.
Fisiologia do Exercício – Custo Energético dos Exercícios
Prof. Nilsonmar Estequiometria É o estudo das relações quantitativas (átomos, moléculas, massa, volume) entre as substâncias que participam de uma reação.
Linguagem C - Funções Automação Industrial Informática Básica
Custos por Processos Custos por Processos.
Hulha.
TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO
EAD - Ensino a Distância Sejam todos bem-vindos ao CTQ – Centro de treinamento do QUESTOR Empresarial.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
INSTRUÇÕES PARA A EMISSÃO DO BOLETO PARA O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO NO II SEMINÁRIO E IV ENCONTRO DO PIBID DA UNESPAR No final desse documento você encontrará.
Mapa de círculos proporcionais
TÍTULO Nome dos alunos ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
PROFESSORAS : DENISE E SIMONE
Estimativas das Emissões de Gases de Efeito Estufa no Estado de São Paulo: PT1Hidrofluorcabonos (HFCs), perfluorcarbonos (PFCs) e hexafluoreto de enxofre.
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Aéreo.
Manual de Instrução para Utilização do Sistema PEI
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
01 – Algarismos significativos
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
Cálculo estequiométrico
Distribuição. de freqüência
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Transcrição da apresentação:

NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário

Questões iniciais NICSA O formulário de requerimento de dados sobre os Gases de Efeito Estufa tem como objetivo que as empresas subcontratadas da Nicsa forneçam os dados sobre as emissões produzidas durante todo o ciclo de vida dos produtos fornecidos, para que possamos elaborar um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa nas empresas que pertencem à Abengoa. A empresa subcontratada deve preencher um formulário por cada linha ou item do pedido.

NICSA 0. Cabeçalho Esse parágrafo é extremamente importante para que as pessoas encarregadas da validação do relatório possam identificar o pedido e os fornecimentos aos quais faz referência. Para isso, é necessário inserir o nome da obra ou serviço, o nome da empresa e sua localização, o nº de pedido da Nicsa, a duração estimada do serviço e a data de emissão do pedido.

1. Emissões totais GEE NICSA Esse parágrafo será preenchido depois de todos os cálculos terem sido efetuados para obter as emissões totais de Gases de Efeito Estufa e será a soma das emissões de cada um dos escopos que explicaremos de seguida. É importante expressar as emissões totais de GEE associadas à realização da obra em toneladas de CO2 equivalentes. Além disso, é necessário indicar o período de relatório da informação

1.1 Consumo de Combustível NICSA 1.1 Consumo de Combustível Se a empresa subcontratada usar alguma instalação ou maquinário que realize um processo de combustão, deverá preencher esse parágrafo. Caso contrário, deverá escrever não se aplica (n/a). Será inserido o tipo de combustível usado, a quantidade de combustível em litros e em quilogramas* consumida durante o período de relatório e o fator de emissão do combustível. * Para converter a quantidade de combustível de litros para unidades de massa é preciso multiplicá-lo pela densidade do combustível em questão.

1.1 Consumo de Combustível NICSA 1.1 Consumo de Combustível Os gases de efeito estufa resultantes da combustão são o CO2 e, em menor quantidade, o CH4 e o N2O. O cálculo de emissões de cada gás é realizado da seguinte forma: Emissão = Dado de atividade x Fator de emissão do gás O consumo de combustível é o dado que está refletido no ponto 1.1 (kg) O valor calorífico líquido pode ser obtido das seguintes fontes: Diretrizes do IPCC: http://www.ipcc-nggip.iges.or.jp/public/2006gl/spanish/index.html (Volume 2, Introdução, Página 19) Último Inventário Nacional apresentado na Secretaria da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas: http://unfccc.int/national_reports/annex_i_ghg_inventories/national_inventories_submissions/items/4303.php É necessário considerar a unidade na qual é fornecido o dado de consumo (por exemplo, kg de óleo diesel) para obter o dado de atividade em TJ Consumo de combustível x Valor calorífico líquido

Exemplo de cálculo de emissões por combustão NICSA Exemplo de cálculo de emissões por combustão Temos um consumo de 50 l de óleo diesel em uma empilhadeira. O primeiro passo é o converter em quilogramas de óleo diesel multiplicando pela sua densidade. Volume de óleo diesel (L)= 50 L x 0,85 kg/L = 42,5 kg de óleo diesel. Para calcular o dado de atividade, devemos multiplicar o consumo pelo Valor Calorífico Líquido que obtivemos das diretrizes do IPCC: Antes devemos prestar atenção às unidades (TJ/Gg) e converter os kg em Gg: 42,5 kg = 0,0000425 Gg DA = 0,0000425 Gg x 43 TJ/Gg = = 0,0018275 TJ

Exemplo de cálculo de emissões por combustão NICSA Exemplo de cálculo de emissões por combustão Para calcular as emissões por combustão, consideramos os dados das Diretrizes do IPCC. Nesse caso, selecionamos combustão móvel, visto que a combustão ocorre em empilhadeiras e procuramos os fatores da emissão de CO2, CH4 y N2O para o diesel. Emissão por combustão = DA x FE Emissão de CO2= 0,0018275 TJ x 74100 kg CO2/TJ = = 135,418 kg CO2 Emissão de CH4 = 0,0018275 TJ x 3,9 kg CH4/TJ = = 0,00713 kg CH4 Emissão de N2O = 0,0018275 TJ x 3,9 kg N2O/TJ = = 0,00712 kg N2O Emissões totais por combustão: 135,418+0,00713+0,00712 = 135,432 kg CO2/1000= 0,135 t CO2

2.3 Consumo de energia elétrica ou térmica NICSA 2.3 Consumo de energia elétrica ou térmica Nesse parágrafo deverá ser informado o consumo de energia elétrica ou térmica total durante a realização da obra. Também deverá ser indicado o fator de emissão da energia elétrica ou térmica usada. As emissões diretas por consumo de eletricidade e energia térmica serão calculadas multiplicando o consumo de energia em kWh pelo fator de emissão. Esse fator de emissão pode ser obtido: Diretamente na conta de energia elétrica. Organismos reguladores da energia (em Espanha, a CNE) Uso de um fator de emissão médio por país ou região.

NICSA 3.2 Informação relativa aos fornecimentos e consumíveis necessários para a realização da obra Será efetuada uma breve descrição do fornecimento ou consumível usado, sua quantidade e as unidades em que são expressas e o fator de emissão associado à fabricação do produto fornecido. As emissões associadas à aquisição de produtos fornecidos e consumíveis serão calculadas multiplicando a quantidade em kg de produto pelo fator de emissão do fornecimento.

NICSA 3.2 Informação relativa aos fornecimentos e consumíveis necessários para a realização da obra No link abaixo é apresentado um banco de dados para o cálculo da análise do ciclo de vida de diferentes produtos: http://lca.jrc.ec.europa.eu/lcainfohub/databaseList.vm

NICSA 3.2 Informação relativa ao transporte de fornecimentos necessários para a realização da obra Nesse caso, será efetuada uma descrição do fornecimento ou consumível que se transporta, será indicado o peso total transportado (kg), a distância que percorre (km), o meio de transporte usado e o fator de emissão desse meio de transporte. Na tabela seguinte são indicados alguns fatores de emissão de acordo com o meio de transporte usado. As emissões totais associadas ao transporte de fornecimentos serão calculadas multiplicando o peso do produto ou consumível usado (em toneladas) pelos quilômetros que percorre e pelo fator de emissão do meio de transporte. O dado final é novamente dividido por mil, para ser convertido em toneladas de CO2.

NICSA 4. Questões finais Para terminar, são somadas todas as emissões resultantes e indicadas no ponto 1. É importante inserir o nome, o cargo da pessoa que preenche o formulário e a data de preenchimento. É possível que o fornecedor não possa obter informação de um dos escopos; nesse caso, a Nicsa irá associar a esse fornecedor um Índice de Qualidade* mais baixo, dependendo da quantidade e qualidade da informação fornecida. No final desse parágrafo, é importante não esquecer de somar todas as emissões e indicar essa quantidade na parte superior. * Índice de Qualidade: valor associado a cada dado de emissões para cada fonte e gás de efeito estufa e a cada parâmetro que intervém no cálculo das emissões, que indica o grau de credibilidade do dado. Valores numéricos crescentes do Índice de Qualidade indicam maior credibilidade do dado.