Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Qualificação da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na ESF IV Valim, Mostardas / RS Elsa Maria Bignotte.
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas

Melhoria da atenção aos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS Navegantes, São Sebastião do Cai /RS Mardey Mendez Marzo Orientadora: Danielle Vasconcellos De Paula Costa Pelotas, 21 agosto 2015

Introdução Um dos maiores problemas de saúde na população em geral são as doenças crônicas não transmissíveis, que são adquiridas durante a vida, as mais frequentes são Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus São Sebastião do Caí, é um pequeno município do Rio Grande do Sul, com população estimada de 25 mil habitantes Rio Cai São Sebastião do Cai

Introdução A Unidade Básica de Saúde Navegantes tem o modelo de ESF tradicional, funciona em área urbana, em local pequeno e adaptado - Na área de abrangência da UBS há um grande número de hipertensos e diabéticos, - Percebemos pouco conhecimento desses usuários sobre as doenças, - Atendimento clínico de baixa qualidade - Poucas atividades educativas com esses usuários

Objetivo Geral Melhoria da atenção aos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus da Família na UBS Navegantes, São Sebastião do Cai /RS  

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Melhorar o registro das informações. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

Metodologia A intervenção teve duração de 12 semanas, foi realizada no período de fevereiro a junho de 2015. População alvo da intervenção: hipertensos e diabéticos acima de 20 anos da área de abrangência Desenvolvimento das ações - Organização e gestão dos serviços - Qualificação da pratica clínica - Engajamento público - Monitoramento e avaliação

Ações realizadas Cadastro dos Hipertensos e Diabéticos da área de abrangência Realização de exame clínico adequado de hipertensos e diabéticos Registro adequado dos atendimentos realizados Capacitação de toda a equipe com atribuição de funções para a intervenção Orientação à comunidade sobre o tratamento dessas doenças e os fatores de riscos Visitas domiciliares Atividades coletivas educativas sobre estilo de vida saudável Busca ativa aos faltosos às consultas

Objetivos Metas Resultados

Objetivo 1. Meta: Cadastrar 80% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Figura 1: Gráfico indicativo da cobertura do programa de atenção ao hipertenso na intervenção

Objetivo 1. Meta: Cadastrar 80% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde 73 (65,8%) 37 (33,3%) 6 (5,4%) Figura 2: Gráfico indicativo da cobertura do programa de atenção ao diabético na intervenção

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos - Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. - Garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. - Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. - Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos.

Todas as metas relativas ao Objetivo de melhoria da qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos foram cumpridas em 100% em todos os meses da intervenção.

Objetivo 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. - Buscar 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. A meta foi cumprida em 100% em todos os meses da intervenção: Hipertensos: 14 usuários com busca ativa no 1°e 2°meses e 46 usuários no 3°mês Diabéticos: 1 usuário com busca ativa no 1°e 2°meses e 17 usuários no 3°mês

A meta foi cumprida em 100% em todos os meses da intervenção Objetivo 4. Melhorar o registro das informações - Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. A meta foi cumprida em 100% em todos os meses da intervenção

A meta foi cumprida em 100% em todos os meses da intervenção Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. A meta foi cumprida em 100% em todos os meses da intervenção

Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos - Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos. - Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos hipertensos e diabéticos. - Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos e diabéticos. - Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos e diabéticos.

Todas as metas relativas ao Objetivo de promoção à saúde de hipertensos e diabéticos foram cumpridas em 100% em todos os meses da intervenção. Todos os usuários acompanhados receberam orientação nutricional, sobre a prática de atividade física regular, sobre os riscos do tabagismo e sobre higiene bucal durante a intervenção em palestras, consultas individuais e visitas domiciliares.

Discussão Importância da Intervenção para a equipe Melhorou o trabalho em união Organização do fluxo de usuários Ampliou o conhecimento da população pela equipe Aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos sobre o atendimentos aos hipertensos e diabéticos

Discussão Importância da Intervenção para o serviço Melhor organização da agenda de atendimentos aos usuários hipertensos e diabéticos Redução da demanda espontânea Melhor qualidade dos registros Melhor adesão da equipe ao Hiperdia Conhecer evolução clínica

Discussão Importância da Intervenção para a comunidade Melhorou a relação da comunidade com a equipe Melhorou o nível de conhecimento sobre essas doenças, o tratamento e fatores de risco

Discussão Diante dos resultados positivos alcançados na intervenção toda a equipe se compromete a incorporar as ações da intervenção na rotina diária do serviço Planejamos continuar ampliando a cobertura a hipertensos a diabéticos

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Inicialmente foi complexo, mas no decorrer do curso foi tornando-se mais fácil, sendo uma importante ferramenta de estudo para aprimorar minha prática clínica Participação nos Fóruns permitiu uma importante interação para compartilhar experiências, dúvidas, foi uma ajuda coletiva Os diálogos com os orientadores foram determinantes para a conclusão do curso

Referências bibliográficas BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica–Brasília,2013. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_37.pdf Acesso em: 08/06/2014 às 22:00 h.   BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção básica. Hipertensão Arterial Sistêmica Para o Sistema Único de Saúde. Caderno de Atenção Básica n°15. Brasília, 2006. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção básica. Diabetes Mellitus. Caderno de Atenção Básica n°16. Brasília, 2006.

Obrigado!