Processo de Enfermagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Advertisements

Processo de Enfermagem
“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”
Diagnóstico de Enfermagem
Planejamento e implementação
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
VISITA DOMICILIAR. INTRODUÇÃO Também denominada Assistência Domiciliar (AD) é praticada desde a antiguidade ; Atendimento prestado no domicílio por profissionais.
CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A.DANTAS.
Implementação da Assistência de Enfermagem Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
CIPE Classificação internacional da prática de enfermagem Isabely Pereira C. de Sousa
Diagnósticos de Enfermagem Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM (CIPE ® ) Telma Ribeiro Garcia Maria Miriam Lima da Nóbrega Docentes da Universidade Federal da.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Disciplina: Metodologia da Assistência de Enfermagem
Constipação. Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios,
Constipação. Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios,
Assistência de Enfermagem ao Idoso com Acidente Vascular Encefálico e Insuficiência Cardíaca Acad. Enf. Maria Eduarda Gonzaga Acad. Enf. Priscila Subtil.
FACULDADE DE CAMPINA GRNDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA DISCIPLINA: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques SEMESTRE
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Julgamento clínico e Raciocínio clínico para Diagnóstico de Enfermagem
Nursing Diagnoses: definitions and classification (NANDA- I)
DINÂMICA DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
Trabalho de Conclusão de Curso
Por que utilizar classificações diagnósticas?
Profª MARY R. QUIRINO POLLI ROSA
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Como passar o plantão Exemplo roteiro:
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
BULIMIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Alexis Arnedo Rodríguez. Orientador: Lenise Menezes Seerig
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Fundamentos da Educação Inclusiva Ninguém mais vai ser bonzinho!!!! Profª Carla Machado.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Considera-se abortamento a interrupção da gravidez até a 20ª, 22ª semana, ou seja, até o quinto mês de gestação. A expulsão da concepção antes da viabilidade.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Desequilíbrio Hidroeletrolítico
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
OBESIDADE INFANTIL Nutri. Ana Cristina de Sousa CRN
Programa:Cinoterapia
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Julgamento clínico e Raciocínio clínico para Diagnóstico de Enfermagem
Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018
Transtornos psicofisiológicos
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
Autor:Dr.Maikel Ramirez Valle
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Cuidados Paliativos Marilia Bense Othero
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Semana Mundial da Alergia 2019
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Teoria das necessidades humanas básicas Processo de enfemagem.
Semana Mundial da Alergia 2019
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Como tomar decisões profissionais?
PRISCILA MENDES 6º SEMESTRE – ENFERMAGEM UNICHRISTUS.
Transcrição da apresentação:

Processo de Enfermagem Histórico Diagnóstico Avaliação Implementação Plano de Enfermagem

Elaboração do Diagnóstico de Enfermagem HISTÓRICO DIAGNÓSTICO Problemas identificados; Problemas Analisados e validados; Problemas agrupados

Diferentes formas de abordagem Dados do médico “A Srª. Maria tem dor e edema em todas as articulações. Os estudos diagnósticos indicam que ela é portadora de artrite rematóide. Será administrado antiinflamatórios para a artrite”. Dados da Enfermeira “A Srª Garcia tem dor e edema em todas as articulações, tornando difíceis as atividades de alimentar-se e vestir-se. Ela mencionou ser difícil sentir-se valorizada quando nem mesmo alimentar-se ela consegue. Relata estar deprimida devido à falta que sente de seus dois pequenos netos. Necessitamos desenvolver um plano para ajuda - lá em sua dor, auxiliá-la a alimentar-se e vestir-se, ultrapassar seus sentimentos de baixa auto estima e providenciar visitas de seus netos.”

Diagnóstico de Enfermagem e Diagnóstico Médico Diagnóstico de enfermagem -> Enfatiza e define as necessidades de enfermagem do cliente (Gordon, 1994). Diagnóstico Médico -> Identifica um estado específico da doença.

“Os diagnósticos de enfermagem são frequentemente chamados de respostas humanas porque nós, como enfermeiras, enfocamos o modo como as pessoas estão respondendo ás modificações na saúde ou nas circunstâncias da vida”. Carpenito

Diagnóstico de enfermagem Wanda Horta X NANDA

Processo de Enfermagem Wanda Horta Histórico Diagnóstico Prognóstico Plano de enfermagem Evolução Plano de Enfermagem Plano de cuidado

Diagnóstico de Enfermagem Wanda Horta È a segunda etapa do processo de enfermagem. A identificação das necessidades do ser humano que precisam de atendimento e a determinação pela enfermeira do grau de dependência deste atendimento em natureza e extensão.

NECESSIDADES HUMANA BÁSICA “São instintos inatos que leva o homem a movimentar-se, repousar, dormir, e retirar do meio exterior recursos próprios indispensáveis à conservação e restauração psicobiológicas, psico-social e psico-espiritual de sua vida”. Liliana Felcher.

NECESSIDADES BÁSICAS DO HOMEN COMIDA SEXO FÉ ÁGUA LIBERDADE SEGURANÇA AMOR LAZER SAÚDE AUTO-ESTIMA ABRIGO ...

NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS - HORTA

NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS HORTA

Elaboração do Diagnóstico Busca identificar os problemas a partir das necessidades humanas básicas afetadas; Problema Identificado Necessidade Afetada Diagnóstico Grau de Dependência

Grau de dependência TOTAL (T) FAZER PARCIAL AJUDAR (A) ORIENTAR (O) SUPERVISIONAR (S) ENCAMINHAR (E)

Exemplo: Cliente, 30 anos, diz não ter sérios problemas de saúde. Informa obstipação, ficando até 4 dias sem evacuar, às vezes sente dor e necessita tomar laxante.Informa ingerir 2 copos de água por dia. Estuda e trabalha. Durante as refeições mastiga rápido. Não tem pirose.

Problemas Identificados: obstipação, dor à eliminação intestinal, tomar laxante, mastigação rápida. Necessidades Afetadas: nutrição, eliminação, hidratação, educação à saúde. Grau de Dependência: parcial (ajuda, orientação, supervisão, encaminhamento) DIAGNÓSTICO Dependente parcial para necessidades de: nutrição, eliminação, hidratação e educação à saúde.

Diagnóstico de Enfermagem NANDA North American Nursing Diagnosis Association(1982) Justificativa:  LINGUAGEM PRÓPRIA PADRONIZADA DOCUMENTAÇÃO INFORMATIZADA REEMBOLSO DOS CUIDADOS

Diagnóstico de Enfermagem NANDA Como uma lista de categorias ou títulos diagnósticos que são descritores concisos de um agrupamento de sinais e sintomas Conceito - É o julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, da família, ou da comunidade aos problemas de saúde atuais, ou potenciais ou aos processos vitais.

Exemplo: Cliente, 30 anos, diz não ter sérios problemas de saúde. Informa obstipação, ficando até 4 dias sem evacuar, às vezes sente dor e necessita tomar laxante.Informa ingerir 2 copos de água por dia. Estuda e trabalha. Durante as refeições mastiga rápido. Não tem azia.

Diagnóstico pela NANDA Constipação relacionada a deficiência dietética de líquidos evidenciada por fezes endurecidas, diminuição da freqüência e dor ao evacuar.

Componentes do rótulo diagnóstico Título e definição: descrição concisa do problema Fatores relacionados (de risco): Fatores que podem causar ou contribuir para o problema. Características definidoras: Agrupamento dos sinais e dos sintomas frequentemente associados com o diagnóstico.

Regras para a redação de declaração diagnósticas Diagnósticos vigentes PROBLEMA + FATORES RELACIONADOS + SINAIS/ SINTOMAS “RELACIONADO A” “EVIDENCIADO POR” Ex: Comunicação prejudicada relacionada à barreira do idioma, evidenciado por incapacidade de falar ou compreender inglês e pelo uso do espanhol.

Regras para a redação de declaração diagnósticas Diagnósticos de risco PROBLEMA + FATORES RELACIONADOS RELACIONADO A” EX: Risco para integridade da pele prejudicada relacionado à obesidade, à sudorese excessiva e ao confinamento no leito

Regras para a redação de declaração diagnósticas Diagnósticos possíveis: PROBLEMA Ex: Possíveis padrões de Sexualidade Alterados Diagnóstico de síndrome SÍNDROME Ex: Síndrome pelo trauma do estupro

EXEMPLO DESCRITORES DOS DIAGNÓSTICOS EXEMPLOS DE DESCRITORES NOS TÍTULOS DIAGNÓSTICOS NUTRIÇÃO ALTERADA DÉFICIT NO VOLUME DE LÍQUIDOS DÉBITO CARDÍACO DIMINUÍDO TROCA DE GASES PREJUDICADA PADRÃO RESPIRATÓRIO INEFICAZ DISFUNÇÃO SEXUAL CONTROLE EFICAZ DO REGIME TERAPÊUTICO AMAMENTAÇÃO INTERROMPIDA

Formato do Diagnóstico de Enfermagem NANDA CONSTIPAÇÃO Fatores Relacionados Características definidoras Dieta inadequada quanto a fibras, Efeitos dos medicamentos, Ingestão de líquido inadequada, Atividade diminuída Dados subjetivos: Sensação de pressão ou plenitude, cefaléia, dor abdominal, redução do apetite etc DADOS OBJETIVOS: Diminuição da freqüência das fezes, fezes duras e bem-formadas, esforço para evacuar, massa retal palpável.

O QUE NÃO É DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM TERMOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM √ NECESSIDADES TERAPÊUTICAS: ASPIRAÇÃO, APOIO EMOCIONAL. √ OBJETIVOS TERAPÊUTICOS: MANTER NUTRIÇÃO, HIDRATAÇÃO. √ EQUIPAMENTOS: CATÉTERES, SONDAS, VENTILADORES. √ EXAMES E TESTES: CATETERISMO CARDÍACO, ANGIOGRAFIAS...

O QUE NÃO É DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM √ MEDICAMENTOS ESPECÍFICOS: HEPARINIZAÇÃO, ANTIOBIOTICOTERAPIA. √ SINAIS E SINTOMAS ISOLADOS: FADIGA, DISPNEIA. √ DIAGNÓSTICOS MÉDICOS: INSUFICIÊNCIA RENAL, ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. √ INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS: CIRURGIAS REALIZADAS