MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº7 Melhoria na atenção de prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama na UBS Joana Carmina Da costa, Jaicós/PI. MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi

Introdução Os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção á saúde, prevenção e detecção precoce (BRASIL, 2013).

Introdução Município de Jaicós – PI População de aproximadamente 18.585 habitantes (IBGE, 2010). 9 UBS, todas possuem ESF 1 Hospital Municipal. 1 NASF 1CAPS 1CEO

Introdução UBS Joana Carmina da Costa – povoado Pão de Inxui. População adstrita 1909 usuários Uma Equipe de Saúde da Família: uma médica, um cirurgião-dentista, uma enfermeira, um técnico de higiene bucal, uma técnica de enfermagem,cinco Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e um auxiliar de serviços gerais ou de limpeza. UBS com boa estrutura.

Introdução Cadastro de mulheres com idade entre 25-54 anos antes da intervenção– 272 (dados ACS). Cadastro de mulheres com idade entre 50-69 anos antes da intervenção– 89 (dados ACS). Não se fazia exame citopatologico na UBS e as mamografias indicadas era por solicitação das usuárias. Não tínhamos controle sobre o número de mulheres com exame em dia para ambas doenças.

Objetivo Geral Melhorar a atenção da prevenção do câncer de colo de útero e de mama na UBS Joana Carmina da Costa, Jaicós/PI.

Objetivos Específicos 1) Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama; 2) Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde; 3) Melhorar a adesão das mulheres á realização de exame citopatologico de colo de útero e mamografia;

4) Melhorar o registro das informações; 5) Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; 6) Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde.

Metodologia Fichas espelhos, planilhas e prontuários eletrônicos Arquivo especifico para as fichas espelhos Treinamento de equipe Caderno de Atenção Básica nº13,controle de câncer de colo de útero e mama, segunda edição. Brasilia-DF 2013

Estabelecido a função de cada membro da equipe na intervenção Monitoramento quinzenal Palestras constantes na UBS e no interior sobre o tema.

Objetivos, Metas e Resultados

-Resultado: 73 (26,8%), 146 (53,7%), 205 (75,7%) -Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama. -Meta 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25-64 anos para 50%. -Resultado: 73 (26,8%), 146 (53,7%), 205 (75,7%) Proporção de mulheres entre 25-64 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de colo de útero nos meses de Março-Maio,2015,Jaicós/PI.

-Meta 2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 50%. -Resultado: 10 (11,2%), 32(36%), 38 (42,7%) - Proporção de mulheres entre 50-69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama nos meses de Março-Maio de 2015, Jaicós/PI.

-Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção de câncer de colo de útero e de mama. Meta 3: Obter 100% de coleta de amostras satisfatória do exame citopatologico do colo de útero. -Resultado: Todas as amostras estiveram satisfatórias nos tres meses da intervenção, ao final foram 205 (100%)

-Objetivo 3: -Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. -Meta 4 - Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela UBS -Resultado: No primeiro e segundo mês da intervenção não tivemos exames citopatologico alterados, e no terceiro mês tivemos só uma usuária com lesão de baixo grau, e a mesma foi orientada sobre a conduta nesses casos e mantem acompanhamento pela UBS.

- Meta 5: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. - Resultado: Em relação aos exames de mamografias 100% dos exames realizados (38), nenhum deles estava alterado. -Meta 6 : Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. -Resultado: No primeiro e segundo mês da intervenção não tivemos exames citopatologico alterados. No terceiro mês tivemos só uma usuária com lesão de baixo grau, com a qual não houve necessidade de fazer busca ativa, pois a mesma foi orientada sobre a conduta nesse caso e mantem acompanhamento pela UBS. De forma geral todas as usuárias tiveram acesso aos resultados.

-Meta 7 : Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. - Resultado: Em relação aos exames de mamografias 100% das realizadas (38), nenhuma delas estava alterada, pelo que também não foi preciso fazer busca ativa de usuárias. De forma geral todas as usuárias tiveram acesso aos resultados.

- Objetivo 4:Melhorar o registro das informações. Meta 8: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. -Resultado: 50 (34,2%),109 (36,7%), 173(51%). Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatologico de colo de útero nos meses de Março-Maio, 2015, Jaicos/PI.

Meta 9: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Resultado: 10 (19,61%), 28 (25,7%), 35 (29,7%). A causa desse baixo resultado está relacionada a não conseguir realizar as mamografias. Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia nos meses de Março-Maio, 2015, Jaicos/PI

-Resultados: 50(34,2%), 110(37%), 174(51,3%). -Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. - Meta 10:Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). -Resultados: 50(34,2%), 110(37%), 174(51,3%). Proporção de mulheres entre 25-64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero nos meses de fevereiro a abril de 2015, Jaicós/PI.

-Resultados: 10(19,6%), 29(26,6%), 81(68,6%). - Meta 11: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. -Resultados: 10(19,6%), 29(26,6%), 81(68,6%). - Proporção de mulheres entre 50-69 anos com avaliação de risco para câncer de mama nos meses de Março-Maio de 2015, Jaicós/PI.

-Resultados: 50(34,2%), 110(37%), 174(51,2%). -Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 12: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. -Resultados: 50(34,2%), 110(37%), 174(51,2%). Proporção de mulheres entre 25-59 anos que receberam orientações sobre DST e fatores de risco para câncer de colo de útero nos meses de Março-Maio, 2015,Jaicos/PI. .

- Meta 13: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. - Resultado: 10(19,6%), 29(26,6%), 81(68,6%). Proporção de mulheres entre 50-69 anos que receberam orientações sobre DST e fatores de risco para câncer de mama nos meses de Março- Maio, 2015 ,Jaicos/PI

Discussão - Melhoramos os registros das informações; Importância para o serviço: - Melhoramos os registros das informações; - Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero e avaliar risco para câncer de mama; - Ações de promoção e prevenção - que antes não ocorriam - Agendamento de consultas quinzenais Importância para a equipe: Capacitação da equipe; Integração da equipe; Ampliação da cobertura (ACS-cadastro); Ajuda de outras equipes (enfermeiro homem-tabu)

Discussão -Importância para a comunidade: Melhoria na qualidade de atendimento a mulher; Mulheres demonstram satisfação; Insatisfação com a mamografia; -Impacto da Intervenção: Estamos realizando ações em Hanseníase e Tabagismo.

Reflexão crítica Dificuldades por estar em outro país; Recepção da equipe, gestores e comunidade; Trabalho em equipe; Controle dos exames; Caso clínico-consolidar conhecimento; Presença virtual do orientador;

Reflexão crítica Melhorar língua portuguesa Importância de ter ações nos 4 eixos: Monitoramento e Avaliação, Qualificação da Prática Clínica, Organização e Gestão do Serviço e Engajamento Público.

OBRIGADA