Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Advertisements

Reencarnação Módulo VI: Objetivo Geral:
Centro Espírita ALLAN Kardec
Monjas de San Benet de Montserrat O canto “Propter Veritatem” (7’) de Leoninus, nos aproxima dos inícios da Liturgia cristã S. Pedro e S. Pablo - Roma.
JESUS: ILUMINANDO CONSCIÊNCIAS EMERSON ODILON SANDIM
Módulo VII Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 5
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
T RÍPLICE A SPECTO DA D OUTRINA E SPÍRITA Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 3 1.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 2
DO MUNDO DOS ESPÍRITOS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS AS CONSIDERÃÇÕES SÃO TODAS DE ALLAN KARDEC.
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 3
Justiça das Aflições Estudo de novembro
Provas da Reencarnação
Perispírito: conceito
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Origem e natureza do Espírito
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:XVIII Roteiro: 2
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 2
Caridade e amor ao próximo
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 2
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Tomo: 1 Módulo: III Roteiro: 1
Os caracteres da perfeição moral
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Tomo: 2 - Módulo:XVII Roteiro: 3
Justiça e direitos naturais
PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
Tomo: 1 Módulo: III Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XVII Roteiro: 3
Tomo: 2 - Módulo:XII Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XIII Roteiro: 1
Módulo I – Roteiro 4 Pontos Principais da Doutrina Espírita.
Tomo: 1 - Módulo:V Roteiro: 3
Penas e gozos terrestres
Caridade e amor ao próximo
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 3
Tomo: 2 - Módulo:XIII Roteiro: 2
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 5
Os caracteres da perfeição moral
Penas e gozos terrestres
Pontos principais da Doutrina Espírita
PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS
Atributos da divindade
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Atributos da divindade
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Justiça e direitos naturais
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Vós, quem dizes que eu sou?
A MISERICÓDIA DIVINA e O SUICÍDIO Sandra Teixeira,28/10/15.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
29/11/2015 A IGREJA DE JESUS CRISTO TEXTO BÍBLICO: “Mateus à 19”
Transcrição da apresentação:

Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1 Fundamentos e finalidade da reencarnação Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1

Relacionar a doutrina da reencarnação com a manifestação da justiça divina. Explicar a relação de causa e efeito no processo reencarnatório. Citar as finalidades da reencarnação. Esclarecer como atingir essas finalidades.

“Que dizem os homens, com relação ao Filho do Homem? Jesus, tendo vindo às cercanias de Cesaréia de Filipe, interrogou assim seus discípulos: “Que dizem os homens, com relação ao Filho do Homem? Quem dizem que eu sou?” – Eles lhe responderam: “Dizem uns que és João Batista; outros, que Elias; outros, que Jeremias, ou algum dos profetas. ” – Perguntou-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” – Simão Pedro, tomando a palavra, respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo:” – Replicou-lhe Jesus: “Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne nem o sangue que isso te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” (S. MATEUS, 16:13 a 17; S. MARCOS, 8:27 a 30.) Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec - C a p í t u l o I V

Fundamentos e finalidade da reencarnação: 166. Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se? “Sofrendo a prova de uma nova existência.” — Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito? “Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.” b) — A alma passa então por muitas existências corporais? “Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles.”

Fundamentos e finalidade da reencarnação: 167. Qual o fim objetivado com a reencarnação? “Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?” 168. É limitado o número das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente? “A cada nova existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal.”

Justiça da Reencarnação: 171. Em que se funda o dogma da reencarnação? “Na justiça de Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento. Não te diz a razão que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna todos aqueles de quem não dependeu o melhorarem-se? Não obraria Deus com eqüidade, nem de acordo com a sua bondade, se condenasse para sempre os que talvez hajam encontrado, oriundos do próprio meio onde foram colocados e alheios à vontade que os animava, obstáculos ao seu melhoramento. Se a sorte do homem se fixasse irrevogavelmente depois da morte, não seria uma única a balança em que Deus pesa as ações de todas as criaturas e não haveria imparcialidade no tratamento que a todas dispensa.

Justiça da Reencarnação: A doutrina da reencarnação, isto é, a que consiste em admitir para o Espírito muitas existências sucessivas, é a única que corresponde à idéia que formamos da justiça de Deus para com os homens que se acham em condição moral inferior; a única que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanças, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros por novas provações. A razão no-la indica e os Espíritos a ensinam.

Reencarnação e Pesquisa Científica: Existem dois grandes estudiosos que procuraram comprovar cientificamente a reencarnação, entendida como uma lei natural: Dr. Hernani Guimarães Andrade Dr. Ian Stevenson

Reencarnação e Pesquisa Científica: Dr. Hernani Guimarães faleceu em 2003, mas deixou-nos uma vasta pesquisa sobre reencarnação. Foram por ele analisados a fundo 75 casos, dos quais 8 deles estão relatados no livro Reencarnação no Brasil. Já o Dr. Ian Stevenson, da Universidade da Virgínia, analisou 2600 casos, relatados no livro Reencarnation and Biology (2300 páginas). Sua pesquisa é baseada nas marcas de nascença e nos defeitos congênitos, analisando crianças até os 7 anos de idade. São pesquisas sérias, que vão muito além da simples imaginação infantil.

A lógica da Reencarnação: Admitida a existência da alma; se não há reencarnação, não há mais que uma existência corporal para cada criatura. Se a existência corporal é única, então a alma de cada criatura foi criada no nascimento, caso contrário a alma já existia. Se ela existia, qual era a situação? Tinha ou não consciência de si mesma? Sua individualidade era progressiva ou estacionária? Qual a situação dela ao tomar o corpo? Admitindo que a alma foi criada com o corpo, ao nascer, e que ela é a responsável pelas ações da criatura, então como seriam explicadas as seguintes indagações:

A lógica da Reencarnação: 1-Por que a alma revela aptidões tão diversas e independentes das idéias adquiridas pela educação? 2-De onde vem a aptidão extranormal de algumas crianças de pouca idade para esta ou aquela ciência, enquanto outras permanecem inferiores ou medíocres por toda a vida? 3-De onde vêm, para uns, as idéias inatas ou intuitivas, que não existem para outros?

A lógica da Reencarnação: 4-De onde vêm, para certas crianças, os impulsos precoces de vícios ou virtudes, esses sentimentos inatos de dignidade ou de baixeza que contrastam com o meio em que nasceram? 5-Por que algumas pessoas, independentemente da educação, são mais adiantadas que outras? 6-Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança qualquer e a educarmos enviando-a depois aos mais renomados colégios, faremos dela um Laplace ou um Newton?

A lógica da Reencarnação: Como explicar esses dilemas? Ou as almas são iguais ao nascer, ou não são: quanto a isso não há dúvida. Se são iguais, por que essas tamanhas diferenças de aptidões? Os materialistas dirão que dependem do organismo. Mas, nesse caso, o [...] homem não seria mais que uma máquina, joguete da matéria; não teria a responsabilidade dos seus atos; tudo poderia ser atribuído às suas imperfeições físicas. Deus, na sua justiça, não podia ter criado almas mais perfeitas e outras menos perfeitas. Fonte: O Livro dos Espíritos. Questão 222.

Vade Mecum on line: http://www.vademecumespirita.com.br Bibliografia 13. ______. Questão 222, p. 143-144. 14. ______. p. 149. 1. KARDEC, Allan. O céu e o inferno. Tradução de Manuel 15. ______. p. 153. Justiniano Quintão. 58. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Primeira parte. Cap. 3, item 7, p. 30-31. 2. ______. Item 8, p. 31. 3. ______. Item 9, p. 32. 4. ______. Item 10, p. 32-33. 5. ______. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 48. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 1, item 34, p. 30. 6. ______. Item 35, p. 30-31. 7. ______. Item 36, p. 31. 8. ______. Cap. 11, item 33, p. 222. 9. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005, questão 132, p. 103. 10. ______. Questão 132, comentário, p. 103. 11. ______. Questão 167, p. 121. 12. ______. Questão 171, p. 121-122. Vade Mecum on line: http://www.vademecumespirita.com.br

Sociedade Beneficente Espírita Email para contado: sociedadebeneficenteespirita@gmail.com Curtam nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/sociedadebeneficenteespirita Home Page: https://sbesociedadebeneficenteesprita.wordpress.com/