Orientador: Manoel Messias Santos Alves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Manoel Messias Santos Alves
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Transcrição da apresentação:

Orientador: Manoel Messias Santos Alves Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Reinier Ruiz Amador  Melhoria da atenção ao programa de detecção e prevenção do câncer de mama e de colo de útero na ESF União, Santo Ângelo-RS  Orientador: Manoel Messias Santos Alves Pelotas, 2015

Introdução: Importância da ação programática escolhida para realizar a intervenção e Situação da ação programática na UBS antes da intervenção. - Os dados e indicadores de cobertura e qualidade obtidos no CAP mostram a necessidade e importância de melhorar o programa de detecção e prevenção do câncer do colo de útero e da mama na UBS. - É importante para a equipe mudar a realidade reflexa nestes indicadores

Introdução: Situação da ação programática na UBS antes da intervenção Cobertura: 15% do quantitativo estimado das mulheres entre 50 a 69 anos (54 mulheres) e 41% do quantitativo estimado das mulheres entre 25 a 64 anos (399). Indicadores de Qualidade: - 28% das usuárias com os exames de mamografia em dia - 28% das usuárias com citopatologico em dia - 4% das usuárias conta com avaliação de risco para CA de mama. - 3% das usuárias conta com avaliação de risco para CA de colo de útero

Introdução: Situação da ação programática na UBS antes da intervenção 11% das usuárias tem alteração nos resultados do preventivo 8% das mulheres tem mais de 6 meses de atraso no exame citopatológico 91% das mulheres tem a mamografia com mais de 3 meses de atraso - 28% dos exames coletados tiveram as amostras satisfatórias.

Introdução – Local do estudo Santo Ângelo - Localização: No oeste de RS, a 459 Km de Porto Alegre; População total: 76.304 habitantes (IBGE, 2010); Serviços de Saúde: - Secretaria Municipal de Saúde; - 2 Hospitais; - 9 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) 10 Unidades Básica de Saúde 1 Centro de Especialidades Odontológicas(CEO)

Introdução – Local do estudo Caracterização da ESF UNIÃO: Zona urbana; Famílias: 579; Pessoas: 3532 (SIAB, novembro 2013); 01 equipe : - 01 Enfermeiro; - 01 Médico clínico geral ; - 01 Técnica de Enfermagem; 01 Odontologo; 01 Auxiliar de saúde bucal - 3 Agentes Comunitários de Saúde.

Objetivo Geral Melhorar a atenção ao programa de prevenção e detecção do câncer de mama e de colo de útero na ESF União, Santo Ângelo-RS.  

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Melhorar o registro das informações. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde.

Metodologia – Principais Ações (de acordo com os eixos pedagógicos) Divulgação na comunidade; Capacitação dos profissionais; Monitoramento da intervenção e dos resultados de todos os exames para detecção de câncer de colo de útero e mamas. Garantir o registro das mulheres entre 25 a 64 anos e de 50 e 69 anos de idade.; Atendimento clínico das mulheres entre 25 a 69 anos de idade; Avaliação dos fatores de risco para detecção de CA de colo de útero e mama; Busca ativa das mulheres entre 25 a 69 anos de idade faltosas às consultas; Monitoramento da qualidade das amostras dos exames coletados.

Metodologia – Logística Eixo de monitoramento e avaliação - Caderno de ações programáticas, informações do SIAB; - Análise dos prontuários clínicos e das fichas-espelhos; - Monitoramento semanal das ações programáticas. Eixo de organização e gestão do serviço - Melhoria no acolhimento; - Definição das funções específicas de toda a equipe; - Registro e organização dos dados das usuárias; - Organização das visitas domiciliares.

Metodologia – Logística Eixo de engajamento público - Divulgação à população sobre a existência dos Programas de prevenção de CA de colo de útero e mama; - Contato com a comunidade para ouvir suas sugestões de melhorias dos programas; Incentivar a comunidade para o uso de preservativos e manter hábitos alimentares saudáveis e evitar o consumo de álcool, drogas e tabaco. Eixo de qualificação da prática clínica - Capacitação da equipe; Melhoria na qualidade dos registros dos dados clínicos das usuárias. Disponibilizar protocolo técnico atualizado para o manejos dos resultados dos exames..

Metas – Resultados Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 70% e Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 40%. .Se pode visualizar como nos 4 meses da intervenção o numero de mulheres aumento progressivamente cada mês e ao final tivemos 157 mulheres que se fizeram exame citopatologico e 60 usuárias com exame de mama Figura 1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero Figura 2 Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama

Metas – Resultados Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas e manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas A principal dificuldade para não alcançar as metas foi que neste casos muitas das mulheres que foram acompanhadas durante o tempo da intervenção já tinha feito o exame citopatologico e de mamografia e não ficou registrado nos prontuários. Figura 3: Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero. Figura 4 Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia.

Metas – Resultados . Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos. Observa-se que no decorrer dos meses houve uma melhoria progressiva neste indicador devido diferentes estratégias adotadas pela equipe Figura 5: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero .

Metas – Resultados Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Foi possível alcançar esta meta nos quatro meses da intervenção devido ao compromisso de toda a equipe e principalmente da enfermeira ao seguir os procedimentos recomendados nos protocolos do Ministério da Saúde.

Metas – Resultados -Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. -Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. -Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. -Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Durante os quatro meses de intervenção, nenhuma das usuárias que realizaram o exame citopatológico e o exame de mamografia tiveram resultado alterado lembrando que ainda faltam alguns resultados para receber e as buscas ativas realizadas pela equipe, principalmente pelos ACS durante as visitas domiciliares destinavam-se a outras finalidades.

Metas – Resultados -Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Quanto à meta de realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos acompanhadas pela equipe, foi possível alcançar esse indicador nos quatro meses da intervenção devido ao trabalho de promoção e prevenção em saúde feito pela equipe com as mulheres, as quais entenderam a importância deste exame para evitar CA de mama. . .

Metas – Resultados -Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. -Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Constatou-se que estas metas foram alcançadas em todos os meses da intervenção, pois como se tratam de orientações simples e básicas, mas de grande relevância, essas orientações eram passadas pelo mim, médico da unidade, e pela enfermeira no momento das consultas, nas visitas domiciliares e também de forma coletiva durante as palestras realizadas pela equipe.

Discussão Importância da intervenção: para a equipe Proporcionou uma melhorada significativa na qualidade da assistência e na ampliação dos indicadores de cobertura dos programas de detecção precoce do CA de colo de útero e mama. Capacitação de todos os profissionais da equipe. Promoveu o trabalho em equipe. Cada integrante da equipe realizo sua funções.

Discussão Importância da intervenção: Para o serviço -Aumentou o número de mulheres acompanhadas nos programas de detecção precoce de CA de colo de útero e mama. -Melhorou os cadastramento e os registros das mulheres entre 25 a 69 anos de idade da unidade. -Melhorou o acolhimento das usuárias viabilizando uma melhor atenção e redução da demanda espontânea.

Discussão Importância da intervenção: Para a comunidade Melhorou a cobertura dos programas de detecção precoce de CA de colo de útero e mama na unidade. Melhorou a qualidade do serviço e assistência à população alvo. A comunidade participou diretamente no trabalho fazendo sugestões de como melhorar os serviços.

Discussão: Incorporação da intervenção à rotina do serviço e Adaptações necessárias. -A intervenção foi inserida totalmente a rotina diária dos serviços da unidade graças a o apoio da equipe. -Nos próximos meses se continuará trabalhando para atingir as metas de cobertura desejadas e se aumentaram as vistas domiciliares e os contatos com a comunidade. - Criação de grupos de mulheres para divulgar a importância da prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Experiência positiva para o desempenho como medico da atenção básica em saúde. Melhorou minha prática clínica. Troca de experiências entre colegas e orientadores Tive um crescimento pessoal e profissional. Contamos com bons matérias pedagógicos que ajudaram nas tarefas.

OBRIGADO