África: divisões regionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
Advertisements

África Negra C.11 Página F 37.
Características gerais Quadro Natural
Recuperação Trimestral
Á F R I C A.
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
África: Aspectos Naturais.
África - Unidade e Diversidade
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
África um continente explorado.
Revisão para trabalho de cartografia e África
África: população, regionalização e economia
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
Oriente Médio. O Médio Oriente (português europeu) ou Oriente Médio (português brasileiro) (em árabe الشرق الأوسط, ash-sharq-al-awsat) é um termo que.
Características gerais da África Prof. José Victor 8 ano GayLussac.
Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território.
Capítulo 9 – África: um continente de dimensões gigantescas Professora: Débora Resende Cordeiro.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
África - Histórica Prof. Cisso.
África Subsaariana.
África: aspectos gerais
TÓPICOS ESPECIAIS DA POPULAÇÃO DA ÁFRICA
África: aspectos gerais
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
9º ANO GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira.
África Unidade 2.
As diversas paisagens naturais da Terra
CAPÍTULO 12 - ÁFRICA DO NORTE: PAÍSES DE CULTURA ISLÂMICA
Condições de vida da África Carolina Queiroz – nº 09 Gabriela Claes – nº 11 Paula Straub – n º17.
Povos e culturas africanas.
CAPÍTULO 11 – ÁFRICA: HISTÓRIA, NATUREZA E ESPAÇOS GEOECONÔMICOS
Região Nordestina Cap. 9.
Aspectos naturais do continente africano
Um continente de contrastes
África Branca ALEXANDRE, ARTHUR, BIANCA, GEOVANNA, TAYNA.
História da Descolonização da Africa
África: aspectos físicos
CONTINENTE AFRICANO UMA VISÃO DE CONJUNTO
Nordeste: breve histórico
Civilizações da África Antiga
Profa: Sâmara Iris de Lima Santos
A distribuição da população a nível mundial
Conflitos na Síria Atualidades 1017.
Aula 2 – África e Oriente Médio
GEOGRAFIA E HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS DA EUROPA PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
A distribuição da população a nível mundial
O que é região? Regionalização

A distribuição da população a nível mundial
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Crescimento e distribuição da população africana II
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Continente da Oceania (prof. Padovani)
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
ÁFRICA.
Nome: Rute da Luz Faria N°:20 geografiageografia  Território africano.  Faixa se sarhel.  vegetação.  Climas.  População.  Religião.  Ásia das monções.
Transcrição da apresentação:

África: divisões regionais Disciplina: Geografia Profa: Sâmara Iris “Pobreza no centro e ‘desenvolvimento’ nos polos”.

Podemos dividir o continente africano de duas formas: As duas Áfricas: África do Norte e a África Subsaariana Proximidade geográfica: Norte da África, Ocidental, Oriental, Central e Meridional

A grande faixa desértica que se estende de leste a oeste no norte africano divide o continente africano em duas sub-regiões: 1- África Branca (norte): é formada por países que têm características físicas e humanas semelhantes às do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes. 2- África Subsaariana ou áfrica Negra, bem mais extensa, reúne a maioria da população, predominantemente negra. Nessa região, concentram-se alguns dos principais problemas econômicos e sociais do planeta.

África do Norte ou branca Formada pelo Saara Ocidental, e por seis países independentes: Saara Ocidental, Marrocos, Tunísia, Líbia, Argélia e Egito. http://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-duas-africas.htm

Clima: desértico quente (90%) Litoral: mediterrâneo Relevo: cadeia do Atlas Devido ao clima, a hidrografia da região é pobre, salvo pela presença do rio Nilo. Foi o berço de civilizações muito antigas, como a dos egípcios. A ocupação árabe (VII) foi muito duradoura e proporcionou: a grande porcentagem da população formada por árabes e o predomínio da religião mulçumana.

A presença do Saara dificulta as atividades humanas em grande parte do território da África do Norte, especialmente a agricultura. As principais cidades ficam situadas nas faixas litorâneas, mais úmidas e férteis. Principais atividades agrícolas: oliveiras, cítricos e uvas. Pequenas atividades nos oásis, mas a principal área agrícola é o vale do Nilo: algodão. Os indicadores socioeconômicos classificam-se entre os mais altos do continente africano.

África do Norte – Indicadores selecionados Adaptado de: www.pnud.org.br/rdh

África Subsaariana ou negra Desertos: Namíbia e o Kalahari. Impactos ambientais: Desmatamento (florestas tropicais do centro-oeste africano) para o aumento da população, o crescimento das cidades e a derrubada de árvores para extração de madeiras nobres. Escassez de água: desmatamento, e o aumento populacional.

Recursos minerais: petróleo, carvão, urânio Recursos minerais: petróleo, carvão, urânio. Nigéria e Angola são membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Antes quem explorava esses recursos minerais eram os países europeus. Atualmente, são as transnacionais. Guerras civis (alguns exemplos): Nigéria, Líbia, Egito, Angola, Congo.

Até hoje predominam as monoculturas comerciais de café, algodão, café, chá, cacau, banana, abacaxi. As plantations continuam sendo praticadas por fazendeiros “brancos”, e as lavouras tradicionais, por camponeses “negros” > herança colonial. Baixos indicadores socioeconômicos; altos indicadores populacionais; epidemia de Aids Único mais industrializado: África do Sul.

As cidades africanas: Apesar de antigas, elas só vivenciaram sinais de urbanização a partir do século XIX. 40% da população vivem nas cidades. Algumas megacidades: Cairo (Egito), Lagos (Nigéria) e Kinshasa (Rep. Democrática do Congo).