ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
Advertisements

Curso de Pós- Graduação em Física
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
Prof. carlos eduardo saes moreno
O Modelo Atômico de Bohr
Estrutura eletrônica dos átomos
Universidade Federal de Itajubá
O Modelo Atômico de Bohr
QUIMICA Cap. 6 Integrantes: Bruno Antonio Carlos.
Prof: Hugo Cesário.
Modelos Atômicos – Sequência Histórica
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
QUÍMICA Prof.MHsp2... Estrutura Atômica.
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
LUIZ CARLOS CASTANHEIRA1 ILUMINAÇÃO LÂMPADAS. LUIZ CARLOS CASTANHEIRA2 LÂMPADAS.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
Efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética.
Made with OpenOffice.org 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica:
ESPECTROSCOPIA. Distribuição da radiação*  ESPECTRO INFORMAÇÃO Através do espectro de um objeto astronômico pode-se conhecer informações sobre temperatura,
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Gabriel Bié Alves Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza Espaço Alexandria.
Espectro descontínuo n 6 → n 2 K L M N O P n 3 → n 2 n 4 → n 2 n 5 → n 2 Quando um elétron se move de uma órbita para outra, deve gerar uma única linha.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física LÂMPADA FLUORESCENTE.
E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos.
Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.
Química Geral e Orgânica PROFESSOR: Msc. Diogo Chaves Gama Aires 1° Período 2017.
Ciências da Natureza e suas
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Modelos Atômicos Química 1A - Aula 01 Aristóteles – 367 a.C.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Frente 1: Modelos atômicos
SUMÁRIO: Interpretação do espetro de emissão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr e a quantização da energia Séries espetrais do átomo de.
Modelos Atômicos Matson Souza.
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Átomo e Modelos Atómicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Caracterização de Biomoléculas - BBM5007
Os Modelos atômicos.
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
Química MODELOS ATÔMICOS.
2.2. O modelo atómico de Bohr
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Ideia inicial do átomo A palavra átomo vem da Grécia antiga, em 450 a.C. Os filósofos Demócrito e Leucipo formularam um.
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
2.2 Modelo de Bohr.
De onde vem as cores dos fogos de artifício ?.
Fusão e Fissão.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
Fláudio Ramos A Física do século XX.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
A Física do século XX Nicolau Nicolau Gilberto Ferraro Toledo Paulo A. Toledo Soares.
Teoria da Relatividade e da Física Quântica.
Fláudio Ramos A Física do século XX.
Evolução dos Modelos Atômicos
Modelos atômicos.
O que são átomos? De que são feitos? A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
O Modelo Atômico de Bohr
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Radiação de Corpo Negro
Partículas e decaímentos
RADIOATIVIDADE.
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Transcrição da apresentação:

ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.

ESPECTRO DE LINHAS: Emitido por átomos isolados. Por que aparecem as linhas?

ESPECTRO DE BANDAS: Emitido por pedaços de sólidos colocados sobre uma chama ou submetidos à descargas elétricas. Forma bandas, grupos formados por linhas muito próximas, que parecem bandas contínuas quando observadas por espectroscópios de baixa resolução.

As linhas encontradas nos espectros não podem ser explicadas pelas Física Clássica. Por quê? Toda carga acelerada irradia uma onda eletromagnética com freqüência igual a do movimento da carga. Max Planck quantizou a energia irradiada pelas paredes de um corpo negro. Albert Einstein quantizou a energia radiante. Rutherford: em seu modelo, havia um núcleo central carregado positivamente. Ele não dizia nada sobre a massa e carga do elétron...

Bohr combina os trabalhos de Planck, Einstein e Rutherford e propõe seu modelo atômico. Niels Bohr supôs que o elétron “orbita” o núcleo, como os planetas ao redor do Sol, sendo a força de atração elétrica a força centrípeta necessária para o movimento circular.

+

Este modelo é MECANICAMENTE ESTÁVEL, mas é ELETRICAMENTE INSTÁVEL! Vejamos porquê: Toda carga acelerada irradia uma onda eletromagnética com freqüência igual a do movimento da carga. Assim, um elétron orbitando um núcleo deveria perder energia constantemente. Quanto mais o elétron perde energia o raio de sua órbita fica cada vez menor, terminando com o elétron chocando-se com o núcleo!!

MENOS DE UM MICROSSEGUNDO!!!! É possível até calcular o tempo para que esse colapso ocorra: elétron núcleo MENOS DE UM MICROSSEGUNDO!!!! Ou seja, a teoria está errada ou nós não existimos...

Felizmente, não é isso que ocorre! A menos que sejam excitados por algum agente externo, os átomos não irradiam energia. +

Ao serem excitados, irradiam apenas em determinadas freqüências, bem definidas. Totalmente em desacordo com a Física Clássica, que diz que a freqüência da radiação emitida deve ser igual à freqüência de movimento da partícula carregada.

O modelo de Bohr só vale para o Hidrogênio e átomos com a carga +Ze, com um único elétron em órbita (He+, Li2+) A explicação das linhas espectrais do Hidrogênio foi um dos maiores trunfos da “velha” Mecânica Quântica. Além de fornecer uma explicação boa explicação para os espectros, previu com precisão o comprimento de onda de outras linhas.

Estados de relaxação e excitação Cada gás tem seu próprio padrão. Cada linha corresponde à transição eletrônica entre os níveis atômicos de energia. Por isso podem ser considerados como impressões digitais dos elementos químicos. Fóton: energia eletromagnética emitida, cuja freqüência está relacionada à variação de energia correspondente ao salto. Estas freqüências correspondem às características da luz que é emitida por cada elemento químico.

Cada elemento tem seu próprio padrão característico de camadas eletrônicas (estados de energia) Estes estados possuem apenas determinados valores de energia, por isso são discretos.

Série de Balmer Série de Lyman Energia, eV n -0,54 5 -0,85 4 -1,51 3 -0,54 5 -0,85 4 -1,51 3 Série de Balmer -3,40 2 Energia, eV Série de Lyman -13,60

Usando o modelo de Bohr, calcule o comprimento de onda da linha H, isto é, a segunda linha da série de Balmer. Esta linha está associada à transição de ni = 4 para nf = 2. Lembre-se:

Por que o espectro de emissão tem mais linhas do que o de absorção??

Uma lâmpada incandescente comum emite um espectro contínuo. Um filamento de tungstênio faz com que luz e calor sejam emitidos quando percorrido por uma corrente elétrica. Pergunta: Sabemos que o filamento de tungstênio emite uma luz branca. Como será o espectro de emissão se pegarmos esse filamento e o vaporizarmos? Por quê?

Gás: os elétrons realizam transições de nível sem afetar o vizinho Sólidos: elétrons fazem transições entre seus próprios níveis de energia, mas também fazem transições com os vizinhos. O que resulta em infinitas transições possíveis!.

Substituir o gás de uma lâmpada pois a energia de seus átomos tendem a diminuir Com o contínuo processo de excitação/relaxação produzindo uma luz cada vez mais Fraca. E aí?? Por que no espectro de absorção aparecem as linhas escuras, se a energia logo é Reemitida? Um material fluorescente pode emitir ultravioleta quando irradiado por infravermelho?

EFEITO COMPTON

EFEITO FOTOELÉTRICO

FLUORESCÊNCIA

EMISSÃO ESTIMULADA