GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

Basalto gabro.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
Formação dos solos: fatores e classes
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Colégio São José 6º ano- Ciências Professora Vanesca 2014
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Ciências Naturais – 8.º ano
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
Ciências Humanas e suas Tipos de solo e suas características
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
Terra: um planeta mutante
AGENTES DO RELEVO.
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS
Professora Ana Maria 6º A/B 2017
Estrutura geológica Brasil
A Dinâmica da Litosfera
Fixação e Aprofundamento do Conteúdo.
Formação e uso do solo.
MODELANDO O RELEVO TERRESTRE.
Ciências Naturais – 5.o ano
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
ORIGEM DO SOLO Página 359.
A VIDA NO SOLO Página 111.
SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
FLG 0608 – Introdução ao estudo dos solos
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
A Terra: estrutura geológica
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
MECÂNICA DOS SOLOS Capítulo 1 – Origem dos Solos Prof. Dr. João Paulo Souza Silva.
SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
ROCHAS E MINERAIS.
Trabalhos marcantes sobre o comportamento dos solos já foram desenvolvidos em séculos passados, como os clássicos de Coulomb, 1773, Rankine, 1856 e Darcy,
C1 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Agentes geológicos externos.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Conceitos básicos da ecologia
As rochas, o solo e os seres vivos
e suas características
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
Ecologia.
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Geologia: Estrutura e idade da Terra
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Composição do Solo.
recursos não energéticos
Estruturas e formas do relevo 27/02/2019.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA SOLOS GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA

É a camada superficial da crosta terrestre alterada ou decomposta em contato com a atmosfera e com o universo vivo ou biosfera (Coelho e Terra, 2001). (COELHO, Marcos A. & TERRA, Lygia. Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001). Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License

Solo é resultado do trabalho de agentes do intemperismo sobre as rochas somado a restos de animais, minerais e vegetais, em conjunto com a ação do tempo. Dependendo do tipo de rocha, o solo resultante poderá ser mais ou menos fértil.

Minerais e matéria orgânica Composição São constituídos essencialmente por matéria mineral, à qual se encontram associadas pequenas quantidades de matéria orgânica, água e ar. Minerais e matéria orgânica Ar Água

Fatores que contribuem para a formação do solo: Intemperismo físico: Mudança de temperatura; penetração da água; fissuras nas rochas. Químico: A água provoca processos químicos nas fissuras das rochas. Biológico: A ação de seres vivos e raízes que modificam a rocha ao longo do tempo. A força do intemperismo varia de acordo com o clima das regiões. Em regiões mais úmidas, a força das intempéries são maiores que em regiões de climas mais secos. A resistência desses minerais à ação do intemperismo também varia, geralmente a mica e o quartzo são mais resistentes.

O clima (chuva, temperatura e ventos, principalmente), vai continuar agindo da decomposição dos sedimentos que permaneceram, além da participação dos seres vivos. O tempo geológico é outro fator de extrema importância, pois os sedimentos serão transformados gradativamente em solo. As rochas são consideradas fatores ou agentes endodinâmicos, e o relevo, o clima e os organismos, exodinâmicos: NA FORMAÇÃO DO SOLO.

Após o intemperismo atuar na rocha exposta, o horizonte A se forma, caracterizando um solo jovem raso. Neossolo, (pouco evoluído) Quando o solo possui os horizontes A, B e C é considerado bem desenvolvido e maduro, caracterizando o Argissolo (material mineral-argila) Quando o horizonte B se estrutura, esse solo passa a ser denominado de pouco desenvolvido, ou cambissolo.

As camadas do solo Horizonte O: camada orgânica superficial; Horizonte A: formado de fragmentos de rocha, matéria orgânica e húmus; Horizonte B: camada mineral pobre em matéria orgânica, rica em compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo;  Horizonte C:  camada mineral pouco ou parcialmente alterada; Imagem: Soil profile/ United States Department of Agriculture/ Public Domain Horizonte R: rocha matriz, não alterada que deu origem ao solo.