CODIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM BOM REFERENCIAL TEÓRICO.
VALIDAR IDEIAS. Funil de ideias vivência do empreendedor observação do mercado gerar e selecionar ideias.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Arquitetura da informação. Padrões de definição, classificação e estrutura de conteúdo. Organização das informações e tecnologia de linguagem. Abstração.
1- Leia atentamente as instruções até o final. 2- Dê um abraço no colega do lado. 3- levante o braço o mais alto que puder. 4 – fique de pé. 5- Diga seu.
ELABORAÇÃO ARTIGOS CIENTÍFICOS.
Metodologia Científica
Etnografia Compreender os “outros”;
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
Estudando para o ENEM de forma invertida
Elaboração de um projeto de pesquisa
Título do Projeto: Crie um título criativo que possa chamar a atenção dos avaliadores e resumir o projeto Integrantes: Integrante 01 Integrante 02 Integrante.
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Fase exploratória TEMA – OBJETO DE ESTUDO
Escolha o fundo e a cor das letras
Abordagens Mistas e Triangulação
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Visão Cognitiva e Informação
PROFESSOR ORIENTADOR: xxxxx
TÍTULO (FONTE 54) Autor(es) (48) Instituição (44) (44)
Introdução à programação orientada por objetos
ANÁLISE DE DADOS.
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
GÊNERO ENTREVISTA.
Definição O método de análise de conteúdo é um conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos É um método de análise textual que se.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Favor alterar a imagem da capa. Queremos ver duas opções diferentes, uma com um destino mais conhecido e outra com alguma mais paradisíaco. As fotos devem.
Introdução à análise combinatória
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa
Escolha o fundo e a cor das letras
Resolução de Problemas
Projetando 2018 PROJETO FILIPE.
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Aula 4.2.
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
Responsável Técnico Victory Fernandes; CREA-Ba: 43019
TÍTULO subtítulo (Se houver)
REPASINAPRE Prof. Nilson 05/12/2018
Conhecimento e Pesquisa
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES
Metodologia da Pesquisa
Escolha o fundo e a cor das letras
TÍTULO DO TRABALHO Área Temática RESUMO INTRODUÇÃO METODOLOGIA
Feedback! ISAÍAS HUBER.
Semana de iniciação científica da UFMG
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Orientação específica de codificação Dados de observação empírica
PESQUISA QUALI/QUANTI
GRAUS DOS ADJETIVOS PROFESSORA: RITA TRINDADE.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
TÍTULO CENTRALIZADO Área Temática RESUMO INTRODUÇÃO METODOLOGIA
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
Prof. Elisson de Andrade
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Prof. Elisson de Andrade
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
Transcrição da apresentação:

CODIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO O CAMINHO DE VOLTA DOS DADOS

DOCUMENTANDO PARA ENTENDER As ENTREVISTAS individuais, em dupla, e GRUPOS de DISCUSSÃO, bem como a OBSERVAÇÃO integram o campo da PRODUÇÃO DOS DADOS, ou seja, o caminho de ida, enquanto a CODIFICAÇÃO é basicamente o caminho de volta, ou seja, o que fazer com os dados.

CÓDIGO ANTES DA CODIFICAÇÃO CÓDIGO é um recurso linguístico e simbólico que tem por objetivo propiciar um claro e rápido entendimento entre dois ou mais interlocutores de maneira a encontrar soluções importantes para problemas maiores aos da linguagem (PRODUÇÃO DOS DADOS). que serviu de pretexto para a inserção dos códigos

CÓDIGO NA PESQUISA QUALITATIVA Ao pensarmos em CÓDIGO na PESQUISA QUALITATIVA queremos dizer que o PESQUISADOR pretende gerar que o ajudem a compreender a LINGUAGEM em suas diferentes facetas e eventualmente verificando a FREQUÊNCIA com que determinadas sentenças e ou palavras aparecem. Além disso, permitir a COMPARAÇÃO com outras linguagens.

CODIFICAÇÃO CODIFICAÇÃO é o processo de inserir CÓDIGOS em uma linguagem relevante para a pesquisa, a qual pode se dar por diferentes meios (sejam estes textuais, visuais, ou auditivos, ou mesmo de dados secundários), e tem por objetivo maior contribuir para a REDUÇÃO DE COMPLEXIDADE desta mesma linguagem e permitir, assim, a sua mais profunda interpretação (hermenêutica).

CÓDIGO, PALAVRA, CONCEITO O CÓDIGO, especialmente na pesquisa qualitativa, pode ou não ser numérico (ou ambas coisas misturadas), mas, antes de tudo deve se constituir em uma palavra. A PALAVRA, por sua vez, deve ter, tanto quanto possível, força explicativa o que não é outra coisa que um CONCEITO. E o que é o conceito na pesquisa senão um TIJOLO? Isto é, deve ser uma palavra que tenha força suficiente para contribuir com a compreensão de um dado campo de estudo.

DIFERENTES CODIFICAÇÕES Existem várias formas de codificação, mas geralmente estas se encontram agrupadas em dois (2), a saber: TEÓRICA (subdividida em aberta, axial e seletiva); 2) TEMÁTICA

CATEGORIZAÇÃO A CATEGORIZAÇÃO é basicamente o resultado da CODIFICAÇÃO, ou seja, dos CÓDIGOS inseridos com diferentes graus de relevância para efeito da posterior ANÁLISE. Pode-se, por isso, recorrer a números para facilitar. Exemplo: é possível colocar na transcrição de determinadas entrevistas o número 1 ao lado de uma frase ou palavra considerada pelo(s) pesquisador(s) como a mais relevante para o entendimento e análise, 2 para uma secundária e assim por diante.

CATEGORIAS E ANÁLISE O uso de CATEGORIAS é um instrumento de APOIO muito importante para a ANÁLISE a ser desenvolvida, porém não elimina por completo que a linguagem inicial (o dado tal como captado) venha a ser novamente objeto de atenção e verificação por parte do pesquisador. ***