A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO "— Transcrição da apresentação:

1 DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Para além da mudança conceitual UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: ESTAGIO IV ALUNO(A):

2 Aluno do ensino médio(16 anos): “Pois newton poderá dizer o que quiser, mas eu vejo que, se quero que um corpo suba com velocidade constante, tenho que fazer mais força do que se quero que ele fique quieto.”

3 Entender o sentido do conhecimento científico e sua evolução do conhecimento cotidiano para o conhecimento científico.  Entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico dos alunos, tal como é ensinado em sala de aula, existem importantes diferenças que afetam seu conteúdo real. Dar sentido ao mundo que nos rodeia.  O aprendizado da ciência e seu ensino tem como meta

4  O ensino de ciências tem se mostrado ineficaz em promover mudanças conceituais, de atitudes e procedimentais que a transição do conhecimento cotidiano para o cientifico requer.

5 Objetivo  Analisar como as diferentes formas de entender as relações entre o conhecimento cotidiano dos alunos e o conhecimento cientifico que lhe é ensinado derivam em diversas propostas curriculares.

6  Ao analisar a relação entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico do ponto de vista da psicologia cognitiva da aprendizagem podemos diferenciar três concepções: Conhecimento cientifico independência compatibilidade incompatibilidade

7 A HIPOTESE DA COMPATIBILIDADE OU ACUMULAÇÃO DE SABERES  Os processos e produtos do conhecimento cotidiano e científico compartilham basicamente, a mesma natureza.  Mente de cientistas e a da pessoa normal funcionam da mesma maneira quando enfrentam um problema.

8 Qual seria a razão da diferenças entre os produtos do conhecimento cotidiano e cientifico?  Essa diferença não teria uma origem intelectual ou cognitiva, mas social e cultural.  Mudanças conceituais não seria necessárias, uma vez que aprender ciência seria sobretudo um processo de acumulação de saberes, e não um processo de reorganizar ou reformatar a mente de alunos.

9 Epistemologia genética de Piaget  Piaget tinha como objetivo mostrar como as crianças vão construído categorias básicas do pensamento(tempo, espaço, causalidade, número etc.) até alcançar, no ultimo estagio do desenvolvimento, um pensamento formal considerado científico.

10  As crianças não seriam capazes de pensar como cientistas, uma vez que ainda não tem suas mentes formadas para isso e, portanto, ate essa fase a educação científica deve adotar outros formatos.

11  A hipótese da compatibilidade enfrenta algumas contradições.  Quando defrontados com uma tarefa que requer a utilização de conhecimento cientifico, a maior parte das pessoas recorre a outras formas mais elementares de pensar.

12  Para que os alunos consigam compreender como cientistas interpretam o mundo, é necessário ajuda-los a construir novas estruturas mentais que não fazem parte do repertorio cognitivo natural do ser humano, mas que são um produto histórico cultural, tal como defenderia Vygotsky.

13 A HIPOTESE DA INCOMPATIBILIDADE OU DA MUDANÇA CONCEITUAL  A mente do cientista e a do aluno têm formatos incompatíveis.  Para que os alunos intendam as teorias e os modelos científicos, e preciso que mudem radicalmente sua forma de interpretar.  O sentido que os alunos atribuem a conceitos como força, energia calor respiração apresentam pouca relação ao dado pelo conhecimento cientifico.

14  Estratégia didática com conhecimentos prévios de alunos, para se ter uma mudança conceitual:  a) que o aluno esteja insatisfeito com suas concepções alternativas;  b) que disponha de uma nova concepção inteligível;  c) que essa nova concepção lhe pareça plausível;  d) que a nova concepção se mostre mais frutífera ou produtiva que a concepção alternativa original.

15 A hipótese da independência ou do uso do conhecimento segundo o contexto.  O enfoque dessa hipótese é acabar com o afastamento entre o que o aluno conhece do seu cotidiano e os conceitos científicos.  Conciliar o conhecimento prévio do aluno com o conhecimento cientifico levando em consideração o contexto com que o aluno está inserido.

16 A hipótese da integração hierárquica ou dos diferentes níveis de conhecimento  Essa hipótese diz que é necessário que o aluno construa novas estruturas conceituais sobre um determinado assunto, e redescreva suas interpretações dentro de estruturas mais complexas;  Ou seja precisa- se que o aluno faça a assimilação de novos conceitos

17  Segundo essa hipótese se uma reestruturação não ocorre, os conceitos da nova teoria serão incorporados á velha “árvore de conhecimentos”, dando lugar a uma confusão ou mistura entre ambas as teorias alternativas que, em vez de coexistirem em contextos em contextos diferentes, formariam um sistema conceitual hibrido e indiferenciado.

18 Obrigado !


Carregar ppt "DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google