Concordância verbal coletivo Verbo no singular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

O PRONOME.
Curso de Português Concordância Verbal.
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
Concordância Verbal 2º ano do Ensino Médio – Colégio Status Positivo
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância verbal – 9º ano EF Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral: O verbo concorda com o sujeito ( SIMPLES) em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Sujeito Composto Verbos no plural casos.
Concordância verbal.
Concordância Verbal.
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
O modelo morfossintático
Profª Giovana Baggio Schubert
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
Capítulo 2 Concordância verbal X SAIR STILLFX/SHUTTERSTOCK
Concordância Verbal.
AFE DE PORTUGUÊS.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Pronomes anotações.
CONCORDÂNCIA VERBAL (AULA 01). CONCORDÂNCIA VERBAL (AULA 01)
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
PS 3 -Conjunções -período composto -concordância verbal -pontuação
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância Verbal.
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar.
Concordância Verbal I.
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância Verbal Casos.
Concordância verbal Prof. Aramis de Cássio Língua Portuguesa
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância Nominal Concordância Verbal
Concordância Verbal Sujeito Simples II Plural Sujeito Simples II Plural.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL Um helicóptero sobrevoou a região. Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. Nós nunca discordamos de você.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

Concordância verbal coletivo Verbo no singular 1) A torcida invadiu o campo e agrediu o juiz. Toda vez que o sujeito for representado por um substantivo coletivo, o verbo será flexionado no singular. 2) Os Estados Unidos estão concedendo ajuda financeira aos países assolados pela seca. Estados Unidos está concedendo ajuda financeira aos países assolados pela seca. Nesse caso tanto faz, só não posso esquecer que quando o nome próprio (de lugar, ou título de obra) estiver acompanhado pelo artigo no plural o verbo será flexionado no plural, caso contrário (não havendo artigo), o verbo ficará no singular.

3) Se o sujeito for um Pronome de Tratamento, o verbo será flexionado na 3a. Pessoa do singular. Vossa Senhoria está melhor agora? 4) Quando o sujeito for representado pelo pronome relativo quem e que o verbo concordará com o antecedente do pronome. Fui eu quem fiz a pesquisa. antecedente A casa que tinha um casal de velhos era aquela azul. Antecedente

5) Expressão mais de um – indica reciprocidade, o verbo será flexionado no plural. Durante as chuvas, mais de um automóvel chocaram-se. Sugere que um automóvel chocou-se com outro. Agora, se o sentido da expressão for quantitativo, o verbo será flexionado no singular. Nas últimas chuvas, mais de um barraco foi arrastado. Vários, muitos

Observem: Qual de nós apitará o jogo amanhã? Algum dentre vós é o culpado? Pronome interrogativo ou indefinido seguidos das expressões de nós, de vós, dentre vós, o verbo ficará na 3a. Pessoa do singular. Expressão partitiva (parte de, uma porção de , metade de, a maioria de, grande parte de , a maior parte de) seguida de um substantivo no plural, o verbo ficará no singular. A maioria dos funcionários preferiu férias coletivas.

O verbo concorda com o Sujeito composto Expressões como cerca de , perto de, mais de, menos de que denota quantidade aproximada, o verbo concordará com o numeral que o acompanha. Cerca de dez mil pessoas assistiram ao campeonato. O verbo concorda com o Sujeito composto 1) Quando o sujeito composto for de pessoas gramaticais diferentes, o verbo fica no plural. Se houver 1a. Pessoa (eu, nós), prevalecerá a 1a. do plural sobre todas as outras. Seremos três no jantar: eu, tu e mamãe. nós

Se houver 2a. Pessoa (tu, vós), o verbo pode ficar na 2a Se houver 2a. Pessoa (tu, vós), o verbo pode ficar na 2a. Pessoa ou na 3a. Pessoa do plural. É a melhor na norma culta Sereis apenas dois no jantar: tu e mamãe. Serão apenas dois no jantar: tu e mamãe. 2) Sujeito resumido por nada, tudo, ninguém. O verbo concorda com o aposto resumidor. Os pedidos, as súplicas, o desespero nada o comoveu. 3) Sujeitos ligados por ou (alternância), o verbo irá para o singular quando a idéia for de exclusão ou ficará no plural se for de inclusão ou adição. Pedro ou Antônio ganhará o prêmio. A poluição sonora ou a poluição do ar são nocivas ao homem.

Naquela época, uma ou outra rua recebia ou recebeu pavimentação. 4) Quando os sujeitos estiverem ligados pelas séries correlativas (tanto...como, assim...como, não só... mas também) o comum é o verbo ser flexionado no plural. Tanto Heloisa Helena como o Cristóvão perderam as eleições. EXERCÍCIOS 1) Naquela época, uma ou outra rua (receber) pavimentação. Naquela época, uma ou outra rua recebia ou recebeu pavimentação. 2) Tu e meus amigos (ir) no mesmo ônibus? Tu e meus amigos ireis no mesmo ônibus?

3) Matemática ou Física (exigir) um bom raciocínio. Matemática ou (e) Física exigem um bom raciocínio. 4) Tanto cinema como teatro me (distrair) bastante. Tanto cinema como teatro me distraem bastante. 5) Nem eu, nem você, nem ninguém (poder) entendê-lo. Nem eu, nem você, nem ninguém pode ou poderá entendê-lo.

Dizem que há sete mulheres para cada homem. Portanto, Abuse dos recursos visuais. Dizem que existem Sete mulheres para cada homem. Portanto, Abuse dos recursos visuais. O VERBO HAVER É IMPESSOAL, PORTANTO SEMPRE FICARÁ NA 3A. PESSOA DO SINGULAR