Eletroeletrônica Multímetro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. MSc. Renato Medeiros
Advertisements

Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
Instrumentos de Medições Elétrica
Montagem e Manutenção de Computador I
Professor Eduardo da Silva -
ELETRICIDADE.
Eletricidade Aula 9.
Eletricidade Aula 8.
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
1 Verifique se um cateter F4 com 2 m de comprimento e preenchido com água a 20ºC, tendo na extremidade distal um diafragma de complacência 0.8 x
PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE
POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA EM CORRENTE ALTERNADA POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA EM CORRENTE ALTERNADA.
Bancada Modular Didática Para Estudos de Controladores Lógicos Programáveis DLB CLP642 Apresentação dos Módulos Preparado por: Eng. Arsonval Fleury.
Simulador de Processos Industriais
RELÓGIO COMPARADOR. O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
1 Acadêmicos do Curso Superior de Engenharia de Produção 2 Orientador: Profº Lauro Rosas Neto. BOYLESTAD, Roberto. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª.
O instrumento destinado a medir a intensidade de corrente elétrica é chamado de amperímetro. Para medir a intensidade da corrente que passa por um fio.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Eletricidade Básica.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CHOQUE ELÉTRICO.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Capacitor, Circuitos Capacitivos. RC e Diodo.
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
Desenho Técnico para Mecânica
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
ELETRODINÂMICA E ELEMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
FENOMENOS DE TRANSPORTE
Medidores de Temperatura
Medições – parte I: Precisão.
ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja
ELETRODINÂMICA BÁSICA
Automação e Controle AUTOMAÇÃO E CONTROLE Professor Miguel Neto.
Noções Básicas de Eletricidade
Ciências da Natureza e suas
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Vinícius Guilherme Hoffmann
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor.
Princípios da Corrente Alternada
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Sinalização Semafórica
Protocolo de observação
Atividades 1: Alimentação
MEDIÇÃO EM QUÍMICA. MEDIÇÃO EM QUÍMICA INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO Efetuar uma medição é realizar uma comparação do valor de uma grandeza com outro predefinido,
Riscos em Instalações e Serviços Com Eletricidade Profa. Aline Almeida
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Controle e monitoramento de nível utilizando o Arduino Uno
Iluminação de Emergência
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
Resistência elétrica Prof° Fábio Tozo. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica; e... o que é.
FÍSICA TIO ROSY.
Ressonância Série Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
Iluminação de Emergência
DIODOS a Diodos.
TESTE AC.
O que você deve saber sobre
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
Erro de Medição O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do mensurando (objeto da medição -grandeza.
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
Indução Eletromagnética
Estruturas de Dados em C
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
05 Forças Movimentos e forças| Forças e movimentos.
Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.
. ..
Transcrição da apresentação:

Eletroeletrônica Multímetro

Introdução Um multímetro digital tem a facilidade de mostrar diretamente em seu display de cristal líquido o valor numérico da grandeza que está sendo medida, o valor é mostrado diretamente por isso não é preciso fazer multiplicações como acontece ao utilizar multímetros analógicos.

Um multímetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, os três tipos de medidas mais comuns são: - Medir tensão elétrica (medida do nível de tensão elétrica medida em volts, cujos símbolos podem ser ACV se a tensão for alternada, DCV se a tensão for contínua).

Medir a intensidade de corrente elétrica (medida em ampère cujo símbolo é A (em maiúsculo)). - Medir resistência elétrica (medida em Ohms, cujo símbolo é a letra Omega).

Além destas medidas, um multímetro digital pode ter escalas para outras medidas específicas como: temperatura, freqüência, semicondutores (que é a escala indicada pelo símbolo de um diodo), capacitância, ganho de transistores, continuidade, e outros tipos de medidas.

Nos multímetros digitais o valor da escala já indica o máximo valor a ser medido por ela, independente da grandeza, uma indicação de valores encontrados na prática para estas escalas pode ser vista a seguir: Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200m, 2, 20, 1000. Escalas de tensão alternada: 200V, 750V ou 200, 750. Escalas de resistência: 200, 2000, 20K, 200K, 2M ou 200, 2K, 20K, 200K, 20000K. Escalas de corrente contínua: 200u, 2000u, 20m, 200m, 2A, 20A ou 200u, 2m, 20m, 200m, 2, 10. Escalas de corrente alternada: 2A, 10A ou 2, 10.

Seleção escala A seleção entre as escalas geralmente é feita através de uma chave rotativa, mas também existem multímetros em que a seleção da grandeza a ser medida deve ser feita através de chaves de pressão, também existem multímetros que não tem nenhuma chave, neste caso será um multímetro digital de auto-range, ou seja, ele mesmo seleciona a grandeza e a escala que esta sendo medida automaticamente.

Também podem ser encontrados multímetros que tem apenas uma escala para tensão, uma escala para corrente e uma escala para resistência, este tipo de multímetro também é auto-range, nele não é preciso procurar uma escala específica para se medir um determinado valor de uma grandeza, apenas selecionar a seção da grandeza que será feita a medida.

Na utilização de multímetros em geral, principalmente em multímetros digitas, o mais importante ao usar um multímetro digital é saber selecionar a seção correta e a escala correta para o tipo da medição a ser feita.

Veja a seguir algumas grandezas com seus respectivos nomes nas escalas dos multímetros: -Tensão contínua = VCC, DCV, VDC (ou apenas um V (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e a outra linha continua). -Tensão alternada = VCA, ACV, VAC (ou um V (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele). -Corrente contínua = DCA, ADC (ou um A (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e uma linha continua). -Corrente alternada = ACA (ou um A (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele). -Resistência = Ohms, cujo símbolo é a letra Omega do alfabeto grego.

É interessante deixar claro, que a grande maioria dos multímetros digitais só medem corrente contínua, por isso não devem ser utilizados para se medir intensidade de corrente alternada fornecida pela rede elétrica.

Todos os tipos de medidas devem ser feitas com critério e em nenhuma hipótese devem ser encostadas as mãos ou qualquer parte do corpo em nenhuma ponta de prova ou parte metálica durante a medida, caso isto venha a acontecer, o risco de levar um choque é grande além de eletricamente ter uma leitura errada, o interessante para quem não tem prática é treinar bastante manipulando as pontas antes de começar a medir qualquer coisa que encontre.

É importante observar e estar atendo para o fato de que a grande maioria dos multímetros digitais tem 3 ou 4 bornes para a ligação das pontas de prova. Geralmente, apenas um borne é comum, os outros bornes servem para medição de tensão, resistência e corrente, observe a indicação dos bornes que sempre mostram para qual grandeza ou escala ele pode ser usado, tenha em mente os parâmetros a seguir:

O borne comum, normalmente é indicado por COM, e é onde deve estar sempre ligada a ponta de prova preta. O borne indicado por V/Ohms/mA é onde deve estar conectada a ponta de prova vermelha para a medição de tensão (contínua ou alternada), resistência e corrente na ordem de miliamperes.

Borne indicado por A é onde deve estar a ponta de prova vermelha para a medição de corrente continua ou alternada, lembre-se que a grande maioria dos multímetros digitais não mede corrente alternada, é altamente recomendável que seja verificada a existência de uma escala no instrumento antes de fazer a medição da intensidade de corrente alternada. O quarto borne em um multímetro pode ser utilizado para a medição de corrente contínua mais intensa, geralmente o máximo é de até 10A, neste caso a indicação no borne seria 10A ou 10 ADC.

Bateria Os multímetros digitais normalmente mostram uma indicação de que a bateria está se esgotando, isto normalmente é feito através de um símbolo de bateria que aparece continuamente ou que fica piscando no display. Quando o símbolo de bateria estiver piscando troque a bateria, pois os multímetros digitais com bateria fraca costumam apresentar uma grande margem de erro em suas leituras.

Multímetro

Vídeos http://www.youtube.com/results?search_query=multimetro&search_type=&aq=f Multímetro e Amperímetro de Alicate http://www.youtube.com/watch?v=JjScKOocF-k