Enfermagem do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Advertisements

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Cerest Regional São Luís.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA VISÃO DO DISCENTE Gabriela Amorim Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Roteirização de Casos Clínicos Complexos Alessandra Dahmer Coordenação UNA-SUS/UFCSPA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Proposta de Resolução de inclusão de exames.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
Helaine Carneiro Capucho, DSc.
Normas regulamentadoras.
OBJETIVO SESMT Os SESMT têm a finalidade de promover a saúde e promover a integridade do trabalhador no local de trabalho. O dimensionamento dos SESMT.
Normas regulamentadoras
Fundamentos para uma nova Pró Reitoria de Administração
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST O desenvolvimento de ações de Saúde.
Tráfico Humano. Aulão de redação. ENEM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
Aprendizagem do Século XXI
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
A formação do Enfermeiro e suas competências
SEMINÁRIO O MUNDO DO TRABALHO Curso Assistente de Pessoal JUSTIÇA E DIREITO NO TRABALHO GRANDES QUESTÕES NO TRABALHO SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA.
O QUE É O PEDAGOGO.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Saúde e Segurança no Trabalho
Prof. Enf. Éder Batistela
Plano curricular de turma
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
Realizar Formação Continuada
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Portugal Ana Almeida Professora Adjunta
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
II Mostra: Inclusão em foco dia 21 de setembro no Bloco G da UNIDAVI.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
Transcrição da apresentação:

Enfermagem do Trabalho Géssica Alves Profª Enfermeira Esp. Enfermagem do Trabalho

A grande tarefa de qualquer profissional da área de saúde ocupacional é zelar pela manutenção da saúde do trabalhador. (Carvalho, 2001)

História da enfermagem do trabalho No Brasil a primeira escola de enfermagem foi criada e 1890 no Hospital Pedro 2º. O exercício de enfermagem no Brasil foi regulamentado em 1931. Em 1955 foi aprovada a Lei do exercício Profissional de Enfermagem no Brasil. Em 1959 aconteceu uma Conferência Internacional do Trabalho e, nesta, houve a recomendação de numero 112 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que conceituou a Medicina do Trabalho, mas limitando-se a intervenção médica. Em 1963 foi incluído nos cursos médico o ensino de medicina do trabalho. Em 1964, (UERJ) incluiu a disciplina de saúde ocupacional no curso de graduação.

O auxiliar de enfermagem do trabalho foi incluído na equipe de saúde ocupacional em 1972 pela portaria nº.3.237 do ministério do Trabalho. Empresas com mais de 100 empregados, centralizada ou não num mesmo local, a existência de um Serviço de Saúde Ocupacional, composto pelos seguintes profissionais: Médico do trabalho Engenheiro de segurança Técnicos em segurança Auxiliar de enfermagem do trabalho

A enfermagem do trabalho tem, nesta área, um vasto campo para desempenhar suas funções, quer na prestação de assistência de enfermagem trabalhadores da empresa e aos seus dependentes, quer assumindo funções administrativas, educativas, de integração e de pesquisa. A inclusão do enfermeiro do trabalho na equipe de saúde ocupacional aconteceu por meio da portaria nº3. 460 do ministério do trabalho, em 1975.

A história da enfermagem do trabalho no Brasil é bastante recente. Inicialmente a assistência de enfermagem do trabalho era vista mais como atendimento emergencial na empresa, o que não valoriza muito. Contudo, o espaço para o desempenho profissional, esta se ampliando a cada dia, seja na assistência direta aos trabalhadores e familiares ou no desempenho de funções administrativa, educacionais, de integração ou de pesquisa.

Focos de atenção da enfermagem do trabalho Identificação dos trabalhadores Vigilância em saúde Cuidados primários de saúde Orientação Promoção e proteção de saúde Prevenção de doença Administração de terapêutica prescrita Gestão de equipe Garantia de qualidade Investigação Colaboração com a equipe de saúde no trabalho

Enfermagem em números Enfermeiros- 478.373 Técnicos de enfermagem 1.098.270 Auxiliares de enfermagem- 427.605

São obrigados a ter pelo menos um Enfermeiro especialista em saúde ocupacional Hospitais com mais de 501 trabalhadores Empresas de transporte com mais de 751 trabalhadores (norma regulamentadora 29) Companhias agrícolas com mais de 500 trabalhadores (norma regulamentadora 31)

Empregos no Brasil Hospitais Faculdades Empresas rurais Indústrias manufatureiras Indústrias químicas e de produtos similares Agências governamentais

Perfil e atribuições da enfermagem do trabalho Os profissionais de Enfermagem do Trabalho devem desenvolver algumas competências ditas individuais que além de facilitar seu trabalho, valorizam o relacionamento com o paciente...

Demonstrar organização; Destreza manual; Iniciativa; Sensibilidade; Flexibilidade; Autocontrole; Imparcialidade de julgamento; Adaptar-se às situações; Observar com atenção e critério; Liderança; Empatia; Atenção seletiva; Trabalhar em equipe.

Enfermeiro do Trabalho Executa atividades relacionadas com o serviço de higiene, medicina e segurança do trabalho, integrando equipes de estudos, para propiciar a preservação da saúde e valorização do trabalhador.

Técnico de Enfermagem do Trabalho Co-participar com o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção, integrando a equipe de saúde do trabalhador.

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Executar as atividades de enfermagem do trabalho, sob a supervisão do enfermeiro, no desenvolvimento dos programas nos três níveis de prevenção, integrando a equipe de saúde do trabalhador.

Próxima aula Discussão sobre as resoluções: RESOLUÇÃO COFEN Nº 0458/2014 RESOLUÇÃO COFEN-238/2000 RESOLUÇÃO COFEN Nº 418/2011