1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis Ganhos Ambientais com os BRT´s - Rio de Janeiro - 27-07-2011 Guilherme Wilson Gerente de Planejamento e.

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Transcrição da apresentação:

1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis Ganhos Ambientais com os BRT´s - Rio de Janeiro - 27-07-2011 Guilherme Wilson Gerente de Planejamento e Operações

“tem que ser sustentável” NOSSA MISSÃO NOSSO NEGÓCIO É MOBILIDADE URBANA “tem que ser sustentável” Ex: Bilhete Único

SINTERJ SINFRERJ

COMBUSTÍVEIS E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS Diesel Convencional, Biodiesel, Etanol, Óleo Diesel de Cana, Óleo Diesel ULSD (S50 e S10) e Tecnologia Diesel “moderna” (“+ limpo”) – EURO V, Gás Natural Veicular, Elétrico Híbrido (combustão), Elétrico Híbrido a Hidrogênio, Retrofit... Planejamento por: -emissões (redução total, qualidade do ar, quais problemas?, poluentes locais - NOx, MP, HC, Ôzonio,CO, poluentes globais – CO2); -energia (eficiência energética, segurança energética, diversidade energética, disponibilidade energética etc); -econômico-financeiro (redução de custos operacionais totais, tarifa - subvenção); -técnico-tecnológico (inovação tecnológica, industria nacional, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, etc);

Brasil 2012

Evolução dos Motores Diesel

DIESEL S50

(Barra - Zona Norte/Galeão) BRT Transolímpica ( Barra – Deodoro) BRT´S BRT Transcarioca (T5) (Barra - Zona Norte/Galeão) BRT Transolímpica ( Barra – Deodoro) BRT Transoeste ( Barra-Zona Oeste) BRT TransBrasil (Américo Fontinelli / Margaridas / Dutra) 10 10

Resumo dos Projetos de BRTs Projetos de transportes para Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 Resumo dos Projetos de BRTs BRT Extensão vias exclusivas Prazo de implantação Quantidade de passageiros transportados Custo de Número de articulados Locais beneficiados Integração com outros modais TransCarioca 39 km separados em 2 lotes 2014 400 mil / dia 1,3 bilhão 217 Aeroporto Internacional - Penha - Madureira - Jacarepaguá - Barra da Tijuca TransBrasil, Transolímpica, Transoeste e Trem TransOeste 38 km 2012 200 mil / dia 1,6 bilhão 85 Santa Cruz - Campo Grande - Guaratiba - Recreio - Barra da Tijuca Transolímpica, Transcarioca, Possibilidade do Trem TransOlímpica 23 km Final 2015* 105 mil / dia 2 bilhões 60 Recreio - Barra da Tijuca - Jacarepaguá - Deodoro Transcarioca, Transoeste, Trem e Metrô TransBrasil 20 km (1ª fase) e 10 km (2ª fase) Início 2016* 325 mil / dia*   219 Centro - Manguinhos - Missões - Margaridas - Deodoro Transcarioca * Estimativa 130 km e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas

Eixos viários prioritários em estudos no RJ – Projetos BRT Projetos de BRTs Projetos de transportes para Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 Eixos viários prioritários em estudos no RJ – Projetos BRT TransOeste TransOlímpica TransCarioca TransBrasil

Total de poluentes locais evitados com a implantação dos BRT´s TransCarioca e TransOeste - 83 km -

Conclusões e “Deduções” BRT´s TransCarioca e TransOeste - 83 km - -Redução de poluentes (Material Particulado) de 15,8% -Redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (CO2) de 9,1% 1 km de BRT no Rio = 0,19% da poluição local e 0,11% da poluição global 263 km de BRT 554 km de BRT 50% de redução 50% de redução

Fatores responsáveis por este grande potencial de redução de poluentes locais e globais com os BRT´s -Renovação de frota “forçada” – Aquisição de veículos articulados novos Euro V; -Redução do número total de veículo nas ruas; -Redução da km total rodada; -Aumento da velocidade média operacional - Eficiência Energética; -Reduçao dos acidentes O que mais pode ser contabilizado? Migração Modal: Transporte Individual para o Transporte Público (Coletivo) Fonte: Manual do BRT, 2008

- 83 km de BRT - Transcarioca e TransOeste Em litros = 19% do diesel total da cidades gasto em ônibus 53 milhões de litros de gasolina por ano Menos 67 mil automóveis por dia - 83 km de BRT - Transcarioca e TransOeste Fonte: Manual do BRT, 2008

Fonte: Manual do BRT, 2008

Eixos viários prioritários em estudos no RJ – Corredores BRS Projetos de BRS Eixos viários prioritários em estudos no RJ – Corredores BRS Aeroporto-Ilha-Centro Santa Cruz-Campo Grande Madureira-Centro Rodoviária-Botafogo-Centro Barra-Aeroporto Aeroporto-Ilha Madureira-Méier-Saens Peña Estrada da Pedra Barra-Botafogo-Ipanema Mendanha-Mato Alto Saens Peña-Centro Mendanha-Magarça Barra-Saens Peña Copacabana-Centro Penha-Centro (Uranos) Ligação B (Projetada) Campo Grande-Madureira Madureira-Centro (24 de Maio) Penha-Centro (D. Isabel) Trecho 6

x x x x x x x x x x x x x x Novo Novo 2/4 Novo 5/4 Novo 2/4 Novo 7/4 Rapidez: maior velocidade média. mais tempo livre Organização: melhor fluidez, menos barulho, poluição Alta Tecnologia (GPS): monitoramento e reeducação Implantação de faixas exclusivas/preferenciais para ônibus. Racionalização da oferta, com otimização da frota. (sem redução das linhas, com reprogramação da frequência) Aumento da velocidade operacional de 13km/h para 24km/h Escalonamento dos pontos (de 50 para 37 paradas) Controle de tráfego via GPS e câmeras da prefeitura x Novo 7/4 Novo 4/4 x x Novo 5/4 Novo 6/4 x x Novo 5/4 Novo 6/4

x x x x x x x x x x x x x x Novo Novo 2/4 Novo 5/4 Novo 2/4 Novo 7/4

...RESULTADOS... Facilidades ao transporte publico coletivo durante os horários de pico (faixa reversíveis na praia, proibição para caminhões, cargas descargas etc)

Resultados

Conclusões e “Deduções” BRS COPACABANA - 7 km - -Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa (CO2) de 2,0% 1 km de BRS no Rio = 0,28% da poluição global 178 km de BRS´s 50% de redução

Fim, guilherme.wilson@fetranpor.com.br 21-3221-6300 21-9982-2824