Secretaria de Aviação Civil – SAC/PR

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Transcrição da apresentação:

Secretaria de Aviação Civil – SAC/PR Concessão de Aeroportos Brasília, 16 de abril de 2012

ÍNDICE SAC/PR – ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL 2 SAC/PR – ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL EVOLUÇÃO DO MERCADO DE AVIAÇAO CIVIL NO BRASIL PRINCIPAIS DESAFIOS CONCESSÕES DE AEROPORTOS: CARACTERÍSTICAS E RESULTADOS PRÓXIMOS PASSOS 2

SAC/PR - ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL 3 MP 527/2011 CONVERTIDA NA LEI Nº 12462/2011 PRESIDÊNCIA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL Políticas Públicas e Planejamento da Aviação Civil Coordenação e Articulação Governamental Plano de Outorgas e Execução de Convênios MIN. DA DEFESA Aviação Militar e Navegação Aérea COMAER – DECEA Controle do Espaço Aéreo INFRAERO Administração e Operação Aeroportuária ANAC Regulação Técnica e Econômica Fiscalização

EVOLUÇÃO DO MERCADO DE AVIAÇAO CIVIL NO BRASIL 4 Rápido crescimento da demanda por transporte aéreo Setor dinâmico e competitivo Principais razões: crescimento da renda e redução dos preços médios das passagens Demanda deve continuar crescendo acentuadamente nos próximos anos Todas as projeções de demanda apontam nesse sentido 0.3 viagens/hab contra 1.7 viagens/hab em mercados desenvolvidos

Passageiros nos Aeroportos Infraero 5 Crescimento Médio Anual: 12,5% (2003-2011) 180 155 128 111 113 96 102 83 Million PAX 71 Fonte: Infraero

Crescimento do Transporte Aéreo no Brasil 6 Passageiros-quilômetros transportados no Brasil, por segmento do transporte aéreo - 2002-2011 2011 18% aa 2006 Bilhões de pax.km transportados Fonte: ANAC. * - Dados para 2011 incluem informações até novembro.

TENDÊNCIA DE QUEDA DAS TARIFAS AÉREAS 7 Comparação entre os valores médios das tarifas aéreas atualizadas pelo IPCA – 2002-2011 Fonte: ANAC. * - Dados para 2011 incluem informações até setembro.

PRINCIPAIS DESAFIOS 8 Infraestrutura aeroportuária deve ser fortemente expandida Atendimento da demanda crescente Investimentos devem triplicar a capacidade dos aeroportos até 2030 Melhoria da qualidade do serviço Introduzir CONCORRÊNCIA no sistema aeroportuário brasileiro Encontro Mundial da Juventude (2013) Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016) Para enfrentar esses desafios o Governo Federal decidiu firmar parceria com a iniciativa privada (concessões de aeroportos)

CONCESSÃO DE AEROPORTOS 9 NATAL/RN BRASÍLIA/DF ASGA - leilão da concessão em 22 de agosto, de 2011. GRU/VCP/BSB - leilão das concessões em 06/02/12, homologação e adjudicação em 05/04/12, assinatura dos contratos prevista para 25/05/12. Viracopos/SP GUARULHOS/SP

CONCESSÕES – CARACTERÍSTICAS (GRU, BSB e VCP) 10 Quais serão as principais obrigações das Concessionárias? Realizar todos os investimentos necessários para ampliar a capacidade do aeroporto (ex: terminais, pista e pátio) de forma atender o crescimento da demanda de passageiros e aeronaves, incluindo COPA e Olimpíadas Cumprir com os indicadores de performance operacional, qualidade e conforto previstos no contrato de concessão (padrões internacionais) Qual será o papel da Infraero? A Infraero será sócia minoritária das Concessionárias, detendo 49% do capital social NÃO haverá aumento de tarifas aeroportuárias para passageiros (modelo de preço teto garante limite máximo das tarifas) Tarifa de conexão de até R$ 7,00 – empresas aéreas Haverá aumento de tarifas? E os empregados da Infraero? NÃO haverá demissões : empregados permanecerão na Infraero ou migrarão para a concessionária

MODELO SOCIETÁRIO

CONCESSÕES - CARACTERÍSTICAS (GRU, BSB e VCP) 11 Para onde vão os recursos arrecadados com as concessões? A arrecadação será direcionada ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que vai destinar recursos a projetos de desenvolvimento e fomento da aviação civil. Objetivo: garantir que os demais aeroportos do sistema aeroportuário nacional também se beneficiem dos recursos advindos da iniciativa privada, especialmente, o sistema de aviação regional. Qual será o papel da ANAC? A ANAC terá a responsabilidade de fiscalizar os aeroportos concedidos, garantindo, entre outros: Segurança Qualidade dos serviços Modicidade tarifária

PARTICIPAÇAO DA INFRAERO E SUSTENTABILIDADE Parceiro Privado INFRAERO ≥ 51% ≤ 49% FNAC Concessionárias GRU / BSB / VCP ≈ 30% Investimentos (Terminais de passageiros e carga, pistas e pátios) Financiamento ≈ 70%

AUDIÊNCIAS E CONSULTAS PÚBLICAS 12 Período: setembro e outubro de 2011 Realização: ANAC Previsão Legal: “iniciativas ou alterações de atos normativos que afetem direitos de agentes econômicos, inclusive de trabalhadores do setor ou de usuários de serviços aéreos, serão precedidas de audiência pública convocada e dirigida pela ANAC” (art. 27 da Lei nº 11.182, de 2005) 14

AUDIÊNCIAS E CONSULTAS PÚBLICAS 13 Objetivo: recolher subsídios para os processos decisórios da Agência, assegurar aos agentes e usuários dos respectivos serviços o encaminhamento de seus pleitos e sugestões, identificar os aspectos relevantes da matéria objeto da audiência pública e dar publicidade à ação regulatória da ANAC Contribuições e sugestões: por escrito (e-mail, correio ou protocolo) durante todo o período e sessões presenciais com manifestação oral Relatório de Análise das Contribuições : publicação no sítio da ANAC Manifestações: mais de 700, todas respondidas individualmente pela ANAC 15

Número de concorrentes O LEILÃO – 06/02/2012 14 Organização O leilão foi organizado pela ANAC, juntamente com a BOVESPA Duração 3 horas Número de concorrentes 11 consórcios, formados por 28 empresas nacionais e estrangeiras Número de propostas Foram apresentadas 22 propostas pelos 3 aeroportos Formato do leilão A disputa pelos três aeroportos ocorreu na forma de leilão simultâneo, de forma a estimular a competição entre os interessados

Triunfo UTC Participações GRU 15 Empresa Operador Oferta (R$ bilhões) % Ágio Invepar ACSA 16,2 373% Ecorodovias Fraport 12,9 275% OHL Aena 12 250% Engevix Corporacion America 11,5 236% CCR Flughafen Zurich 8,9 159% Advent Asur 8,5 149% Odebrecht Changi 8,3 143% Carioca Eng. / GP Inv. ADP / Schipol 6,1 78% Queiroz Galvão / BTG BAA 6 75% Triunfo UTC Participações Egis 4,6 33%

Triunfo UTC Participações VCP 16 Empresa Operador Oferta (R$ bilhões) % Ágio Triunfo UTC Participações Egis 3,8 158% Odebrecht Changi 2,5 70% Invepar ACSA 2,1 44% OHL Aena 1,7 16%

Triunfo UTC Participações BSB 17 Empresa Operador Oferta (R$ bilhões) % Ágio Engevix Corporacion America 3,5 504% Invepar ACSA 3,2 452% Fidens ADC & HAS 3,1 430% OHL Aena 2,8 381% Queiroz Galvão / BTG BAA 2,5 330% Triunfo UTC Participações Egis 1,8 213% CCR Flughafen Zurich 1 69% Odebrecht Changi 0,6 0%

Aeroporto Internacional de Guarulhos 18 Lance mínimo: R$ 3,4 bilhões Oferta vencedora: R$ 16,2 bilhões Ágio: 373,5% Grupo vencedor: Invepar + ACSA Prazo de Concessão: 20 anos Investimento até a Copa: R$ 1,38 bilhão Investimentos totais: R$ 4,6 bilhões Número de PAX (2011): 29,9 milhões Projeção de PAX (2031): 54 milhões Contribuição Variável (FNAC): 10% da Receita Bruta 20 20

Aeroporto Internacional de Viracopos 19 Lance mínimo: R$ 1,5 bilhão Oferta vencedora: R$ 3,82 bilhões Ágio: 159,75% Grupo vencedor: Consórcio Aeroportos Brasil Prazo de Concessão: 30 anos Investimento até a Copa: R$ 873,05 milhões Investimentos totais: R$ 8,7 bilhões Número de PAX (2011): 7,5 milhões Projeção de PAX (2041): 89 milhões Contribuição Variável (FNAC): 5% da Receita Bruta 21 21

Aeroporto Internacional de Brasília 20 Lance mínimo: R$ 582 milhões Oferta vencedora: R$ 4,51 bilhões Ágio: 673,4% Grupo vencedor: Consórcio InfrAmerica Prazo de Concessão: 25 anos Investimento até a Copa: R$ 626,53 milhões Investimentos totais: R$ 2,8 bilhões Número de PAX (2011): 15,3 milhões Projeção de PAX (2036): 51 milhões Contribuição Variável (FNAC): 2% da Receita Bruta 22 22

FASE I-B - Exemplos de Obras até a Copa PRÓXIMOS PASSOS 21 Publicação da Habilitação 2012 Assinatura do Contrato 17/fev 6/fev Sessão Pública do Leilão Vista dos documentos Interposição de recursos Homologação do Resultado 23 a 29/fev 01 a 07/mar 05/abr 25/mai FASE DE TRANSIÇÃO A partir da celebração do contrato, haverá um período de transição de seis meses (prorrogável por mais seis meses), no qual a concessionária administrará o aeroporto em conjunto com a INFRAERO, detentora de participação acionária de 49% em cada aeroporto concedido. Após esse período, o novo controlador assume o controle das operações do aeroporto. FASE I-B - Exemplos de Obras até a Copa GRU: Novo TPS p/ pelo menos 7 milhões de PAX/ano + Pátio + Estacionamento + Acesso Viário VCP: Novo TPS p/ pelo menos 5,5 milhões de PAX/ano + Pátio + Estacionamento + Acesso Viário BSB: Novo TPS p/ pelo menos 2 milhões de PAX/ano + Pátio + Estacionamento + Acesso Viário 23

Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República Muito obrigado