CETESP Centro de Educação Tecnológica Saint Pastous Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Médica Parecer de Aprovação MEC n° 3.607, de 3 de dezembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Advertisements

Notas para o Multiplicador:
REQUERIMENTOS DE LICENCIAMENTO DA CNEN PARA MEDICINA NUCLEAR
Gestão Estratégica de Pessoas 2009/2010
Técnico em Automação Industrial
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
SÉCULO XX.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Atuação do Biomédico na aquisição de imagens de RM e TC
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Curso Técnico em Meio Ambiente
O Que é a Física.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Fernando Mecca Augusto Físico - Radiologia
A Importância da Educação Continuada
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
FACULDADE DOS GUARARAPES
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
O desenvolvimento de ações para a promoção da saúde bucal, bem como da saúde integral, no âmbito público e/ou privado, são relevantes para a maximização.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
O Que é a Física.
Controle de Infecção Hospitalar
Disciplina: Informática Aplicada I Atividade 2 – Power Point
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Organizações Sanitárias Integrais (OSI) Dr. Josep Ramon Llopart Rio de Janeiro, março de 2012.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O BIOMÉDICO E A IMAGENOLOGIA
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Introdução ao Serviço Social
Enfermagem em Trauma e Emergência
Profa. Dra. Talita Seydell
Curso de Física Física Médica Licenciatura em Física.
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INLUSIVA
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
BIOÉTICA DO PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
FACULDADE INTEGRADAS DE TAQUARA CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA QUALIDADE ISO OHSAS Conceitos/Histórico; Requisitos /Imagens; Sistema de Auditoria;
Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental PRAd Pró-Reitoria de Administração Walnei Fernandes Barbosa.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
NQB Seminário – LICM novembro/2008  ATIVIDADES RADIOATIVO COM MATERIAL NO CPqRR  AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA BIOSSEGURANÇA.
Transcrição da apresentação:

CETESP Centro de Educação Tecnológica Saint Pastous Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Médica Parecer de Aprovação MEC n° 3.607, de 3 de dezembro de 2003 -D.O.U 4/12/2003 Diretora do CETESP: Profª Vera Lucia Dias Duarte Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Médica: Dr. Dakir Lourenço Duarte

Objetivos do Curso Formar profissionais qualificados para atender a demanda do mercado de trabalho nas diversas áreas do conhecimento em que podem atuar os Tecnólogos em Radiologia Médica, suprindo, com isso, a necessidade premente dos diversos segmentos do setor radiológico que necessitam com urgência de pessoal habilitado e qualificado tecnologicamente; O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Médica deverá estar apto a atuar nas seguintes áreas do diagnóstico por imagem: - radiologia convencional; - mamografia; - tomografia computadorizada; - ressonância magnética; - densitometria óssea; - radiologia odontológica. Além dessas áreas, este profissional poderá também atuar como Auxiliar de profissionais habilitados nos procedimentos invasivos e nos exames contrastados, assim como nos serviços de Medicina Nuclear e Radioterapia.

Competências Gerais do Tecnólogo em Radiologia Médica Reconhecer como paradigmas, que respaldam o planejamento e a ação dos profissionais da Área de Saúde: o ser humano integral, os condicionantes e determinantes do processo saúde e doença, os princípios éticos, as normas do exercício profissional, a qualidade no atendimento, a preservação do meio ambiente e o compromisso social com a população. Correlacionar os conhecimentos de várias disciplinas ou ciências com o objetivo de realizar trabalho em equipe, tendo em vista o caráter interdisciplinar da Área de Saúde. Desempenhar a função de agente educativo nas questões relativas à saúde e segurança no trabalho, prestando informações e esclarecimentos a outras categorias profissionais e à população em geral. Prevenir e controlar a contaminação através da utilização de técnicas adequadas de descarte de fluídos e resíduos, assim como de limpeza e/ou desinfecção de ambientes e equipamentos, no intuito de proteger o paciente/cliente contra os riscos biológicos e radiológicos.

Atuar como cidadão e profissional de saúde prestando primeiro socorro a vítimas de acidente ou mal súbito, visando manter a vida e preparar para o transporte adequado, até a chegada do socorro médico. Conhecer o sistema de Saúde vigente, as questões éticas e legais implícitas, as diferentes formas de organização do trabalho, a questão das relações interpessoais no trabalho em equipe e o compromisso social do trabalhador em Saúde com a população. Além das competências referidas acima, o profissional Tecnólogo em Radiologia Médica deverá demonstrar ainda competência para: Realizar exames radiológicos convencionais, utilizando as técnicas apropriadas e preparando o paciente em função do exame realizado. Auxiliar nos exames radiológicos contrastados, administrando adequadamente meios de contrastes aplicados a cada caso. Realizar procedimentos de aquisição de imagens médicas em: Tomografia Computadorizada; Ressonância Magnética Nuclear; Mamografia; Densitometria Óssea; Radiologia Convencional e Odontológica.

Manipular, reconstruir e processar imagens radiológicas, utilizando técnicas digitais. Processar películas radiográficas pelos métodos químicos (manual e automáticas), a laser e a seco. Realizar exames radiológicos, aplicando os princípios de radioproteção e minimizando os efeitos biológicos da radiação ionizante. Gerenciar serviços de radiodiagnóstico, aplicando os princípios de controle de qualidade. Tratar adequadamente os rejeitos químicos resultantes do processamento de filmes radiográficos, assim como os rejeitos radioativos gerados nos serviços de medicina nuclear. Implantar serviços de Diagnóstico por Imagem, seguindo os princípios de Empreendedorismo e Gestão aplicados à área.

Tecnólogo em Radiologia Médica Processo Seletivo Módulo 1 – 400h Saúde e Sociedade Módulo 2 - 400h Apoio ao Diagnóstico Certificação Intermediária: Auxiliar de Câmara Escura Módulo 3 – 800h Aquisição de Imagens Radiológicas Estágio Curricular 500h Módulo 4 – 800h Gestão Empreendedora de Serviços Radiológicos Concluindo todos os módulos (1,2,3 e 4) e o estágio curricular, o estudante receberá o Diploma de Tecnólogo em Radiologia Médica Fluxograma

BASES TECNOLÓGICAS SEM CH Módulo 1 : Saúde e Cidadania Procedimentos de Enfermagem 01 060 Microbiologia, Parasitologia e Imunologia 040 Química Geral Introdução a Anatomofisiologia Introdução à Informática Promoção em Educação para a Saúde e Políticas públicas Psicologia Aplicada aos Serviços de Saúde Física Básica e Matemática Aplicada Sub-total   400h

BASES TECNOLÓGICAS SEM CH Módulo 2 : Apoio ao Diagnóstico Anatomofisiopatologia Radiológica I 02 090 Física Radiológica I 060 Psicologia e Bioética 030 Inglês Instrumental Informática Médica Biossegurança e Radioproteção 040 Radiologia Convencional I 120 Sub-total   400h

BASES TECNOLÓGICAS. SEM BASES TECNOLÓGICAS SEM CH Certificação Intermediária: Auxiliar de Câmara Escura Módulo 3 : Aquisição de Imagens Radiológicas Anatomofisiopatologia Radiológica II 03 100 Metodologia Científica e Redação Técnica 090 Física Radiológica II 060 Meios de Contraste Radiológicos 030 Radiologia Convencional II (Exames Contrastados) 120 Radioproteção e Legislação 04 Tomografia Computadorizada Mamografia e Densitometria Óssea Radiologia Odontológica 040 Ressonância Magnética Nuclear   Sub-total 800h

BASES TECNOLÓGICAS SEM CH Módulo 4 : Gestão Empreendedora de Serviços Radiológicos Administração: Gestão em Saúde 05 120 Empreendedorismo Controle e Manutenção de Qualidade em Imagem Radiológica   Ultra-som 060 Legislação e Ética Profissional 06 Radiologia Digital 100 Medicina Nuclear e Radioterapia Radiologia Industrial Sub-total 800h Estágio Supervisionado: 500h – Total de Horas do Curso: 2900h