O Movimento Olímpico Aula 4 Os Jogos Olímpicos Rio 2016 | Versão 1.0.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Olimpíadas de 2016.
Advertisements

Atletismo Rui Justo.
Jogos Olímpicos Curiosidades.
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
Jogos Pan-Americanos.
OLIMPISMO.
Prof. Francisco Platão Savioli
Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais.
Grandes eventos esportivos e marketing de destinos
Matéria de Atletismo para o teste teórico: Corridas Saltos Lançamentos
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Chegando no metrô p/os jogos de vôlei. Depois, uma pequena caminhada em comparação a Wimbledon.
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO.
Exercícios.
ATLETISMO.
Valores Educacionais Aula 4 Respeito pelos Outros
OLYMPIC GAMES Students: Diego e Diogo Grades: 8ª Série e 8º Ano
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
Carta Olímpica.
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
O Brasil nas Olimpíadas
WEBQUEST EMEF VITUS LAJEADO.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0.
O Movimento Olímpico Aula 2 Os Símbolos Olímpicos
Componentes Principais da Carta Olímpica
Carta Olímpico.
Nome: Luís Pedro Numero: 7 Turma: IOSI
AGENDA Vídeo O projeto Relatório de progresso
As suas origens e “nascimento”.
A HISTÓRIA DOS JOGOS OLIMPICOS
Desporto O desporto é uma actividade física ou até mesmo mental que envolve esforço físico e que nele existem várias modalidades num formato de competição,
CÓDIGO DE PONTUAÇÃO NA GINÁSTICA
CERIMÔNIAS E EVENTOS.
NÃO ACEITE O ESPÍRITO DO DESÂNIMO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES!. JMJ: UM SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984.
Taekwondo nas UPS faixa preta 6° dan Fernando Madureira
Equipe responsável pela produção
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 04.
Grécia - Cultura.
Como elaborar uma boa redação?
Acadêmicos: Itamar dos Santos e Valmor Gervasi
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
ATLETISMO REVEZAMENTO.
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
Atletismo.
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
U.D. Fogo de conselho a Cerimônia do Fogo.
O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA
 Acontecerá nesse domingo próximo as 10 horas no Complexo Esportivo Pedro Del’Antonia em Santo André;  É obrigatório a presença de todas.
Atletismo Prof. Leonardo Miglinas.
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
25 a 27 de Janeiro 2013 Osasco/São Paulo com o Prof. Luizomar de Moura e a comissão técnica do Sollys/Nestlé.
Paraol Paraolimpíadas.
História do ciclismo: Olimpíadas Rio 2016
São esportes que se pratica ou pode praticar na neve, no gelo ou outras condições meteorológicas ou climatéricas associadas ao inverno.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas Adriano Hentges da Silva Willian Motta da Silva Professora: Neuza Maria Vasconcellos Thomas Ano:
Querida Diretora prepare sua Reunião de Unidade para um momento especial de lançamento do programa mais esperado por todos! DALLAS! Coloque uma música.
PARAOLIMPÍADAS LONDRES Público total em 12 dias: 5 milhões de pessoas 20 modalidades esportivas.
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
instruções Qual é a bandeira brasileira? Quantas bandeiras o Brasil teve?
Transcrição da apresentação:

O Movimento Olímpico Aula 4 Os Jogos Olímpicos Rio 2016 | Versão 1.0

Objetivos 1 | Identificar os Jogos Olímpicos e os períodos em que são realizados. 2 | Compreender o conceito da Trégua Olímpica. 3 | Identificar as cerimônias oficiais e o protocolo a ser seguido em cada uma delas.

Introdução Os Jogos de Londres alcançaram um recorde de público estimado em 4,8 bilhões de pessoas. Os Jogos Olímpicos são a maior celebração esportiva em termos de número de esportes, número de atletas presentes e número de pessoas de diferentes nações, juntas ao mesmo tempo e no mesmo local. São, portanto, uma grande celebração mundial!

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Introdução Lembrete Os Jogos são realizados em intervalos, mas fazem parte de uma filosofia bem mais ampla, que é a do Olimpismo. Como você viu na aula 1, o objetivo do Movimento Olímpico é promover a prática do esporte em todo o mundo e difundir os valores Olímpicos. É com esse espírito que os Jogos Olímpicos são realizados e celebrados.

Jogos de Inverno e de Verão 1

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 1 | Jogos de Inverno e de Verão Os Jogos Olímpicos incluem os Jogos da Olimpíada (ou seja, os Jogos de Verão) e os Jogos de Inverno. A primeira edição dos Jogos de Verão foi realizada em 1896, em Atenas (Grécia). Já os primeiros Jogos de Inverno foram realizados em 1924, em Chamonix (França).

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 1 | Jogos de Inverno e de Verão Glossário A palavra Olimpíada refere-se ao quadriênio que separa cada edição dos Jogos de Verão, sendo, portanto, o período de preparação. Nos Jogos de Verão os atletas competem numa vasta gama de disciplinas sobre pista, estrada, grama, dentro d’água, sobre a água, ao ar livre e em locais fechados, num total de 28 esportes.

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 1 | Jogos de Inverno e de Verão Até 1992, os Jogos de Verão e de Inverno eram realizados no mesmo ano. Desde então, ambos foram separados por um período de dois anos. Assim, os Jogos de Verão e de Inverno vêm sendo realizados uma vez a cada quatro anos.

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 1 | Jogos de Inverno e de Verão Dica Os Jogos de Inverno têm uma abrangência menor do que os Jogos de Verão em termos de disciplinas envolvidas. Geralmente são apresentados sete esportes praticados na neve e no gelo, tanto em locais fechados quanto em campo aberto.

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 1 | Jogos de Inverno e de Verão Saiba mais... Foi Pierre de Coubertin quem sonhou com esse ambicioso projeto, apesar de outros antes dele terem tentado em vão reviver os Jogos. A data dos primeiros Jogos, em 1896, marcou o início de uma aventura extraordinária que já dura mais de um século!

A Trégua Olímpica 2

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 2 | A Trégua Olímpica A Trégua Olímpica pede a suspensão de todos os conflitos entre nações durante a realização dos Jogos Olímpicos. Este conceito já era observado durante os Jogos antigos e foi reforçado nos Jogos modernos.

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 2 | A Trégua Olímpica Somente através da Trégua Olímpica era possível a realização plena dos Jogos. Sagrada e respeitada em toda a Grécia Antiga, a Trégua Olímpica era anunciada por mensageiros antes dos Jogos e permitiu que espectadores, atletas e juízes fossem e voltassem de Olímpia em segurança através das inúmeras zonas de batalha.

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 2 | A Trégua Olímpica Atenção Hoje, a Trégua Olímpica consiste numa resolução das Nações Unidas pedindo a suspensão das hostilidades durante o período dos Jogos e a busca de meios de resolução pacífica em áreas de tensão. Os atletas que apoiam essa iniciativa são convidados a assinar o Muro da Trégua na Vila Olímpica.

As Cerimônias Oficiais 3

Os Jogos Olímpicos começam e terminam com grandes celebrações. Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 3 | As Cerimônias Oficiais Os Jogos Olímpicos começam e terminam com grandes celebrações. São cerimônias importantes nas quais vários rituais expressam a identidade do evento. Hoje, esses rituais são parte do protocolo dos Jogos.

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 3 | As Cerimônias Oficiais Saiba mais... A maior parte deste protocolo foi estabelecida no tempo dos Jogos de Antuérpia (Bélgica), em 1920. Porém, houve modificações ao longo dos anos, de acordo com a evolução dos Jogos.

ABERTURA DOS JOGOS O que acontece nesta cerimônia? Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 3 | As Cerimônias Oficiais ABERTURA DOS JOGOS O que acontece nesta cerimônia? Entrada dos atletas no estádio Declaração da abertura dos Jogos pelo chefe de estado do país-sede Discurso do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Discurso do Presidente do COI Entrada da Bandeira Olímpica no estádio Hino Olímpico Soltura simbólica de pombas Juramento feito por um atleta e por um oficial do país-sede Entrada da chama e acendimento da pira

CERIMÔNIA DE MEDALHAS As medalhas são entregues num pódio. Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 3 | As Cerimônias Oficiais CERIMÔNIA DE MEDALHAS As medalhas são entregues num pódio. O vencedor fica na posição central, no degrau mais alto, e recebe uma medalha de ouro e o título de campeão Olímpico. O segundo colocado fica à direita do vencedor e recebe uma medalha de prata. O terceiro é colocado à esquerda do vencedor e é premiado com o bronze. As bandeiras nacionais dos três vencedores são hasteadas e o hino nacional do campeão Olímpico é tocado.

ENCERRAMENTO DOS JOGOS Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 3 | As Cerimônias Oficiais ENCERRAMENTO DOS JOGOS O que acontece nesta cerimônia? Entrega da bandeira Olímpica para a próxima cidade-sede Reunião dos atletas no estádio Apagar da chama Declaração do encerramento dos Jogos pelo presidente do COI

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Capítulo 3 | As Cerimônias Oficiais Dica Ao longo dos tempos, as cerimônias de abertura e de encerramento passaram a ser um convite para descobrir a cultura do país-sede, através da música, do canto, da dança etc. Há todo um planejamento para estes grandes momentos, que tendem a ser sempre inesquecíveis!

Consolidando e testando seus conhecimentos O Rio de Janeiro será a próxima cidade a sediar os Jogos! Assista ao vídeo e prepare-se para esse grande momento. O salto de uma cidade

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Para refletir Na sua opinião, quais os ganhos de uma cidade ao sediar os Jogos Olímpicos? E por que as cerimônias oficiais são tão importantes e preparadas com tanto cuidado?

Você no Comitê Organizador! Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Consolidando e testando seus conhecimentos Você no Comitê Organizador! Imagine que você trabalha no Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e precisa preparar a cerimônia de abertura do evento. Quais artistas você convidaria? Que estilo de música seria apresentado? Quem acenderia a Pira Olímpica?

Aula 4 | Os Jogos Olímpicos Relembrando Os Jogos de Inverno e os Jogos de Verão são realizados a cada quatro anos, com um intervalo de dois anos entre eles. A filosofia do Olimpismo almeja um mundo mais pacífico. Dentro deste conceito, temos a Trégua Olímpica, que é praticada até os dias de hoje. Existe um protocolo a ser cumprido nas cerimônias oficiais.

Conclusão Você acaba de concluir a aula 4 do curso Movimento Olímpico. Nesta aula, você estudou os Jogos Olímpicos e como eles são organizados. Acesse a aula 5 e prossiga com seus estudos.