Aula 12: Lei de Ampère, Lei de Faraday e Lei de Lenz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indução Eletromagnética
Advertisements

ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
Indução Eletromagnética
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei de Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820,
Indução Eletromagnética
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
Indução Eletromagnética
Eletromagnetismo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Eletromagnetismo Indução Magnética 1.
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE FIOS
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
Magnetostática – Lei de Biot Savart
 LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO NUMA ESPIRA CIRCULAR
ELETROMAGNETISMO A corrente alternada.
Campos Magnéticos Produzidos por Correntes
Indução Eletromagnética
ELETROMAGNETISMO Imãs -corpos que tem o poder de atrair ferro e que interagem entre sí.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
Força Magnética Professor John Disciplina Física E.
Disciplina: Física Professor: Fábio Raimundo Turma: Semi - Extensivo
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR ELÉTRICO.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
LINHAS DE FORÇA As linhas de força são um conjunto de linhas imaginárias, dispostas de tal forma que a força que atua sobre uma carga de prova positiva.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Eletricidade Básica.
7. Movimento Circular Uniforme Professor Sandro Dias Martins.
Prof. Iran Lima FTC – Engenharia Civil Física Geral e Experimental III.
CONVERSÃO DE ENERGIA Prof. Dr. Giuliano Pierre Estevam Engenharia Elétrica
Propriedades do imã Pólos de um ímã: Regiões onde as ações magnéticas são mais intensas. Qualquer ímã possui 2 pólos, denominados pólo norte ( N ) e pólo.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
ELETRODINÂMICA E ELEMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Capacitores Elétricos
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA
Circuitos elétricos a (aula 2) INTRODUÇÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS
ELETROMAGNETISMO E CIRCUITOS MAGNÉTICOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fundamentos de Eletricidade
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
e.e.e.f.m. profª Filomena quitiba
Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Para z >> a Para z = 0.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Física 3 CAMPOS MAGNÉTICOS PRODUZIDOS POR CORRENTES
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
FONTES DE CAMPO MAGNÉTICO 2 PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
Capacitores Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. Podem.
Juazeiro do Norte, Novembro de 2014
Lorena Rodrigues Ramos Tatiana Sopko
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Indução Eletromagnética
Conversão de Energia I N5CV1
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Aulas e – Campo elétrico em condutores e campo elétrico uniforme
O que você deve saber sobre
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
O que você deve saber sobre
Campo magnético em uma espira circular
Indução Eletromagnética
Eletromagnetismo Prof. Watson A. de Oliveira. Eletromagnetismo O Eletromagnetismo é: o estudo da geração e da propagação de campos elétricos e magnéticos.
Engenharia Eletrônica CONVERSÃO ELETROMAGNÉTICA DE ENERGIA 1º semestre 2017 Prof. Alexandre Moreira 4 aulas/semana: 4ª feira às 19:00 h Sábados às 09:30.
CAMPO ELÉTRICA Prof. Rangel Martins Nunes Abril de 2019.
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

Aula 12: Lei de Ampère, Lei de Faraday e Lei de Lenz Aula 01: Apresentação da disciplina. Carga Elétrica e Lei de Coulomb Aula 02: Carga Elétrica e Lei de Coulomb Aula 03: Campo Elétrico Aula 04: Lei de Gauss Aula 05: Aplicações da Lei de Gauss Aula 06: Potencial Elétrico Aula 07: Capacitância Aula 08: Dielétricos Aula 09: Corrente, Resistência e Força Eletromotriz Aula 10: Campo Magnético Aula 11: Lei de Biot e Savart Aula 12: Lei de Ampère, Lei de Faraday e Lei de Lenz FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL III Profª Dra Francelli Klemba Coradin francellikc@hotmail.com

Lei de Ampère É definida com base em uma integral de linha do campo magnético em torno de uma trajetória fechada: Considerando um campo magnético produzido por um condutor retilíneo transportando uma corrente: Em cada ponto sobre a circunferência, B e dl são paralelos, logo Considerando um percurso aleatório: Onde I é a soma algébrica das correntes no interior do percurso de integração.

Campo Magnético em um Condutor Cilíndrico Um condutor cilíndrico longo de raio R conduz uma corrente I. A corrente está uniformemente distribuída na área da seção reta do cilindro. Calcule o campo magnético em função da distância r dentro do condutor e fora do condutor. Dentro do condutor (r < R): Fora do condutor (r > R) e I = Iint:

Campo Magnético em um Solenoide Um solenoide é constituído por um enrolamento helicoidal de fio sobre um núcleo, em geral com seção reta circular. Todas as espiras conduzem a mesma corrente I, e o campo magnético total em cada ponto é a soma vetorial dos campo s produzidos pelas espiras individuais. Use a lei de Ampère para determinar o campo magnético no centro desse solenoide.

Campo Magnético em um Toroide O chamado solenoide ou toroide é um solenoide que conduz uma corrente I através de um enrolamento com N espiras em torno de um núcleo em forma de rosca. Determine o campo magnético em todos os pontos. Percurso 1 e 3: Percurso 2:

Indução Corrente de indução. fem induzida.

Lei de Faraday Recordando fluxo magnético: O fluxo magnético total: Quando B é uniforme e a área plana: Enunciado da Lei de Faraday da Indução: “A fem induzida em uma espira fechada é dada pela taxa de variação do fluxo magnético, com sinal negativo, através da área delimitada pela espira”

Exemplo 1 O campo magnético entre os polos do eletroímã permanece sempre uniforme, porém seu módulo aumenta com uma taxa crescente de 0,02 T/s. A área da espira condutora imersas no campo é igual a 120 cm2 e a resistência total do circuito, incluindo o galvanômetro, é igual a 5,0 Ω. Calcule a fem induzida e a corrente induzida no circuito.

Sentido da fem – Lei de Lenz O sentido de qualquer efeito de indução magnética é tal que ele se opõe à causa que produz esse efeito.

Exemplo 2 Uma bobina com 500 espiras circulares com raio igual a 4,0 cm é colocada entre os polos de um grande eletroímã, onde o campo magnético é uniforme e forma um ângulo de 60° com o plano da bobina. O campo magnético diminui com uma taxa igual a 0,2 T/s. Qual é o módulo e o sentido da fem induzida?

Exercícios para Casa  29.22 - No interior de uma curva fechada existem diversos condutores. A integral de linha em torno da curva fechada é igual a 3,83 x 10-4 T.m. Qual é a corrente total que passa no condutores? Resp.: 304,78 A 29. 23 A figura mostra a seção reta de diversos condutores que conduzem correntes que atravessam o plano da figura. O sentido das correntes são indicadas na figura e os módulos são I1 = 4,0 A, I2 = 6,0 A e I3 = 2,0 A. Quatro trajetórias indicadas pelas letras de a até d são mostradas. Qual é o valor da integral de linha para cada trajetória? Resp.: 0; 5x10-6T.m; 2,5x10-6T.m; 0 29. 26 – Um solenoide longo de comprimento 15,0 cm e raio 2,5 cm possui 600 espiras enroladas de modo compacto. A corrente que passa nas espiras é igual a 8,0 A. Determine o campo magnético em um ponto situado nas proximidades do centro do solenoide. Resp.: 40,2 mT 29.28 - Um solenoide toroidal possui raio interno de 15,0 cm e raio externo de 18,0 cm. O solenoide possui 250 espiras e conduz uma corrente de 8,5 A. Qual é o módulo do campo magnético em um ponto cuja distância ao centro do toroide seja (a) 12,0 cm? (b) 16,0 cm? (c) 20, cm? Resp.: 2,6 mT

Exercícios para Casa  30.2 – Em uma experiência de física feita em laboratório, uma bobina com 200 espiras com seção reta de área igual a 12 cm2 gira em 0,04 s desde uma posição na qual seu plano é perpendicular ao campo magnético da Terra até uma posição na qual seu plano é paralelo ao campo. Qual é a fem média induzida, sabendo que o campo magnético da Terra é igual a 6,0 x 10-5 T? Resp.: 3,6x10-4V 30.6 – Uma bobina com raio de 4,0 cm, com 500 espiras, é colocada em um campo magnético uniforme que varia com o tempo de acordo com a relação B = (0,012 T/s)t + (3,0x10-5 T/s4)t4. A bobina está conectada a um resistor de 600 Ω e seu plano é perpendicular ao campo magnético. A resistência da bobina pode ser desprezada. (a) Calcule o módulo da fem induzida na bobina em função do tempo. (b) Qual é o módulo da corrente que passa no resistor para t = 5s. Resp.: (0,03+3,0x10-4t3)V; 1,125x10-4A