Arquitetura da Informação II Aline Moreira Bruno Correa Débora Cristine.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquitetura de informação
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA WEB
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Engenharia de Software
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS
arquitetura de informação
organização de cartões
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Analisar as metodologias e as práticas utilizadas em projetos de websites no Brasil, partindo de estudos quantitativo e qualitativo junto a arquitetos.
Portfólio de Matemática
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Rational Unified Process(RUP)
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
SISTEMA É UMA ENTIDADE QUE MANTEM SUA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DE SUAS PARTES ( Bertalanffy ) Interação Mútua Diferente duma simples.
Sistema Web para Departamentos
Introdução a Teoria da Classificação
Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Ferramentas de Mediação no Moodle
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004
T ÓPICOS DE I.A. Métodos de Busca Busca em Espaços de Estado Prof. Mário Dantas.
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
Definição O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros.
Joice May de Aguiar Florianópolis, 25 de outubro de 2004
Psicologia da interface
Arquitetura da Informação de websites. Você consegue assimilar toda informação que precisa?
Fundamentos de Engenharia de Software
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
Funções Mentais Superiores
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Arquitetura da Informação
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Interface Usuário Máquina
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
COMO ELABORAR UM MANUAL DA QUALIDADE
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
IUM Aula 09.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Arquitetura da Informação Lílian Simão Oliveira.
Avaliação Heurística do Gmail
Marcelo B. Nogueira Bruno Xavier da Costa Adelardo A. D. Medeiros
Processos do Design 27/09.
Links Patrocinados Google AdWords. Links Patrocinados 1) Compra de palavras-chaves relacionadas ao target em sites de buscas 2) A negociação é por clique,
Dados abertos interligados
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Fundamentos de Interface
Arquitetura da Informação e Web semântica
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DA CADEIA PRODUTIVA DO COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS Jaú/SP, junho 2011 Por: Maria Fernanda de Oliveira / UFSCar.
Wireframe O wireframe é ilustração visual de um site. Através dele é possível distribuir e organizar informações, imagens e os espaços. Normalmente criado.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
1. 2 Gerenciador de Tarefas  Azael de Melo e Sousa 3.
Acessibilidade na Web.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Acadêmicos: Elisangela Fernandes Duarte Sandro Colaço de Lima
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Arquitetura da informação informação Jornalismo online 1 [ Prof. Lorena Vieira ]
Transcrição da apresentação:

Arquitetura da Informação II Aline Moreira Bruno Correa Débora Cristine

Arquitetura da Informação II “Arquitetura de Informação é a arte e a ciência de estruturar e organizar ambientes de informação para ajudar as pessoas a satisfazerem suas necessidades de informação de forma efetiva.” Steve Toub apud Reis (2004)

Arquitetura da Informação II Segundo ROSENFELD e MORVILLE (2002) a arquitetura da informação se divide em quatro sistemas interdependentes: Navegação, organização, rotulação e busca. As variáveis a se considerar ao definir a arquitetura da informação são: Usuários, contexto e conteúdo.

Sistema de Organização Define o agrupamento e a classificação do conteúdo informacional.

Sistema de Organização - Exatidão

Sistema de Organização -Ambiguidade Liquidificador está em “Eletrônicos”, “Eletroportáteis” ou “Utilidades Domésticas”? Aparelho de DVD está em “Eletrônicos” ou “DVDs e Bluray”?

Sistema de Organização Já sabemos da importância da organização de ambientes informacionais. E como determinar a organização dos conteúdos - em conjunto com o modelo de rotulação, navegação, e busca - de forma a manter boa usabilidade e atender os requisitos e objetivos do público alvo, do projeto e do negócio??? Definindo o sistema de Organização, a partir de ferramentas como Card Sort, Paper Prototype (Wireframe) e Avaliação Heurística; Em seguida documentando, acompanhando, implementando e medindo os resultados.

Sistema de Organização - Heurísticas Regras gerais (específicas ou genéricas), diretrizes de boas práticas de design (Nielsen, Rosenfeld). Exemplos: Diálogos simples e naturais (responder exatamente a pergunta) Minimizar sobrecarga de memória do usuário (perguntar a idade em dias; é o site que deve calcular, não o usuário) Feedback (site deve indicar de forma perceptível que está processando \respondendo ao clik do usuário) Boas mensagens de erro (informar sim, confundir não)

Sistema de Navegação Navegar exige instrumentos que indiquem a localização, posição, orientação e direção através de pontos de referência. Na web, especifica os caminhos, trilhas, as maneiras de navegar, de se mover pelo espaço informacional e pelos links do site; Deve responder a 3 perguntas básicas: - Onde estou? - Onde estive? - Aonde posso ir?

Sistema de Navegação Dividido em: 1.Sistema de Navegação Embutido: elementos de navegação apresentados junto com o conteúdo; contextualiza e oferece flexibilidade de movimento. 2.Sistema de Navegação Remoto: elementos externos a hierarquia do site; fornece caminhos complementares para encontrar o conteúdo e completar tarefas.

Sensação – Percepção – Cognição Objeto Características: - cor - textura - tamanho - formato - profundidade Captação pelo Sistema Sensoria l Cérebro Estruturas corticais Sistema Cognitivo Processo Perceptivo Processos Cognitivos Interpretação e Integração das características do objeto aos conhecimentos do sujeito RESPOSTASRESPOSTAS Memória Categorização Atenção Resolução de Problemas: tipos de raciocínio Linguagem Fonte: ABRAHÃO (2003)

Sistema de Rotulação O termo “Rótulo” é uma metáfora; O site é um espaço para o usuário fazer uma busca de algo e as páginas simulam locais físicos. Um site também possui áreas específicas para cada objetivo. O site remete a uma estrutura real. O termo navegar no site é uma metáfora, pois só se navega no rio ou mar.

Sistema de Rotulação Estabelece a representação e a apresentação da informação, definindo signos para cada elemento informativo; Dificuldades Conseguir falar a linguagem do usuário. Superar a ausência de feedback. Difícil de mensurar.

Sistemas de Busca O conjunto de respostas que o usuário irá obter a partir das perguntas feitas.

Exemplos

Referências Senac-PlanetaWeb.pdf. Acesso em 26/06/ Senac-PlanetaWeb.pdf ormacao_2011.pdf. Acesso em 26/06/ ormacao_2011.pdf cao_DesigndaInformacao pdf Acesso em 26/06/ cao_DesigndaInformacao pdf