Tomar medicamento por conta própria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Referência Descentralizado Dr. Paulo Ivo Cortez de Araujo
Advertisements

Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Brasília, 09 de abril de 2007.
           Fórum Propaganda e Publicidade de Medicamentos Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos          Patrocínio Apoio.
SEMINÁRIO LIDANDO E PREVENINDO COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA EMPRESA
6a. Série – UT 04.
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
I Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
PET Farmácia apresenta
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
Avaliação das coberturas vacinais da hepatite B
Módulo 1. Projeto Farmácias Notificadoras
ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS NO CUIDADO
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Comunicação e saúde na grande mídia
MEDICALIZAÇÃO A quem serve?.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Perigos da automedicação
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Química e Medicamentos
II Encontro de Educação e Saúde
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
O desafio do trabalho em “rede”
Período : Quinta - 31/01/08 às 07:00h até Sábado - 02/02/08 às 05:00h SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Fonte: Sistema SALUTE.
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Período : Quinta - 31/01/08 às 07:00h até Domingo - 03/02/08 às 05:00h.
Caracterização da utilização de nimesulida pela população do distrito de Lisboa: Análise da adesão às recomendações europeias emitidas em 2012 Mariana.
FUNDAÇÃO PARA O REMÉDIO POPULAR
Panorama da Saúde no Brasil
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Condições de vida na África
I FÓRUM ESTADUAL DE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU INSERVÍVEIS DO ESPÍRITO SANTO.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
A medicalização da educação
ACESSO A MEDICAMENTOS EM PNEUMOLOGIA
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
 Curso: Administração  Turma: 1º ADN –  Professora: Neuma Maria Simões Alves.
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público CRF-PR.
ACIDENTES DE TRABALHO Registrados no INSS cerca 410 mil acidentes de Trabalho; Registrados no INSS cerca 410 mil acidentes de Trabalho; Comparando.
FARMACÊUTICA PRISCILA XAVIER. Medida para prevenir e reduzir os riscos à saúde e ao meio ambiente. Fonte:
A. Um dos problemas se refere ao fato de que as secretarias de saúde gerenciam um vasto e complexo número de unidades de atendimento, profissionais e programas.
Antonio Garcia Reis Junior
Medicamentos isentos de prescrição (MIPs)
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Automedicação: por que a prática é tão comum?
Farmácia Hospitalar – Centro de Informações de Medicamentos (CIM)
Medidas de Saúde Coletiva
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
GPROP Maria José Delgado Fagundes Rio de Janeiro, 24 de maio de 2007 CIDADÃO INFORMADO:A SAÚDE AGRADECE CECOVISA/ENSP/FIOCRUZ Educação.
Assistência Farmacêutica
OBESIDADE.
Fundamentos em Farmacologia
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
SESI Farmácia Contribuir para a redução do absenteísmo e presenteísmo na indústria através do acesso a medicamentos, correlatos e assistência farmacêutica,
Elaboração de Resumos na Prática LIS – Localizador de Informações em Saúde Comissão dos Familiares dos Mortos e Desaparecidos da Ditadura Brasileira.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Transcrição da apresentação:

Tomar medicamento por conta própria O que é automedicação? Tomar medicamento por conta própria faz mal à saúde? Curso de Atualização em Políticas Públicas com Ênfase na Assistência Farmacêutica da CRSCO - 30/11/2011

Automedicação: termo usado para designar a “ação de medicar-se por conta própria” prática largamente difundida no Brasil e no mundo efeitos indesejados e imprevistos, causando danos à saúde dano ao bolso dos usuários, por estar relacionado ao alto custo e à aquisição de produtos desnecessários pode não surtir efeito algum; agravar doenças; mascarar sintomas, tornando mais difícil o diagnóstico de determinadas enfermidades, além de causar danos sérios ao organismo ao atingir órgãos que não estão doentes.

Por que as pessoas se automedicam? dificuldade de acesso a um médico ou a um odontólogo – seja pela localização geográfica, com moradias distantes dos serviços de saúde ou pela falta de informação hábito de resolver os problemas de saúde considerados rotineiros da sua própria maneira, alegando falta de tempo ou boa saúde sugestão de um conhecido próximo (vizinho, irmão, balconista da farmácia)

Por que as pessoas se automedicam? mensagens publicitárias veiculadas pelos diversos meios de comunicação comprar medicamento por conta própria, na farmácia mais próxima, tornou-se a primeira opção da maioria da população brasileira para tratar sintomas comuns à maioria das doenças

RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO Todos os medicamentos, sem exceção, possuem efeitos colaterais e provocam riscos à saúde e, por isso, a sua administração deve ser orientada por médicos, ou farmacêuticos. A automedicação pode causar interação medicamentosa, ou seja ao combinarmos medicamentos, um pode interferir na ação do outro, potencializando-a ou mesmo anulando-a. O mesmo pode acontecer em relação a certos alimentos.

INTOXICAÇÃO No Brasil, é grande o número de vítimas por intoxicação de medicamentos. O Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) registrou, em 2004, 81.824 casos de intoxicação humana no país. Sendo que os medicamentos, com um percentual de 29%, lideram a lista dos principais agentes tóxicos causadores dessas intoxicações. A forma mais comum de intoxicação é acidental (55% dos casos registrados) e a faixa etária mais atingida é a de crianças menores de cinco anos, que representam 23,8% dos casos. De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), todo ano cerca de 20 mil pessoas morrem vítimas da automedicação no Brasil.

Fonte Material de apoio para educadores em saúde utilizado na Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos: “A informação é o melhor remédio - Dicas para trabalhar com os vídeos da campanha”. Parceria entre a Anvisa e o Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. (2008)