Prof. Luciel Henrique de Oliveira PE 02 FATORES DE COMPETITIVIDADE: planejando a mudança Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br 1 1
Objetivos desta aula Compreender a evolução dos fatores de competitividade a partir de uma perspectiva histórica Discutir o contexto brasileiro Utilizar o “modelo evolutivo” como ferramenta de diagnóstico e orientação para mudança
O que é competitividade para um atleta?
O que é competitividade para uma empresa?
Fatores determinantes da competitividade Fatores sistêmicos Macroeconômicos Políticos- institucionais Regulatórios Infra-estruturais Sociais Características regionais Condições internacionais Fatores estruturais Mercados Configuração da indústria Concorrência Fatores internos à empresa Estratégia e gestão Capacitação produtiva e tecnológica Recursos humanos Fonte: Adaptado de Coutinho e Ferraz (2004: 19)
Produtividade no Brasil Estudo – Instituto McKinsey Estudo de 8 setores empresariais indústria automobilística bancos de varejo construção residencial indústria siderúrgica telecomunicações transporte aéreo de passageiros alimentos processados varejo de alimentos Conclusões Produtividade do trabalho das empresas brasileiras é apenas um quarto das empresas americanas A distância é grande, porém o caminho é “mapeável” As empresas brasileiras tem as condições objetivas para aumentar a produtividade do trabalho, com grande impacto sobre a renda per capita 28
Produtividade no Brasil Estudo – Instituto McKinsey Bancos de Varejo < 3 100 0 - 5 15 - 20 15 - 20 15 - 20 40 BRASIL EUA Capital / Tecnologia Mix de pagamentos Escala, capacidade Organização Utilização da capacidade 28
Valor adicionado por trabalhador ocupado Fonte: OIT/IEDE 28
Crescimento da produtividade do trabalho Fonte: OIT/IEDE 28
Estudo mundial sobre práticas de gestão Fonte: NBER Reporter: Research Summary 2008 Number 4 – Nick Bloom and John Van Reenen 28
Estudo mundial sobre práticas de gestão Fonte: NBER Reporter: Research Summary 2008 Number 4 – Nick Bloom and John Van Reenen 28
Competitividade, produtividade e desenvolvimento Expectativa de vida Desenvolvimento Renda per capita Competitividade Produtividade 28
Os argumentos do texto-base Grandes empresas evoluem de acordo com as demandas do ambiente competitivo Inovação é a grande demanda nos anos 90 (e também nos anos 00) Evolução de tipos ideais passa por eficiência; qualidade; flexibilidade; e Inovação Saltar fases é difícil ou até impossível
Um modelo para avaliar e melhorar a gestão A empresa eficiente A empresa de qualidade A empresa flexível A empresa inovadora Tempo Crescimento Evolução acumulativa
Na vida real... Temos simultaneidade de fases Temos heterogeneidade entre empresas Temos heterogeneidade intra-empresas Temos “saltos”: imposição das forças competitivas causa de inconsistências Modelo ajuda a compreender estágio de desenvolvimento da empresa e planejar transições Alto nível de competitividade exige eficiência, qualidade, flexibilidade, inovação e ....... sustentabilidade (?)
Questões para reflexão Qual o estágio competitivo de sua empresa? Quais os grandes desafios de gestão em sua empresa? Como enfrentá-los?
Conclusões ___________________