Estrutura Familiar e Dinâmica Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Advertisements

O IDOSO NO CONTEXTO FAMILIAR
Em defesa da Família Tentacular
A regulamentação de visitas e a dificuldade de separação dos casais.
A FAMÍLIA COMO FOCO DE ATENÇÃO EM SAÚDE
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
O desafio da incerteza F A L M A I Í Daniela Mello Lydia Valentini.
Profª. Ms. Assistente Social Mª Natalia Ornelas Pontes Bueno Guerra.
Velhice e Família
Estrutura familiar e dinâmica social
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
FAMÍLIA: avaliar para crescer
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
Instituição Familiar Sociologia.
Trabalho realizado por:
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
A FAMÍLIA E OS RITOS DE PASSAGEM
FAMÍLIA Escola, Família e Comunidade
CONHECENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS II:
F A M Í L I A origem etimológica da palavra “família”
Trabalho de Moral A Família.
Família.
Estrutura familiar e dinâmica social
Relações de parentesco
“Sentir-se bem em família: os diversos tipos de família”
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Estrutura familiar e dinâmica social
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Direito das famílias - atualidades
FAMÍLIA. FAMILIA A família é um veículo de transmissão de valores, como justiça, solidariedade, educação, saúde, respeito e responsabilidade. Podemos.
RELAÇÃO DE PARENTESCO.
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Pensar a Sociologia Sociologia, 12.o ano
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Estrutura familiar e dinâmica social
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Alunos: Abraão Ramos, Erineide Oliveira, Fernanda Correia, Luciene Figueiredo, Maria Brandão e Marta Campos Professor: Luiz Mena.
Estrutura familiar e dinâmica social
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
ARRANJOS FAMILIARES O crescente aumento do nº de domicílios no Brasil, revela mudanças na estrutura familiar do país. Em 1970, contabilizava-se 17,6 milhões.
Psic. Rosângela G. Loureiro
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
AS DIVERSAS CONFIGURAÇÕES FAMÍLIARES
Proposta A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas e sociais. Na família pré-moderna, a própria família era o centro,
Família, comunidade de amor
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
Noção jurídica de família, relações familiares e parafamiliares
Introdução MITOS LEALDADES CRENÇAS LEGADOS VALORES SEGREDOS RITOS.
FAMÍLIA.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
ADOÇÃO SILVIA OZELAME RIGO MOSCHETTA. ADOÇÃO Previsão legislativa Previsão legislativa - arts a 1619 do Código Civil; - arts a 1619 do Código.
Status e papel.
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
As Instituições Sociais
Família na contemporaneidade
APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIBELINHA Câmara Municipal de Valpaços.
FAMÍLIA.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Prof. Lúcia. Existe uma relação entre todos os elementos e constituintes da sociedade. Os fatores essenciais dos problemas públicos, das questões e programas.
Família Professor: Cordeiro.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Estrutura Familiar e Dinâmica Social Trabalho Realizado por: Joana Santos

Conceito de Família Conjunto de pessoas que estão ligadas por laços de parentesco, resultantes de casamento ou de consanguinidade.

Relações de parentesco São relações entre pessoas onde se estabelecem pela consanguinidade (mãe, filho, pai…), pela aliança e noutros casos pela adoção.

A família enquanto grupo específico e diferenciado de outras estruturas sociais: A família representa um grupo social primário que é influenciado por outras pessoas e instituições. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações. Hoje em dia o pai é o que tem “poder”, ou seja, é aquele que será o chefe de família. Normalmente, as funções atribuídas à família, em qualquer contexto social são: Sexual; Reprodutiva; Económica; socialização da estrutura familiar.

Modelos de famílias na sociedade contemporânea Existem várias transformações que se verificam a vários níveis: Papeis parentais Tipos de Famílias Papeis Familiares

Papeis familiares O modelo de segmentação de papeis masculinos e femininos passam a ter estatutos idênticos e a partilhar responsabilidades na gestão de vida familiar, na educação e cuidado dos filhos.

Papeis Parentais Verifica-se que há uma relação mais democrática entre pais e filhos na perda de obediência dos filhos relativamente ao pai.

Nas sociedades contemporâneas, nas famílias extensas surgem as famílias: Monoparentais Recompostas

Famílias monoparentais Famílias monoparentais corresponde a situações em que apenas um adulto reside com as crianças. Existem vários fatores que podem levar a esta situação: divorcio, morte de um dos elementos da família…

Famílias recompostas: São resultantes de uma constituição de laços conjugais depois do divórcio. Os seus elementos podem não estar ligados por laços de parentesco e de consanguinidade, ou seja, pelos menos um dos adultos pode ter filhos de casamentos anteriores.

Relacionamento intergeracional Na sociedade contemporânea existem outros dois aspetos em relação às mudanças na família: - A integração/exclusão dos idosos. A transição dos jovens para a vida adulta A integração/exclusão dos idosos.

A transição dos jovens para a vida adulta Para os jovens cada vez é mais difícil autonomizarem-se, ou seja, terem uma vida e um espaço próprio para construir a sua própria família.

A integração/exclusão dos idosos Atualmente no mundo, um dos problemas da sociedade é o envelhecimento da população. Esta situação tem vindo a provocar um desequilíbrio geracional, ou seja, aumento dos mais velhos e diminuição dos mais novos. Muitos idosos continuam a manter o seu próprio núcleo familiar, daí o facto de muitas famílias unipessoais serem constituídas por idosos (viúvos).

Muitas vezes no processo de envelhecimento ocorrem dentro de um família muitos conflitos. Este conflitos podem ser graves quando os idosos tem expectativas de receber atenção necessária no momento em que estiverem a perder as suas capacidades. Estes conflitos podem original no abandono de idosos.

Fim “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.”