Possibilidades Didático-pedagógicas de utilização de AVAs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MARIA APARECIDA TRARBACH
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Perguntas de Modelação
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Transcrição da apresentação:

Possibilidades Didático-pedagógicas de utilização de AVAs Jucimara Roesler Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Desenho Pedagógico Define: Conjunto de ações relativas ao planejamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem e constitui a gestão da aprendizagem de um projeto de EaD. Na concepção do desenho pedagógico a equipe gestora visa a garantir a oferta de formação sintonizada com os contextos social, econômico e cultural e, também, com um processo de ensino-aprendizagem adequado aos interesses, expectativas e necessidades dos estudantes Define: objetivos educacionais concepção curricular mídias educativas e de comunicação concepção e execução dos materiais didáticos metodologia de ensino e dinâmica do atendimento tutorial.

Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Produção de material didático Secretaria acadêmica Definição dos objetivos educacionais Arquitetura de distribuição do conteúdo Modelo de interação Sistema de avaliação da aprendizagem Montagem, coordenação e acompanhamento da equipe de produção Cronograma de produção Distribuição Logística Avaliação Definição de papéis, atribuições e procedimentos Montagem e coordenação da equipe Escolha dos recursos de comunicação Horário de atendimento Suporte técnico Sistema tutorial Matrícula Registro acadêmico Expedição de documentos Certificação

Desenho pedagógico e as TIC Viabilizam a relação entre estudantes e os temas a serem estudados e debatidos, uma vez que fornece a estrutura para diferentes concepções arquiteturais de distribuição dos conteúdos O material didático on-line reflete estratégias de criação, de diálogo e de co-autoria dos estudantes em processos colaborativos a partir do DP. São três os elementos determinantes do desenho pedagógico de um curso a distância: a concepção de aprendizagem e da avaliação, os materiais didáticos e os dispositivos de comunicação. Desenhos pedagógicos com baixa interatividade e que concebem o conhecimento como algo a repassar ignoram as potencialidades disponibilizadas pelas atuais tecnologias.

O desenho pedagógico e os materiais didáticos on-line Podem apresentar: caráter mediador; suportes para os conteúdos, fonte de orientação da trajetória dos estudantes, e ponto de apoio para pesquisas e projetos. Compostos de: Dispositivos de comunicação Dispositivos de gestão pedagógica

O desenho pedagógico e os materiais didáticos on-line O DP prevê ações que possibilitem aos estudantes o alcance dos objetivos educacionais, aquisição das habilidades e competências requeridas à sua formação profissional e de cidadão crítico, para isso, comporta estratégias que proporcionem abordagem ampla e crítica dos conteúdos. O designer instrucional planeja e executa ações ligadas à arquitetura de distribuição dos conteúdos, definição de estratégias de redação, concepção pedagógica de ambientes on-line, estética dos AVA, avaliação de aprendizagem e cronograma de estudo. Através da arquitetura de distribuição do conteúdo, da organização e da apresentação do conteúdo o estudante se depara com um roteiro de estudos que sistematiza o conhecimento de forma a proporcionar aprendizagem.

Dispositivos de Comunicação Salas de Bate-papo Fóruns de Discussão Correio eletrônico

Salas de bate-papo dinamiza a comunicação de modo mais informal entre professores e alunos, e estes entre si; amplia os espaços de participação, socialização e discussão sobre os conteúdos da disciplina; possibilita resolver dúvidas em tempo real na elaboração de trabalhos individuais ou em grupo; possibilita a utilização por parte dos alunos para organizar-se na realização de atividades conjuntas; serve de mecanismo para lançar perguntas, tanto pelo professor quanto pelos alunos; permite avaliar as intervenções dos alunos conectados no momento, e; pode ser um instrumento utilizado para proporcionar a afetividade, familiarização e aproximação dos agentes do processo educativo.

Fóruns de Discussão Permite que alunos e professores possam administrar a participação conforme a conveniência de sua agenda pessoal; o mediador mantêm ativa a discussão e intervêm de forma criativa para que o grupo sinta-se estimulado a continuar o debate; possibilita a eliminação de encontros presenciais para debater/socializar um conteúdo; possibilita o desenvolvimento da consciência coletiva e o sentimento de pertencimento a um grupo; o aluno pode assumir o papel de mediador e assim desenvolver habilidade de líder.

Correio eletrônico Possibilita o envio de textos, imagens, links, informações de ordem administrativa, acadêmica e pedagógica; a assincronia deste recurso permite a flexibilidade da comunicação na medida em que as mensagens podem ser armazenadas, recuperadas, modificadas e reenviadas; facilita a organização dos grupos de alunos e a resolução de problemas.

Dispositivos de gestão pedagógica Ajuda: é um tutorial do AVA que possibilita resolver pequenas dúvidas de acesso e de usabilidade dos recursos disponíveis; Mural: espaço para disponibilizar informações de ordem geral relativas a Comunidade Virtual de Aprendizagem da qual o aluno faz parte; Perfil ou Apresentação: com esse recurso disponibiliza-se dados pessoais e profissionais como objetivo de aproximar os envolvidos na Comunidade Virtual de Aprendizagem. Calendário acadêmico: é um instrumento de organização das atividades letivas. Aqui estão definidos prazos de início e fim da disciplina, datas de encontros presenciais, datas de envio das atividades a distância, entre outros;

Dispositivos de gestão pedagógica Dúvidas Mais Freqüentes: é um espaço destinado à consulta e envio de dúvidas e publicação daquelas que apresentam caráter relevante para toda a turma ou se mostrem com freqüência; Suporte: espaço que permite ao aluno entrar em contato com monitores para dirimir dúvidas de caráter técnico- informáticas; Midiateca ou Weblioteca: por meio desse recurso o professor poderá disponibilizar textos, links, artigos e indicar filmes ou outros recursos audiovisuais.

à distância Estratégias de Adequação linguagem Projeto do Curso Textos auxiliares Redação de recorrência Chamadas de reflexão Estratégias de linguagem Seleção de Conteúdo Estratégias de organização Estratégias hipertextuais cooperativas De avaliação Diálogo simulado Interpretação Adequação Entrada Desenvolvimento Encerramento Texto impresso Projetos Estudo de caso Fórum de discussão Bate-papo Lista de discussão Pesquisa coletiva Wikis Blogs Da aprendizagem Imagens Figuras Leituras Músicas Audiovisuais Texto on- line Hipertextos Hipermídia Roteiro de navegação Do material didático Auto-avaliação Presencial à distância Pré-teste Pós-teste Estratégias de Redação Ementa Carga Horária Objetivos de aprendizagem Projeto do Curso

Estratégias de Redação A linguagem, a organização do texto, o hipertexto, a cooperação e avaliação são estratégias de redação constituídas por: adequação da linguagem; seleção das imagens; indicação de bibliografia, webliografia, audições e audiovisuais; indicação de textos auxiliares; utilização dos dispositivos de comunicação síncronas e assíncronas; desenvolvimento de projetos e/ou estudos de caso, construção de roteiro de navegação e, atividades de avaliação e de auto-avaliação da aprendizagem e do material didático.

Estratégias de organização do texto O texto pode ser dividido em capítulos, unidades ou seções; Algumas estratégias propostas por Gutierrez e Prieto (1994) podem auxiliar o autor a conceber e arquitetar seu texto on-line: Estratégias de entrada são utilizadas para chamar a atenção sobre o conteúdo abordado, oferecendo um ponto de partida para o diálogo que se começa a construir. Elas demonstram a intenção pedagógica e as possibilidades de interação com o conteúdo. As estratégias de desenvolvimento possibilitam a relação permanente com a realidade dos alunos garantindo a pertinência, a atualidade e a aplicabilidade dos conteúdos. As estratégias de encerramento possibilitam recuperar a discussão inicial do texto, a indicação de projeções para o futuro, o levantamento de questões para reflexão e elaboração de resumos ou o estabelecimento de relações com outros assuntos já estudados

Estratégias hipertextuais Diferentes percursos podem ser construídos a partir dos links disponíveis na web disponibilizados aos estudantes. A estética pode ser explorada de forma O roteiro consiste em organizar o conteúdo estabelecendo as diversas conexões internas, próprias do conteúdo, com o ambiente e com a rede. Cuidado com a estruturação dos links na arquitetura de distribuição dos conteúdos de forma que os alunos não se percam na navegação. A importância da utilização dessas estratégias reside, também, na possibilidade de ligação com conhecimentos anteriores e conhecimentos posteriores. O aspecto estético pode ser muito bem explorado, porém uso abusivo de recursos visuais tende a desviar a atenção do objetivo da aprendizagem. A escolha de cores, figuras, desenhos e tipos de letras são integrantes das estratégias de desenvolvimento do tema de estudo

Estratégias hipertextuais É importante frisar que os textos escritos serão lidos na tela do computador, o que solicita que sejam objetivos, sem excesso de informações. Ao propor atividades a serem desenvolvidas no AVA é importante orientar os alunos sobre os objetivos que se deseja alcançar e como proceder para a sua realização. As atividades devem ser planejadas de forma a aproveitar as potencialidades do acesso ao material de forma on-line, que suplantam o mero acesso à informação, permitindo a interatividade.

A utilização de imagens e figuras Imagens e figuras, retratam, ilustram, organizam e explicam o conteúdo de forma sintética. Podem desempenhar funções explicativas, organizativas do conteúdo, de esclarecimento de relações causais entre grandezas ou de relações entre elementos e conceitos. Imagens e figuras com função organizativa são representadas pelos gráficos, diagramas, esquemas, tabelas e mapas. As explicativas apresentam argumentos, legendas, identificação de partes, de funções e de movimentos. O autor precisa reconhecer sua função para eleger a que melhor se adapte aos seus objetivos, uma vez que a relação texto-figura precisa ser inequívoca, explícita e de fácil compreensão.

Estratégias Cooperativas A compreensão da avaliação, como estratégia cooperativa, suplanta a mera mensuração e verificabilidade da aprendizagem; O trabalho com projetos, estudo de caso, fóruns de discussão, bate-papo, pesquisas em grupo, publicação em wikis, construção de weblogs, videologs, fotologs, são estratégias que viabilizam a cooperação. O trabalho com projetos permite que o conhecimento seja construído a partir de situações baseadas nas descobertas dos alunos A utilização de estudo de casos permite envolver assuntos de várias áreas de conhecimento, tanto no que concerne a conteúdos de disciplinas isoladas, como no que se refere às interligadas A utilização de um fórum de discussão é uma excelente estratégia para manter um espaço aberto para análises, confrontação de idéias ou para gerar novas discussões. O bate-papo é uma ferramenta que pode ser utilizada com o intuito de promover um seminário on-line ou um debate.

Estratégias Cooperativas A lista de discussão proporciona o debate de assuntos de interesse comum, podendo ser utilizada como canal de comunicação ou avaliação de um conteúdo. A pesquisa em grupo é uma estratégia muito interessante para promover a investigação e a socialização entre os alunos, uma vez que pode servir de arcabouço para uma discussão coletiva, como forma de aprofundar determinado conteúdo e ainda, compor um texto ou relatório O wiki é um programa de edição e publicação de páginas na Internet que permite a construção de textos coletivos. Ou seja, a partir dos comandos próprios da linguagem wiki é possível aplicar os fundamentos da interatividade, participação-intervenção, a bidirecionalidade-hibridação e a permutabilidade-potencialidade, propostos por Silva (2000). O weblog, ou simplesmente blog, é uma ferramenta de comunicação assíncrona que permite a criação, atualização e publicação de conteúdos dinâmicos na Internet Ao elaborar as atividades cooperativas momentos de socialização, de trocas de experiência, de desenvolvimento ou aquisição de estratégias cognitivas e afetivas são lançada no CVA .

Estratégias de Avaliação A avaliação on-line está diretamente ligada à participação em fóruns, bate-papos, listas de discussão e demais atividades que remetem às produções e publicações em um AVA. A avaliação precisa levar em consideração, além da execução da tarefa solicitada, o número e a qualidade de intervenções, o grau de contribuição dos estudantes e sua capacidade de gerar novas discussões, ou seja, co-autoria no conhecimento produzido. A comunicação assíncrona permite a reflexão e fundamentação da resposta antes que seja postada. Na comunicação síncrona, o tempo de reflexão é menor, já que as intervenções são realizadas ‘no calor da hora’. Por isso, ao iniciar a atividade avaliativa os objetivos, as regras, as atitudes e os procedimentos de participação servem como ‘guia de etiqueta’ para o grupo.

Muito obrigada! jucimara@unisul.br