Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Conclusão de Curso - FAQUI -
Advertisements

E.E.B. JOÃO ROMÁRIO MOREIRA JARAGUÁ DO SUL LENOIR TREVISANI FILHO Ciências.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Título: fonte Calibri tamanho 48
Informações importantes
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS CONCLUSÃO
do autor principal/apresentador
Introdução a Educação a Distância
TÍTULO EIXO TEMÁTICO INTRODUÇÃO
Nome dos autores + instituição Apresentador + instituição
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos Ensino Superior Público
Mostra de Iniciação Científica Modelo de Painel
TÍTULO DO TRABALHO (CAIXA ALTA)
COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO
TÍTULO EM CAIXA ALTA, LETRA ARIAL, TAMANHO 60,
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Marca IES TÍTULO EM NEGRITO E CAIXA ALTA – CENTRALIZADO José da Silva1; João de Souza1; Paulo José2. 1Estudante do curso de XXX, Universidade Comunitária.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
Título do trabalho Nome dos alunos e professor orientador
Título do Trabalho Nome completo do(s) autor(es)
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
TÍTULO DO TRABALHO (CAIXA ALTA)
FACULDADE VERDE NORTE – FAVENORTE
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO Marcas, Siglas de Apoios
PROFESSOR COORDENADOR: JINBO, M.
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
NOME DO ALUNO Banca Examinadora Orientador: Prof Prof
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
TÍTULO xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx INTRODUÇÃO DISCUSSÃO OBJETIVOS
Arial, Tamanho 56 (Título do Trabalho)
Mostra de Iniciação Científica Modelo de Painel
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Título Autores VITÓRIA 2018.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
II SEMEARO Título do Plano de Trabalho Introdução Objetivo Metodologia
Biblioteca Virtual: Breve tutorial de uso
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Título título título título título título título título Título título título título título título título Nome do Autor Cargo, Instituição;
O controle do ensino em suas mãos
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Tema | ano Aluno: Fulano da Silva de Tal |
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
NOME DO ALUNO Banca Examinadora Orientador: Prof Prof
MATERIAIS E MÉTODOS OU CASUÍSTICA E MÉTODOS
Título do Plano de Trabalho
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Transcrição da apresentação:

Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor Prof. Ms. Raphael de Carvalho Aranha Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo (HOTEC) contato@raphageo.com.br INTRODUÇÃO A utilização de projetor é uma prática comum nas aulas dos cursos superiores e constitui-se em uma das principais ferramentas didáticas utilizadas pelos docentes. As aulas costumam ser longas e o material é posteriormente disponibilizado em copiadoras, na forma digital por meio das redes sociais, por e-mails ou nos sistemas internos das instituições. Uma aula inteira somente com projetor: OBJETIVOS Este ensaio, através de questionários, buscou entender as percepções dos discentes em relação às aulas ministradas com o auxílio do projetor. Além disso, procurou-se levantar informações a respeito de: 1) Como os discentes desejam acessar os arquivos das aulas; 2) A importância da existência de um site pessoal do professor na internet; 3) Qual conteúdo disponibilizado pode ser útil para os alunos no complemento da aula. A utilização de figuras, gráficos, vídeos, música, tabela; tornam a aula com projetor mais interessante? MÉTODO A pesquisa foi aplicada para 25 alunos do curso superior de Gestão em Turismo da Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo (HOTEC) e os dados foram transformados em gráficos, utilizando software Numbers (Apple). Aula com projetor: RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES O trabalho conseguiu provar a hipótese de que o docente é o responsável em tornar a aula com o projetor bem sucedida, utilizando sua criatividade para não deixá-la maçante. Os alunos desejam uma aula com projetor dinâmica, recheada de desafios e não somente exposições com narrações. Sugere-se a utilização de figuras variadas (charges, fotos, ilustrações), gráficos, músicas, vídeos e tabelas. A utilização do projetor ajuda no seu processo de aprendizagem? Quando a aula é realizada com projetor como prefere que ela seja disponibilizada?