CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
Advertisements

PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
Mortalidade infantil. De acordo com o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU),
A Mortalidade Infantil. No BRASIL: A mortalidade de crianças com menos de um ano foi de 47,1 óbitos por mil nascimentos, em 1990, para 19 em Até.
Nova Cultura da Agua Jornadas de Gestão Integral e Sustentável da Água 7 Julho 2011.
Luís Todo Bom 4ª Aula O Mercado de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Ameaças e Mudanças Climáticas Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais.
© 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 2 C A P Í T U L O Um Giro pelo Livro.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
GEOGRAFIA – 9.O ANO LICEU ALBERT SABIN A SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL- EUA.
Os setores de atividade
Disciplina: Economia Internacional
Trabalho de Geografia sobre Ruanda
AGRICULTURA TRADICIONAL
GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA de 1968 a 2015
Desenvolvimento sustentável
Medidas de Combate ao Subdesenvolvimento
OQUE É? ESTRUTURA ETÁRIA: compreende a análise das faixas de idade em que a população pode ser dividida: Jovens: 0 – 14 anos Adultos: 15 – 64 anos Idosos:
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
A agricultura e a Fome.
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Dinâmica de populações
Disciplina: Geografia
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
PIB Problemas de um Indicador Básico
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Economia – o que é?.
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
ATUALIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
A SOCIEDADE DO CONSUMO.
Atividades econômicas do primeiro setor
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Armando Castelar Pinheiro IBRE/FGV -- IE/UFRJ
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Cap. 2 – A Economia Brasileira Contemporânea
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
3.2 – Instrumentos de política macroeconômica
Agricultura portuguesa
Geografia, 3º Ano do Ensino Médio
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
Os Oito Objetivos do Milênio
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Macroeconomia 1.2 – Principais agregados econômicos: produto, renda e despesa Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Dívida pública, reforma da previdência e direitos sociais no brasil
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
MACROECONOMIA.
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO

Apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda vivemos num mundo onde 1/5 da população em desenvolvimento passa fome diariamente, 1/4 não tem acesso a água potável, e 1/3 vive num estado de pobreza absoluta, numa existência tão marginal que não existem palavras para descrever.

Atualmente, oito homens detêm a mesma riqueza que a metade mais pobre do mundo.

A fortuna de um punhado de pessoas, à cabeça o fundador da Microsoft Bill Gates, vale 426 mil milhões de dólares (cerca de 400 mil milhões de euros) – o equivalente à riqueza combinada das 3,6 mil milhões de pessoas mais pobres do mundo

Desde 2015, o 1% de população mais rico detinha mais riqueza que o resto do planeta.

Ao longo dos próximos 20 anos, 500 pessoas passarão mais de US$ 2,1 mil milhões para seus herdeiros – uma soma mais alta que o PIB da Índia, um país que tem 1,2 mil milhões de habitantes

O “salário” dos 10% mais pobres aumentou cerca de US$ 65 por ano entre 1988 e 2011, enquanto a dos 1% mais ricos aumentou 182 vezes.

Um diretor executivo de qualquer empresa do índice FTSE-100 ganha o mesmo em um ano que 10 000 pessoas que trabalham em fábricas de vestuário em Bangladesh.

Centenas de milhões de pessoas foram retiradas da pobreza nas últimas décadas, o que representa uma conquista da qual o mundo deve se orgulhar. No entanto, uma em cada nove pessoas ainda vai dormir com fome.

Definições: Crescimento: fenómeno de natureza quantitativa que conduz ao aumento da produção e acumulação de riqueza apoiado no progresso técnico e no investimento, que se reflete no aumento do consumo e desenvolvimento do comércio. Mede-se pela quantidade de bens e serviços produzidos, não havendo preocupação na forma como estão distribuídos pela população (redução das desigualdades), nem com o ambiente. Os indicadores económicos mais utilizados para o medir são o PIB e o PNB (per capita)   Desenvolvimento: fenómeno de natureza qualitativa, que visa a melhoria de vida das populações através da satisfação das suas necessidades básicas; do acesso aos recursos necessários para atingir um nível de vida longo e saudável; do respeito pelos direitos humanos; do adequado nível de instrução, etc… O desenvolvimento mede-se, portanto, pelo grau de satisfação das necessidades de uma população, de forma a promover o seu bem-estar. O indicador composto mais utilizado é o IDH.

DISTINÇÃO E INTERDEPENDÊNCIA CRESCIMENTO ECONÓMICO versus DESENVOLVIMENTO FENÓMENO QUANTITATIVO FENÓMENO QUALITATIVO Aumento duradouro da capacidade produtiva da economia Melhoria das condições de vida da população em geral PIB e PNB Crescimento do produto per capita Rendimento, saúde, educação, habitação, cultura, direitos humanos… CRESCIMENTO ECONÓMICO: Condição necessária mas não suficiente para haver DESENVOLVIMENTO!

Desenvolvimento sustentável Nosso Futuro Comum (Our Common Future), publicado em 1987 “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.” Relatório Brudtland Desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável é: O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Relatório Brundtland 1987

https://www.youtube.com/watch?v=N8pd9YrhZUc https://www.youtube.com/watch?v=N8pd9YrhZUc

Crescimento Económico

PIB / PNB /RNB PIB (Produto Interno Bruto): valor total de bens e serviços produzidos dentro das fronteiras de um país, independentemente de serem realizados por nacionais ou estrangeiros (pessoas ou empresas). PNB (Produto Nacional Bruto):valor total de bens e serviços produzidos pelos nacionais (pessoas ou empresas) de um país, dentro do seu país ou no estrangeiro. . Insira uma imagem de um animal ou planta existente no seu país. RNB (Rendimento Nacional Bruto) - corresponde ao valor que fica no país, que se obtém adicionando e/ou subtraindo ao PIB, os rendimentos primários (receitas, impostos, subsídios, rendimentos, ...) recebidos e/ou pagos ao resto do mundo.

MEDIDA DO DESENVOLVIMENTO - INDICADORES INDICADORES SIMPLES INDICADORES ECONÓMICOS PIB/PNB per capita RNB per capita Taxa de crescimento anual do PIB Taxa de inflação Repartição da população ativa por setores de atividade Taxa de desemprego INDICADORES SOCIOCULTURAIS Taxa de alfabetização de adultos Taxa de escolaridade feminina Taxa de analfabetismo Consumo de jornais por habitante Número de médicos por 1000 habitantes INDICADORES DEMOGRÁFICOS Taxa de crescimento natural Taxa de natalidade Taxa de mortalidade infantil Esperança de vida à nascença Estrutura etária da população INDICADORES POLÍTICOS Reconhecimento dos direitos humanos Reconhecimento dos direitos da criança Existência/não existência da pena de morte Grau de participação na vida política Existência de democracia parlamentar

MEDIDA DO DESENVOLVIMENTO – INDICADORES Compostos Esperança média de vida à nascença Média de anos de estudo – adultos Número esperado de anos de estudo RNB per capita ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO IDH AJUSTADO À DESIGUALDADE DESIGUALDADES Saúde reprodutiva Capacitação Mercado de trabalho ÍNDICE DE DESIGUALDADE DE GÉNERO Privações graves ao nível de: Educação Saúde Padrões de vida ÍNDICE DE POBREZA MULTIDIMENSIONAL

"Estou deprimido, sem telefone, sem dinheiro para as dívidas. Dinheiro "Estou deprimido, sem telefone, sem dinheiro para as dívidas. Dinheiro! Estou atormentado pelas lembranças vividas dos assassinatos e dos cadáveres da ira e dor... Das crianças feridas e que morrem de fome, dos loucos do gatilho leve, com frequência da polícia, dos assassinos e verdugos.“ Kevin Carter