Famílias saudáveis Também existem. Constantino Santos In Família.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Advertisements

Epidemiologia e Saneamento
Mudanças profissionais.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
Eurostudent report 2005 Condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior na Europa.
Envelhecimento: um desafio ao futuro
O Estado e a sua relação com o cidadão e as instituições: Falta cooperação inter temporal Jorge Braga de Macedo Primeira Convenção Compromisso Portugal.
Faculdade de Direito UNL 2011/2012 José A. Ferreira Machado
A protecção da Família no Código do Trabalho Português
e o Fundo Social Europeu
Intervenção Social nos
A Educação Sexual e os seus Contextos
Políticas demográficas
Dia Mundial da Poupança 31 De Outubro. O que é a poupança? A poupança é a parte do rendimento que não é consumida de imediato e que é "posta de lado"
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
ENVELHECIMENTO ACTIVO no sistema de segurança social
Políticas Sociais: Respostas Urgentes e Sustentadas
Quais são os Objectivos do Milénio?
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Situações de carência socio-económicas
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Estrutura familiar e dinâmica social
Eduardo L.G. Rios-Neto 16 de março de 2011 SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL MESA 1 O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: EQUILÍBRIO DE LONGO.
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
OS PRECEDENTES... NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
65 + Quantos somos, quem somos e como estamos?
Princípios de acesso á actividade Física
Regime de Financiamento das Autarquias Locais Propostas Legislativas
Disciplina – Política Económica Licenciatura em Economia Adelaide Duarte (GEMF/FEUC) 2005/2006 6ª Lição.
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
Trabalho elaborado por Alexandra
TEORIAS POPULACIONAIS
Estrutura familiar e dinâmica social
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
Observatório Permanente da Juventude (+351) O Programa de Estudos do Observatório Permanente.
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
A População Portuguesa
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
A. Que dinâmicas apresenta a evolução da população?
E. Como solucionar os problemas da evolução da população?
Família – compatibilização - estado transferência de responsabilidades fátima – 29 de maio.
Perspectiva Histórica
Escola Básica Sebastião da Gama - Estremoz
Carlos Arriaga Costa 1 Economia da Segurança Social Unidade 09 - Sustentabilidade do modelo de protecção social - anexo.
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
16 e 17 de Abril de 2012 Childlessness na sociedade portuguesa: circunstâncias, gerações e género Vanessa Cunha.
Ciências Naturais 9.º ano
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
A Previdência Social e o Envelhecimento da População
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.
Artigo 13.º (Princípio da igualdade) 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,

Crescimento populacional no mundo e no Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
Mercado e Negociação Comercial
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Transcrição da apresentação:

Famílias saudáveis Também existem. Constantino Santos In Família

(Mensagem da ONU para o dia Internacional da Família - 2005) Apesar de todas as dificuldades as “famílias mantêm-se extraordinariamente resistentes”. “Na avaliação da capacidade de resistir à doença, (...), a robustez da família e das redes familiares é o factor determinante.” (Mensagem da ONU para o dia Internacional da Família - 2005)

Propostas da ONU para 2005 “O objectivo global da política de família é Promover, proteger e suportar a integridade e a funcionalidade das famílias.” “Atingir este objectivo requer a adopção de políticas que Reforcem as relações familiares saudáveis Proteger e aumentar os recursos das famílias Robustecer a resistência das famílias num mundo em mudança permanente.”

Palavras-chave “políticas” Reforçar Proteger Robustecer

de acordo com o último “Inquérito à Família e Fecundidade”, realizado pelo INE, o número médio de filhos desejados é de 2.1 filhos por mulher

INE – Projecções de População Residente 2000 – 2050 – 31 de Março de 2004 (http://www.ine.pt/prodserv/destaque/2004/d040331-2/d040331-2.pdf)

Programa do XVII Governo Constitucional de Portugal "tirar partido do abrandamento da pressão demográfica" para melhorar a qualidade dos serviços prestados nas escolas! O aumento da idade da reforma poderá vir a penalizar – ainda mais – os casais com filhos, agravando o problema Os esquemas de protecção Social (reformas, por exemplo) vão ser postos em causa por causa desta baixa natalidade. O actual “abrandamento da pressão demográfica” equivale à morte dos passageiros de três camionetas cheias, todos os dias… As previsões do INE continuam a ser feitas com cenários optimistas (mas virtuais) que já se sabe que não correspondem à realidade, atrasando o encarar das soluções.

O Estado “trata da saúde” às famílias através dos impostos… Luísa Anacoreta Correia, do Departamento de Contabilidade e Fiscalidade da Universidade Católica do Porto Os impostos e taxas não ligam nenhuma ao tamanho da família... Constituição da República Portuguesa - Art. 104º Impostos 1) O imposto sobre o rendimento pessoal visa a diminuição das desigualdades (…) tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar.

L. Anacoreta Correia, Família e Fisacalidade, Lisboa: Maio 2000

Água para consumo humano Uma família de quatro pessoas sofre um agravamento do custo do m^3 de 146% (pressuposto o consumo internacional padrão de 4º l/ dia e a tabela de preços do concelhol de Setúbal Concelho de Setúbal Neste mesmo cenário, a quinta pessoa a tomar chuveiro na casa, paga cerca de quatro vezes e meia do primeiro.

Documento da Comissão Europeia «Confrontando a alteração demográfica: uma nova solidariedade entre as gerações» A Europa está perante uma "alteração demográfica sem precedentes" porque os Europeus “têm uma taxa de fertilidade insuficiente para a substituição da população”. Recomenda que o "regresso ao crescimento demográfico" seja assumido como prioridade "essencial" para a Europa, e que os governos deverão incentivar taxas de fertilidade mais elevadas através do fortalecimento das famílias

Comissão Europeia lança alerta sobre baixa taxa de natalidade O Relatório aponta o facto de a população estar a decrescer apesar de que os "Europeus gostariam de ter mais filhos". De acordo com sondagens, "o número médio de filhos que os Europeus gostariam de ter é de 2.3, mas apenas têm, actualmente, 1.5". A população está, portanto, a reduzir-se em parte porque as famílias não encontram o ambiente acolhedor para terem filhos". O Relatório recomenda que "as famílias deverão ser encorajadas através de política públicas que permitam homens e mulheres conciliar a família e o trabalho." Entre as políticas sugeridas, inclui "benefícios familiares" e "licença parental", assim como facilidade a habitação acessível "Europeus gostariam de ter mais filhos"

Comissão Europeia lança alerta sobre baixa taxa de natalidade “nunca houve na História um crescimento económico sem crescimento da população” O Relatório alerta para as consequências económicas do decréscimo populacional na Europa, afirmando que "nunca houve na História um crescimento económico sem crescimento da população". De acordo com o Relatório, "o envelhecimento poderá provocar uma redução do crescimento do PIB Europeu dos actuais 2 - 2.5% para 1.25% em 2040." "o envelhecimento poderá provocar uma redução do crescimento do PIB Europeu dos actuais 2 - 2.5% para 1.25% em 2040."

Relatório da Comissão Europeia: “Confrontando a alteração demográfica: uma nova solidariedade entre as gerações” "Os Estados Europeus têm que ver as crianças e jovens como um recurso escasso". Porque não indexá-las à “idade média” da população? Faz sentido indexar as reformas à “esperança de vida”?

Bens essenciais Segunda Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde Adelaide, Austrália, 5 a 9 de Abril de 1998 Recomendações de Adelaide sobre políticas públicas saudáveis Os impostos e os subsídios devem facilitar o acesso universal a uma alimentação saudável e equilibrada. A Conferência recomenda que os governos tomem medidas directas e imediatas, relacionadas com o seu poder de compra no mercado alimentar, para que o abastecimento de alimentos que está sob o seu controlo directo (tais como o "catering“ nos hospitais, nas Escolas, nos Centros de dia, nos Serviços dependentes da Segurança Social e nos locais de trabalho) dê ao consumidor fácil acesso a uma alimentação equilibrada, sob o ponto de vista nutricional. Os impostos e os subsídios devem facilitar o acesso universal a uma alimentação saudável e equilibrada.

Saúde mental & Sucesso escolar « O apoio parental e uma educação eficazes, desde a gravidez, contribuem para melhorar a resistência da criança, o seu nível escolar e o seu bem-estar mental, bem como a reduzir os riscos de vir a sofrer de ansiedade e depressão ao longo da vida.» OMS, Conferencia Ministerial Europeia Para a Saúde Mental 2005

Os jovens entre os 14 e 17 anos que viviam em famílias com pai e mãe, tiveram uma menor probabilidade de se envolverem em relacionamento sexual [precoce] do que os jovens que viviam em famílias com qualquer outro tipo de estrutura. Este efeito manteve-se após ajustamento estatístico para o efeito da raça, idade ou situação de privação socio-económica. Blake SM, Simkin L, Ledsky R, Perkins C, Calabrese JM. Effects of parent-child communications intervention on young adolescents' risk for onset of early intercourse. Fam Plan Perspect 2001; 33: 52-61

A política fiscal pode ser um risco para a saúde ... Um pequeno empresário pode deduzir em despesas até o toner da impressora, mas as famílias não podem deduzir as despesas correntes com os filhos ... Constituição da República Portuguesa Art. 104º Impostos 1 O imposto sobre o rendimento pessoal visa a diminuição das desigualdades e será único e progressivo, tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar. (...) 4 A tributação do consumo (...), [deve] onerar os consumos de luxo. Excepto se o casal declarar ao fisco que se encontra separado (quer o esteja ou não ...)

Políticas para uma Família Saudável Fim da discriminação das famílias com filhos biológicos ou adoptados relativamente às famílias de acolhimento, isto é, todas as famílias com filhos receberem o subsídio de 350 EUR que apenas é atribuído às famílias de acolhimento, ou, no mínimo, actualização das prestações familiares de acordo com o critério que foi seguido para a actualização das propinas nas universidades. Fim da discriminação dos pais casados relativamente aos pais divorciados ou separados, isto é, qualquer pai ou mãe poder deduzir ao seu rendimento até 6500 EUR por ano independentemente do seu estado civil, até porque o contrato de casamento assim obriga. Indexação do valor da reforma ao número de filhos, uma vez que cada cidadão contribui para a subsistência do sistema de Segurança Social através das deduções (que terminam quando se reforma) e através dos filhos (que continuarão a contribuir não só quando os pais se reformam, como mesmo depois de morrerem). Fim da discriminação das famílias com filhos biológicos ou adoptados Fim da discriminação dos pais casados relativamente aos pais divorciados ou separados Famílias monoparentais (mas não viúvos(as)) podiam deduzir 8300 € / filho / ano em 2006 Reduziu para 6500 € em 2007 Será 6000 € em 2008 Indexação do valor da reforma ao número de filhos,

Coisas simples e saudáveis (só falta fazer) http://www.apfn.com.pt/Cadernos/Caderno15.pdf Família: semente do futuro Coisas simples e saudáveis (só falta fazer) Melhorar as condições de apoio domiciliário especializado aos doentes crónicos substituir o coeficiente conjugal pelo coeficiente familiar [ex. 14 x (SMN+SMN x N/2) em que SMN é o salário mínimo nacional e N = número de elementos da família que vivam em comunhão de mesa e habitação] legislação rigorosa que permita o acompanhamento de familiares a doentes aplicar aos cônjuges casados o mesmo regime de dedução da prestação de alimentos deduzir as importâncias pagas para a segurança social e pelos serviços externos de apoio a idosos em casa (montante equivalente ao permitido para lares). Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), este deverá ser ponderado em função da (área da habitação) / (dimensão da família); IVA, aplicar taxa reduzida a todos os bens de primeira necessidade para a família redução na aquisição de viaturas com mais de cinco lugares (como aconteceria se vivessem noutro estado da UE ...) dedução credível ao rendimento familiar e que corresponda a um nível mínimo de existência por cada elemento da família

« Uma família forte e apoiante é uma das primeiras linhas de defesa contra o HIV/SIDA.» «(…) temos que nos re-dedicar a ajudar esta preciosa unidade para que possa desempenhar completamente o seu papel nesta missão.» Mensagem do Secretário Geral da ONU para o dia Internacional da Família - 2005

http://www.forumdafamilia.com/peticao/