Batalha LMC, PhD; Fernandes A, PhD; Campos D, Bsc

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Transcrição da apresentação:

Batalha LMC, PhD; Fernandes A, PhD; Campos D, Bsc Experiências de dor de crianças com cancro: localização, intensidade, qualidade e impacte Ref. FCT (PTDC/PSI-PCL/114652/2009).) Escala de dor multidimensional: Versão Portuguesa Reduzida do Adolescent Pediatric Pain Tool Batalha LMC, PhD; Fernandes A, PhD; Campos D, Bsc Coimbra, Junho 2017

A dor em crianças com cancro é comum;1 Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões A dor em crianças com cancro é comum;1 O seu eficaz controlo exige instrumentos de avaliação úteis no diagnóstico e na identificação das particularidades da experiência dolorosa; O APPT é um instrumento de avaliação multidimensional; Concebido à imagem do McGill Pain Questionnaire 2 diagrama corporal para localização da dor, uma escala com descritores da intensidade; lista de 78 descritores que qualificam a dor. Miller E, Jacob E Hockenberry MJ. Nausea, pain, fatigue, and multiple symptoms in hospitalized children with cancer. Oncol Nurs Forum 2011; 38(5):E382-E393. Melzack R. The McGill Pain Questionnaire: major properties and scoring methods. Pain 1975; 1:277-299.

O APPT concebido a partir de 4 estudos entre 1989-95. Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões O APPT concebido a partir de 4 estudos entre 1989-95. 1º - validade e fiabilidade do diagrama corporal; 3 2º - identificação de 56 descritores organizados em 3 dimensões (sensorial, afetiva e avaliativa) em crianças saudáveis ou hospitalizadas; 4. 3º - validou 11 descritores de dor da dimensão temporal 5 (67 descritores em 4 dimensões (sensorial, afetiva, avaliativa e temporal); 4º - identificou a preferência de crianças pela escala de descritores verbais para avaliação da intensidade da dor. 6 A versão Portuguesa foi obtida em crianças com e sem diagnóstico de cancro dos 8 aos 17 anos; 3, Savedra MC, Tesler MD, Holzemer WL, Wilkie DJ, Ward JA. Pain Location: Validity and Reliability of Body Outline Markings by Hospitalized Children and Adolescents. Res Nurs Health 1989, 12:307-314. 4. Wilkie DJ, Holzemer WL, Tesler MD, Ward JA, Paul SM, Savedra MC. Measuring pain quality: validity and reliability of children's and adolescents' pain language. Pain 1990; 41:151-159. 5. Savedra MC, Tesler MD, Holzemer WL, Brokaw P. A strategy to assess the temporal dimension of pain in children and adolescents. Nurs Res 1995; 44(5):272-276. 6. Tesler MD, Savedra MC, Holzemer WL, Wilkie DJ, Ward JA, Paul SM. The word-graphic rating scale as a measure of children's and adolescent's pain intensity. Res Nurs Health 1991; 14:361-371.

Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões

Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões O elevado número de descritores (67) dificulta a aplicação, pelo que o objetivo deste estudo foi: Validar uma versão do APPT-PT com redução da lista dos descritores para uso em crianças com cancro

Estudo metodológico com 211 relatos de dor; Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões Estudo metodológico com 211 relatos de dor; 150 crianças Portuguesas com idades entre os 8-17 anos (med = 13 anos; 57,3% sexo feminino) com diagnóstico de cancro: excluídas as crianças que se encontravam em fim de vida, não conseguiam fazer o autorrelato ou não sabiam falar Português Europeu. Seleção consecutiva e estratificada por: idades (8-12 e 13-17 anos) sexo.

Etapas da análise estatística: Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões Etapas da análise estatística: 1. eliminação dos descritores escolhidos por menos de 5% das crianças; 2. análise de componentes principais categórica10 forçada a quatro fatores; 3. eliminação dos descritores com peso fatorial < 0,15; 4. nova análise de componentes principais categórica10 para avaliação da validade de construto; 5. nova eliminação os descritores com medida de discriminação inferior ao valor da percentagem de variância explicada do próprio fator.

Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões Fiabilidade de cada fator e do total de descritores avaliada pela consistência interna (α Cronbach); A validade convergente avaliada pela correlação Spearman entre os diferentes componentes do instrumento: número de locais de dor, número de descritores de dor; intensidade da dor.

Análise fatorial 4 fatores 25 Descritores α= 0,64 Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões APPT –PT 67 Descritores 7 (< 5% crianças) 1 variância nula) Análise fatorial 59 Descritores Análise fatorial 59 Descritores α= 0,85; VE =10,09% 34 discriminação <0,15 Análise fatorial 4 fatores 25 Descritores α= 0,64 estrutura fatorial rejeitada ( <0,5 fatores 3 e 4) Análise fatorial 2 fatores 25 Descritores α= 0,74; VE =13,88% 1 (valor de discriminação < valor % V E pelo fator Análise fatorial 2 fatores 24 Descritores

Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões

Análise fatorial de componentes principais forçada a dois fatores Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões Análise fatorial de componentes principais forçada a dois fatores (24 descritores) Fatores Consistência interna ( Cronbach) Variância Total (valor próprio) % de Variância 1 0,81 4,39 18,28 2 0,63 2,51 10,48 Média 0,74 3,45 14,38

Validade convergente Correlação positiva entre: Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões Validade convergente Correlação positiva entre: nº descritores e intensidade da dor (rs= 0.30; p<0.01); nº descritores e nº locais de dor (rs= 0.279; p<0.01)

Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões A versão Portuguesa reduzida do APPT apresenta uma lista de 24 descritores que permite obter informação sobre a intensidade, a localização e as qualidades da dor (sensoriais, afetivas, avaliativas e temporais); Apresente 2 fatores e parece válida para uso em crianças com cancro, apesar de apresentar uma baixa variância explicada e fiabilidade aceitável. Futuros estudos são necessários para testar a sua validade e fiabilidade.