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I Conferências em Psicomotricidade na Infância 3 de Outubro de 2015

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Apresentação em tema: "I Conferências em Psicomotricidade na Infância 3 de Outubro de 2015"— Transcrição da apresentação:

1 O jogo espontâneo e o jogo dirigido no desenvolvimento sócio-emocional e autoconceito infantil
I Conferências em Psicomotricidade na Infância 3 de Outubro de 2015 Escola Superior de Educação de Coimbra Andreia Santos

2 Não existe nenhum estudo realizado nestes parâmetros
Quais os potenciais benefícios do jogo espontâneo face ao jogo dirigido? Não existe nenhum estudo realizado nestes parâmetros “Ferramentas de intervenção”, pressupostamente, mais usadas pelos psicomotricistas

3 “O jogo é um meio poderoso de aprendizagem social pois, através dele, as crianças envolvem-se entusiasta e concentradamente.” Portugal, 2008

4 Jogo dirigido Jogo espontâneo Foca-se no produto
Relação e expressão com os outros Maior eficácia ou destreza Foca-se nos processos Jogo dirigido Jogo espontâneo Permite uma posição de escuta ativa Assume-se uma posição de comando Liberdade Dependência

5 Desenvolvimento sócio-emocional
Desenvol-ve-se apartir da interação com os outros Capacida-des Capaci-dade de gerir emoções Aparência Autoconceito (AC) Desenvolvimento sócio-emocional (DSE) Preditora de saúde mental e desempe-nho académico Constrói- -se a partir das experiên- cias vividas Compe-tências Sustenta as exigências cognitivas, afetivas e sociais

6 Aptidão social Comportamento sócio-emocional
capacidade de relacionamento interpessoal  arte de lidar com as emoções dos outros.  reforça a popularidade, a liderança e a eficiência do trabalho em equipa. expressão da ação manifesta-se pelo pela ação do ser humano ao relacionar-se ao mundo É fortemente afectado pelo aspecto afetivo

7 Escalas utilizadas para avaliar o DSE e o AC
Para o DSE: PKBS-2 (Preschool and Kindergarten Behavior Scales) 76 itens (divididos em duas escalas) «Escala de Aptidões Sociais» (EAS), com 34 itens + «Escala de Problemas de Comportamento» (EPC), com 42 itens resposta tipo Likert [4 níveis de respostas] Informadores de diferentes contextos EAS [maior valor corresponde a aspetos extremamente positivos] EPC [maior valor significa aspetos extremamente negativos]. Para AC: PAI (Escala de Perceção do autoconceito infantil) 34 itens Informadores: crianças Itens constituídos por figuras Resposta dicotómica: representativa de um autoconceito positivo ou de um autoconceito negativo

8 Objetivos Analisar se:
O jogo espontâneo melhora a Perceção do Autoconceito Infantil face ao jogo dirigido e ao grupo de controlo. O jogo espontâneo melhora as Aptidões Sociais, avaliadas pelos encarregados de educação e educadoras, face ao jogo dirigido e ao grupo de controlo. O jogo espontâneo diminui os Problemas de Comportamento, avaliados pelo pelos encarregados de educação e educadoras, face ao jogo dirigido e ao grupo de controlo. Resuma a sua pesquisa em três a cinco pontos.

9 Amostra Crianças E.E. E.I. Amostra Média ± Desvio Padrão n=46 GE
4,1± 0,8 anos 17 GD GC 4,0± 0,8 anos 12 Crianças Amostra Média ± Desvio Padrão n GE 35,6 ± 5,8 anos 17 GD 33,4 ± 4,4 anos GC 35,8 ± 6,2 anos 12 E.E. Amostra Média ± Desvio Padrão n GE 54,9 ± 2,9 anos 3 GD 54,2 ± 3,0 anos GC 53,6 ± 2,7 anos E.I.

10 Intervenção bi-semanal ao longo de 3 meses
Procedimentos Atribuir um código a cada criança que: - Ter o termo de consentimento livre e esclarecido; - Preenchimento da PAI pelas crianças; - Preenchimento das PKBS-2 pelo seu encarregado de educação e educadora de infância; Formação aleatória dos 3 grupos experimentais Divisão de cada um dos grupos de intervenção por idades Intervenção bi-semanal ao longo de 3 meses

11 Discussão Autoconceito sensível à intervenção espontânea e ao próprio desenvolvimento Autoconceito não melhora se o utilizarmos o jogo dirigido Não se verificam resultados significativos ao nível das aptidões sociais com nenhum dos tipos de jogo/ Opiniões divergentes entre informadores Educadoras jogo espontâneo diminuição significativa nos problemas de comportamento.  Encarregados de educação jogo espontâneo diminuição dos problemas de comportamento (mas não é estatisticamente significativa)

12 Conclusão A espontaneidade da criança pode representar ganhos significativos quanto: conhecimento da sua aparência, conhecimento das suas capacidades e competências, capacidade de saber gerir emoções e frustrações; diminuição de problemas de comportamento nos vários contextos.

13 Limitações Não foi possível que a parte experimental da investigação fosse aplicada por um adulto treinado para o efeito, que não o investigador. O número de crianças da amostra é reduzido, pelo que importa aumentar em pesquisas posteriores.

14 Investigação Futura A realização uma intervenção psicomotora contínua ao longo do ano na Educação Pré-escolar. A análise da influência de fatores como a idade e género da criança. A análise dos resultados da PKBS-2 segundo os diferentes informadores, relativamente as várias dimensões e sub-dimensões das escalas. A pesquisa da relação existente entre diferentes escalas, fatores e subfactores.

15 Obrigada!


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