Património e Economia João Bonifácio Serra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A partir da década de 70, a Educação Permanente foi vista como
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Por: Ana Paula Zeverino
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Paradigma da Gestão do Conhecimento
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
“PATRIMÔNIO INTANGÍVEL E A DINÂMICA CULTURAL CAIÇARA”
Economia da Informação
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Ministério da Cultura. EIXO IV – Cultura e Economia Criativa ¹ Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
CRISES ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Conversando sobre Negócios no Turismo Rural
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
TURISMO E CULTURA 1 (TC1X1)
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
O Renascimento Humanista
E-Business a Nova Economia
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Faculdade de Produção Cênica
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREEDENDORA
TURISMO DE MASSAS VS TURISMO ALTERNATIVO
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Eu tinha um SONHO…. Experiências Gastronómicas a Bordo de um Histórico Cacilheiro do Tejo O quê? Ambiente hospitaleiro, oferta diversificada e serviço.
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
Sociologia e trabalho na atualidade
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
SEM PERDER A autenticidade
Segurança alimentar e mercados institucionais
Bens e serviços de provisão
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Profª Karina Oliveira Bezerra
REENGENHARIA.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Conceito Enade 2012 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
Crítica de arte A - Definição Apreciação estética das obras de arte no momento em que elas estão sendo criadas B - Importância Criadora de parâmetros de.
Capital cultural Criado por P. Bordieu e J. C. Passeron na década de 1960 para explicar as oportunidades muito desiguais de sucesso escolar segundo a classe.
Trabalho Atividade criadora Séc. XVIII – Rev. Industrial e Tecnológica TRABALHO – Deixa de ser atividade criadora e passa a ser atividade alienante LINHA.
NECESSIDADES E CONSUMO
Azurém, 19 Novembro 2003 Um cluster à procura do protagonismo nacional: ponto de situação Eduardo Beira DSI, Universidade do Minho.
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Formação, Cultura e Crítica para um Mundo em Mutação.
Professor Ulisses Mauro Lima
Unidade Poços de Caldas
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL o turismo rural. O Turismo Rural gestão e desenvolvimento local Entrevista ao Ministro da Agricultua e da Pesca de França.
Encontro Sobre o Patrimônio de Vitrais Workshop Ministrante - Mariana Wertheimer Arquiteta/Restauradora Pelotas /RS - 1º e 2 de setembro de 2009 Promoção.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação ( ) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Economia I ESTG-IPP Economia I (Cursos de Gestão e Gestão Pós-laboral) Ano lectivo 2010/2011 Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPP.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Inflação Aula 9.
OFERTA DE FORMAÇÃO |
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

Património e Economia João Bonifácio Serra   João Bonifácio Serra Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa

A – Património/economia: uma relação que evoluiu nas ultimas duas décadas Factores de mudança do lado do mercado – procura a – massificação do consumo de bens culturais b – turismo cultural

A – Património/economia: uma relação que evoluiu nas ultimas duas décadas 2. Factores de mudança do lado do mercado – oferta a – ampliação da noção de património b – mudanças nas metodologias de patrimonialização (museus)

a – crise do Estado Providência A – Património/economia: uma relação que evoluiu nas ultimas duas décadas 3. Factores de mudança do lado do sistema público a – crise do Estado Providência b – gestão do património - valorização económica

B – O património e a economia 1. Património recurso económico a – emprego b – turismo c – promoção da imagem d – massa crítica

2. Desenvolvimento regional B – O património e a economia 2. Desenvolvimento regional a – crise do mundo rural e descentralização b – a experiência dos “Pólos de Economia do Património”

2. Sobreposição da imagem à memória E – Património/economia: perigos e riscos 1. Sobrecarga excessiva 2. Sobreposição da imagem à memória 3. Sobreposição do negócio à produção cultural 4. Promoção cultural sem política cultural