Identidade e Missão da Educação Superior Marista em uma Nova Terra

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Transcrição da apresentação:

Identidade e Missão da Educação Superior Marista em uma Nova Terra V ENCONTRO DE UNIVERSIDADES MARISTAS Cidade do México 09 de outubro de 2012

Roteiro A Crise da Civilização: consequências. Repercussões da Crise na Educação. Rumo a uma Nova Terra: as perspectivas da Educação Superior Marista no Contexto Contemporâneo. Conclusão: os Compromissos Evangélicos = Institucionais.

A Crise da Civilização: consequências.

“Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro “Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? Mateus 16, 1-4

“Criamos uma civilização em que os elementos mais cruciais ( “Criamos uma civilização em que os elementos mais cruciais (...) dependem da ciência e da tecnologia; também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. Cedo ou tarde esta ‘mistura inflamável’ de poder e ignorância vai explodir em nossa cara.” Carl Sagan, O Mundo Assombrado pelos Demônios.

A sociedade individualizada O avassalador sentimento de crise sentido de igual forma por filósofos, teóricos e educadores (...) tem pouco a ver com as faltas, os erros e a negligência dos pedagogos profissionais, tampouco com os fracassos da teoria educacional. (Zygmunt Bauman, Modernidade Líquida) Sociólogo polonês

“Há um clima de perplexidade no ar e a sensação de que se habita um intervalo do tempo, entre um presente quase terminado e um futuro ainda não nascido. Vivemos um tempo caótico em que ordem e desordem se misturam em combinações turbulentas e cujos excessos suscitam polarizações extremas que, paradoxalmente, se tocam” (Boaventura de Souza Santos, Crítica da Razão Indolente).

Os seres humanos estão, de forma inextricável, ligados à teia da vida em nosso planeta e mostram quão imperiosa é a necessidade de reorganizarmos o mundo segundo um conjunto de crenças e valores diferentes (que não tenha o acúmulo de dinheiro por único sustentáculo) e isso não só para o bem-estar das organizações humanas, mas para a sobrevivência e sustentabilidade da humanidade como um todo. Fitjof Capra – As Conexões Ocultas

“A pura busca do lucro (outrora conhecida como o ‘pecado da avareza’) generalizou-se. E, de certo modo, esse falso ideal nos desviou da produtividade e da prosperidade que Adam Smith e Andrew Carnegie alardeavam, conduzindo-nos para um cinismo e uma vulgaridade que superam até as enfáticas acusações de Marx e Engels.” (Robert Solomon, Ética e Excelência ).

“A ideia de modernidade substitui Deus no centro da sociedade pela ciência, deixando as crenças religiosas para a vida privada”. Alain TOURAINE, Crítica da modernidade

Aos humanos como um todo se aplicam as palavras de Einstein: “somente há dois infinitos: o universo e a estupidez; e não estou seguro do primeiro”. Vivemos numa cultura da estupidez e da insensatez. Apenas nos resta diminuir seus níveis, adaptarmo-nos à nova situação e mitigar seus efeitos perversos para que não sejam catastróficos. (Leonardo Boff)

PROBLEMAS DA “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO”

O uso abusivo ou a própria destruição da natureza, PROBLEMAS DE HOJE O uso abusivo ou a própria destruição da natureza, o fortalecimento da cultura da violência, o processo de globalização financeira, o alastramento de comportamentos permissivos. Em relação aos jovens: jovens com a adolescência prolongada, o endeusamento da juventude, as crescentes diferenças entre as gerações, o uso difundido de drogas.

O planeta Terra ultrapassou o número de 1,3 bilhão de pessoas famintas; 50% dos grãos são usados para ração e biocombustível; 30% dos alimentos são desperdiçados; trilhões de dólares foram gastos para cobrir as aventuras de bancos e empresas e financiar a guerra do Iraque (e não se conseguiu 69 bilhões para acabar com a fome no mundo); o consumismo, uma das características mais avassaladoras da sociedade; o materialismo excessivo, o desgaste das relações sociais, a erotização precoce.

Em consequência do controle monopolista sobre a os bens vitais para a humanidade, aproximadamente 97% das variedades de cada tipo de vegetais agora estão extintos. Os poucos que sobraram estão sob a proteção de patentes garantidas a um pequeno número de multinacionais (New Internationalist).

Outro exemplo Luta na RD do Congo pelo domínio das minas do coltan: (colombita + tantalita, onde estão 80% das reservas mundiais) produto usado na produção de celulares, GPSs, TV de plasma, PDAs, MP3, MP4, jogos eletrônicos, armas sofisticadas, estações espaciais, mísseis teleguiados e toda uma gama de sofisticados equipamentos eletrônicos, onde ocorre uma guerra civil desde 1997 (com ocupação por Ruanda e Uganda), onde já morreram mais de cinco milhões de pessoas, com absoluta passividade da comunidade internacional. (Federación de Comités de Solidariedad com África Negra” - cf. www.umoya.org).

os maiores problemas do mundo eram: Para o Clube de Roma (1968) composto por cientistas, industriais e políticos, os maiores problemas do mundo eram: industrialização acelerada, rápido crescimento demográfico, escassez de alimentos, esgotamento de recursos não renováveis, deterioração do meio ambiente.

Um alerta Francis Fukuyama adverte contra o uso abusivo da Ritalina (para tratamento de hiperatividade e déficit de atenção [TDAH] em crianças e jovens). O consumo cresceu rapidamente em high schools e câmpus universitários. Segundo um médico da Universidade de Wisconsin, ‘as salas de aula são tão bem abastecidas quanto algumas farmácias’. FUKUYAMA, Francis. Nosso Futuro Pós-Humano - Consequências da revolução da biotecnologia. Rio de Janeiro, 2003, p. 61-640.

Este é um daqueles momentos cruciais da história em que não pode haver contemporização. Desta vez, trata-se de uma metamorfose da civilização. Ironicamente, quando a Filosofia, a Ciência e a Religião convergem para a possibilidade do diálogo, antes impossível, abre-se diante da humanidade o véu do apocalipse.....Não há mais tempo para ser pessimista!

Entramos numa corrida entre educação e catástrofe. Herbert George Wells

2. Repercussões da Crise na Sociedade e na Educação.

“As dimensões básicas da perspectiva humana são paz e desenvolvimento, e as duas dimensões estão inextricavelmente interligadas. Vivemos os últimos dias do mito do crescimento ilimitado, da tecnoutopia e da religião do supermercado. Chegou a hora da morte do ego e da longa jornada da transformação.” (Edmund O’Sullivan, Aprendizagem Transformadora)

A transformação atual é um fenômeno inédito A transformação atual é um fenômeno inédito. Nesse contexto crítico, impõe-se a necessidade de mudanças radicais em sistemas tão complexos como: redes de transporte, matrizes energéticas, governança pública, governança corporativa, e modelos e sistemas educacionais.

À medida que o conhecimento se diversifica e a ele se atribui mais valor, mais sua produção e aprendizagem se tornam imprescindíveis para o desenvolvimento de competências de caráter geral.

Condições fundamentais para a construção da sabedoria: educação para as virtudes, abertura cultural, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, senso crítico, cultura da paz e da solidariedade, ética.

Só a sabedoria pode conciliar: humanismo e tecnologia; conhecimentos científicos que presidem a produção moderna e o exercício da cidadania; consciência ética e autonomia intelectual; competências cognitivas e capacidades afetivas, sociais e espirituais.

Desenvolver a capacidade de 1. analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações, 2. compreender e atuar em seu entorno social, 3. receber criticamente os meios de comunicação, 4. localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada, 5. planejar, trabalhar e decidir em grupo. (José Bernardo Toro. Códigos da Modernidade, Capacidades e competências mínimas para participação produtiva no século XXI)

Desenvolvimento sustentável Capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, não esgotando agora os recursos existentes. (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da ONU, criada com dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental)

(Teilhard de Chardin, O Fenômeno Humano). Nossa luta não pode mais se limitar apenas à nossa sobrevivência, mas à sobrevivência do universo. Importa o acesso à vida consciente coletiva que ultrapassa a vida consciente individual. (Teilhard de Chardin, O Fenômeno Humano).

“Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo as pessoas, não me é possível o diálogo”. Paulo Freire

3. Rumo a uma Nova Terra: as perspectivas da Educação Superior Marista no Contexto Contemporâneo.

Impõem-nos renovar nossa adesão ao carisma e à missão maristas, sair depressa, com Maria, para uma nova terra. Completam-se dois anos do XXI Capítulo Geral que lançou os seguintes compromissos pessoais e coletivos: Uma vida consagrada nova, arraigada firmemente no Evangelho, que promova um novo modo de ser Irmão. Uma nova relação entre Irmãos, Leigas e Leigos, baseada na comunhão e, juntos, buscando maior vitalidade do carisma para o nosso mundo. Uma presença fortemente significativa entre crianças e jovens pobres. (Mensagem para a festa de Champagnat, 2011)

Três aspectos antes de repensar a identidade: É preciso estar aberto à mudança, mas, ao mesmo tempo, absorver a melhor herança do passado. Mudança nem sempre é transformação. Há pelo menos três gerações....”A Parábola dos trabalhadores da vinha” (Mt 20, 1-16). (Ir. Seán Sammon, Uma Revolução do Coração)

Três desafios Iniciar uma transformação tão profunda de coração que renove nossa vida de fé e nos leve a uma centralidade maior em Jesus Cristo. Redescobrir o carisma fundacional do Instituto, emaranhado nas armadilhas da história. Encontrar uma resposta transformadora aos sinais dos tempos. Ir. Seán Sammon

O exercício da presença de Deus Os eixos da Espiritualidade de Marcelino O exercício da presença de Deus A prática da humildade e da simplicidade A devoção terna e filial por nossa boa Mãe (Testamento Espiritual de Marcelino Champagnat)

Espiritualidade: alpondras para a travessia Pedras à guisa de ponte improvisada na travessia do rio da vida, no itinerário de conversão pessoal. Ir. Seán Sammon

O ativismo representa uma grande ameaça em razão de três elementos que acabam por entorpecer nosso espírito e nosso coração: o convencimento de que tudo depende exclusivamente de nós; a atribuição de uma importância desmedida à competência e à eficiência pessoais; e a fuga do desafio do recolhimento pessoal na solidão, com a tendência de preencher cada instante da vida com trabalho ou diversão.

Juntos sonhamos nosso futuro e descobrimos o apelo fundamental que Deus nos faz hoje: Com Maria, ide depressa para uma nova terra de autêntica renovação do Instituto, o que implica uma verdadeira mudança de coração. (Carta do XXI Capítulo Geral aos irmãos, leigos, leigas e jovens maristas)

PROPOSTAS DE AÇÃO

Fortalecer nosso apostolado educativo. Traçar programas de formação de pessoas aptas para a evangelização de crianças e jovens. Incluir em todos os programas de formação experiências significativas. Desenvolver estruturas para coordenar e orientar as redes da missão marista em todo o mundo. Estabelecer um serviço de voluntariado marista.

COMPROMISSOS EVANGÉLICOS = INSTITUCIONAIS 4. CONCLUSÃO: COMPROMISSOS EVANGÉLICOS = INSTITUCIONAIS

proclamar o Evangelho da Vida, dom supremo;

empenhar-se pela realização do anseio humano por justiça, compaixão e solidariedade;

exercitar um ‘novo olhar’ sensível às diferenças;

superar o relativismo moral e os valores ofertados ao deus-mercado, dono das consciências;

lutar pelos “Direitos da Terra”, nossa Casa;

agir em defesa da Vida, contra toda forma de exclusão, preconceito e degradação;

cultivar o sentido do mistério e desenvolver a consciência crítica e reflexiva;

compreender o outro na alteridade e na diversidade.

”Dentro da pedra já existe uma obra de arte ”Dentro da pedra já existe uma obra de arte. Eu apenas tiro o excesso de mármore”. Resposta de Michelangelo Buonarotti à pergunta sobre como ele conseguia transformar pedras em obras de arte.

São 36 horas obrigatórias durante o curso

É um engano, e grave, pensar que a obrigação da universidade se restringe a dar a seus estudantes somente uma boa formação intelectual e profissional. É preciso, também, formar cidadãos honestos, éticos, cooperativos, solidários e conscientes dos seus deveres. A PUCPR deve conferir a seus formandos dois diplomas: de competente profissional e de gente boa.

O conselho do Fundador Marcelino Champagnat “ Amai-vos uns aos outros como Cristo vos amou, que haja entre vós um mesmo coração e um mesmo espírito”. Marcelino Champagnat