Estado e a Federação: crise e reformas Estados nos Regimes Federativos - Aspectos Fiscais José Roberto R. Afonso Seminário CAE/Senado, IDP, BID Brasília,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas
Advertisements

INTRODUÇÃO  O cartão de CPF é o documento que identifica o contribuinte pessoa física perante a Secretaria da Receita Federal (SRF). O CPF armazena as.
CONHEÇA O BRASIL OBS- Este trabalho só foi possível, graças à colaboração de muitos Brasileiros anónimos que me fizeram chegar fotos das suas cidades;
ESTRUTURA E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
Brasil: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS
Com isso o MVA ficará da seguinte forma:
Cartão de Pagamento do Governo Federal CPGF
Mercado de Financiamento de Veículos
Desempenho da Revisão Cadastral Desempenho da Revisão Cadastral por UF - absoluto.
Pecuária.
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
INCENTIVOS ELEITORAIS E DESEQUILÍBRIO FISCAL DE ESTADOS E MUNICÍPIOS BASEADO EM TEXTO DE MENDES, MARCOS JOSÉ
Órgãos da Justiça Federal
CPF Equipe: André Fabiano Priscila Rodolfo
TÍTULO ELEITORAL.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
A Terra é uma bola Por José Roberto V. Costa.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
Regionalização do espaço brasileiro
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
INVESTIMENTOS PÚBLICOS E AS RESTRIÇÕES FISCAIS
Infraestrutura Regional de Aeroportos
Estudos Fiscais: Estimativas da participação dos entes da federação no bolo tributário.
PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Banco Nacional.
PLEBISCITO: 11 DE DEZEMBRO
DISTRITO FEDERAL.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
Estrutura e Administração da Justiça Militar da União e do Estado
Julho de 2007.
GNRE ONLINE C2R – SOLUÇÕES EM TI (11)
NOVOS VALORES DO PISO FIXO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Portaria 1
Tributação Municipal – O Caminho para a Autonomia Fiscal
Os Estados nos regimes federativos Marta Arretche e Rogerio Schlegel Centro de Estudos da Metrópole Universidade de São Paulo Seminário “O Estado e.
O que é o CNE? Único Cadastro de Dados de Empresas Mercantis criado e estruturado com base em uma Lei Federal. Contém informações sobre atos jurídicos.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
São Paulo, janeiro 2007 MAPA DA DIVERSIDADE – Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência Empregados do Sistema Bancário.
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
Perspectivas econômicas para 2015
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Brasil: Divisão Política
Lançamento do Livro. Existe um Federalismo à Brasileira?
Regime Tributário do GLP no Brasil Antonio Carlos Moreira Turqueto
CPF (Cadastro de Pessoa Física)
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Fortaleza, 30 de Julho de 2010 Uma Agenda de Desenvolvimento para o Estado do Ceará Propostas para a Geração de Renda, Combate a Pobreza e Redução da Desigualdade.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
AS REGIÕES DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
Consultor de Planejamento
(31) O “Cinema Itinerante” é uma carreta adaptada, fabricada com tecnologia 100% nacional, para permitir a realização.
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
FEDERALISMO FISCAL E FINANCIAMENTO METROPOLITANO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Fernando Rezende Recife,27/11/08.
Resumo Criado em 2006, o CONFAP é uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações.
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária Apresentação para Reunião do Grupo Temático da Reforma Tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e.
Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Tema: Financiamento da Educação, desperdício.
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
Transcrição da apresentação:

Estado e a Federação: crise e reformas Estados nos Regimes Federativos - Aspectos Fiscais José Roberto R. Afonso Seminário CAE/Senado, IDP, BID Brasília, 27/11/2013

Poder Executivo Federal no Brasil…  … é dos países latinos que mais gozam de autonomia para decidir sobre matérias fiscais.  … tem gozado de maioria parlamentar e crescente (nos últimos mandatos presidenciais)  … apresentou diferentes propostas de reforma tributária (de estruturantes à fatiada), não foram aprovadas como um todo, mas resultando em cerca de 80 mudanças no capítulo do sistema tributário da Constituição… Congresso Nacional sempre reagiu ao Executivo, mas raramente rejeitou (CPMF, caso raro) ou tomou iniciativa… Supremo Tribunal Federal recentemente passou a pautar agenda federativa, ao tomar iniciativa de condenar rateio do FPE, guerra fiscal do ICMS e criação de municípios, ou dar palavra final em temas polêmicos (como no caso de royalties) Resulta espetacular desempenho da arracadação tributária, das maiores cargas tributárias entre emergentes. Decisões Fiscais: por esfera de Poder

Força presidencial comparada Compilado de Francisco Diaz y Jorge Rodriguez, CIEPLAN, 2013.

Apoio parlamentar aos Presidentes Fontes primarias: CEBRAP, Marta Arretche

Carga tributária comparada Fora da curva

Carga Pesada Alta carga de tributos indiretos

Divisão Federativa da receita tributária nacional em uma trajetória histórica longa mostra seguintes caractetísticas:  Historicamente, regime político e federativo oscilaram em ciclos, coincidindo maior centralização política (Estado Novo, regime militar) com tributária (maior participação federal no total)…  Pós-Constituição de 1988 é período mais longe de democracia plena mas  a descentralização tributária inicial foi parcialmente revertida (pela expansão das contribuições e menor dinamismo dos impostos compartilhados e do ICMS)  a municipal foi o nível mais beneficiado no longo prazo (ainda que com participação estável recente)…  a estadual importa relativamente, hoje, menos do que quando foi promulgada a Constituição, inclusive porque transfere aos municípios um volume superior ao recebido da União…nunca voltou ao patamar observado antes do regime militar.  Não há perspectiva de mudança desse cenário federativo, mesmo que fosse aprovado a reforma fatiada focada no ICMS interestadual, se prestaria ao menos a estancar a sangria do imposto e dos estados do que a reverter o quadro… Decisões Fiscais: por nível de governo

Divisão Federativa da Carga Tributária

Receita Tributária Disponível

Participação Estadual

ICMS ainda é o maior tributo individualmente arrecadado no Brasil mas perdeu dinamismo  … está assentado sobre mercadorias que perde cada vez mais espaço para serviços na economia moderna.  … desindustrialização e guerra fiscal agravam ainda mais a situação do ICMS cuja carga tributária ficou estável enquanto cresceu a nacional  … estados sobrecarregam a tributação de combustíveis, energia, comunicações e dependem cada vez mais de substituição tributária, de importações e reter créditos (inclusive de exportadores e investidores) para atenuar ou compensar a redução desigual do ônus efetivo dos incentivados Na última década, o pior desempenho entre os tributos indiretos foi do IPI (base dos fundos de participação, nunca arrecadou tão pouco) e do ICMS (estável, na melhor das hipóteses) – na margem, o ISS municipal tem crescido mais que o ICMS estadual Mudanças Tributárias

Desempenho diferenciado

ICMS Decrescente

ICMS Pós-Constituinte Cresceu menos que COFINS e, recente, do que ISS e PIS

15 Estados Pós-Constituinte Perda de peso relativo na receita tributária disponível

Municípios foram mais beneficiados  … a Constituição de 1988 elevou cota municipal de 20% do ICM para 25% do ICMS para compensar o ISS que não foi extinto.  … a criação do FUNDEF/FUNDEB e a estruturação do SUS levaram à descentralização dos gastos com educação e saúde em detrimento de perda de posição relativa dos estados.  … as transferências voluntárias da União passarão a beneficiar cada vez mais as prefeituras no lugar dos estados. Estados, recentemente, voltaram a recorrer ao endividamento (como fizeram no auge da ditadura militar) como alternativa de financiamento, direta (bancos federais) ou indiretamente (garantias) junto ao governo federal. Mudanças nos Repasse

Voluntárias Redirecionadas

Financiamento como escape UF Operações de Crédito Até 4º Bim./10 Até 4º Bim./13 Variação Acre % Amazonas % Bahia % Ceará % Distrito Federal % Goiás % Maranhão % Mato Grosso % Mato Grosso do Sul % Minas Gerais % Pará % Paraíba % Paraná … Pernambuco % Piauí % Rio de Janeiro % Rio Grande do Norte % Rio Grande do Sul % Rondônia % Roraima % São Paulo % Sergipe % Tocantins % SOMA % ¹ Soma dos estados, excluindo Alagoas, Amapá e Espiríto Santo. Fonte primária: RGF. Levantamento: Compara Brasil

Ao contrário de federações tradicionais (em que só se relaciona com os Estados), o governo federal passou cada vez mais a negociar, contratar e repassar recursos diretamente aos municipais… Pode não mais ser uma opção mas uma nova cultura e convenção… Brasil vai se transformar em uma federação de municípios? Conclusão

José Roberto Afonso é economista, doutor pela UNICAMP, consultor técnico do Senado, pesquisador do IBRE/FGV e especialista em finanças públicas Opiniões de exclusiva responsabilidade do palestrante. Felipe de Azevedo e Kleber Castro deram suportes nas pesquisas.