Um Projecto Improvável?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Acção 2 / Prioridade 03-Adaptabilidade Medida – Fomentar a capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas estruturais.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
e-Learning Perspectivas e Tendências
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Workshop Concepção de Produtos EQUAL Lisboa, 23 de Março de 2006 Horácio Covita.
“A USP que queremos ver daqui 20 anos"
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar

Workshops Empresariais
GESTÃO DOS PORTFÓLIOS DEI / IST Artur Ferreira da Silva 15 de Maio de de Maio de 2003.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Departamento do Ensino Secundário
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Generalidades sobre e-learning
Programa de Educação em Empreendedorismo.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Mercados de trabalho e competências profissionais
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
Gm consultoria treinando você para o futuro
Formação contínua de professores à distância
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Universidade Corporativa Procenge
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
A Reforma da Formação Profissional
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
O PROJECTO GALILEO AS TIC E O DESENVOLVIMENTO No período pós-2005, a Comissão Europeia promoveu a iniciativa i2010 (destaca a importância.
Redesenhando a formação de professores FTE-Lab. O espaço.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

Um Projecto Improvável? Rede de CRC Um Projecto Improvável? Uma opção viável? Horácio Covita horacio.covita@gmail.com

a Rede CRC continuará a ser um projecto improvável… Como há 10 anos – em Dezembro de 1999 – também hoje e provavelmente dentro de 6 anos, em Dezembro de 2015, a Rede CRC continuará a ser um projecto improvável…

A irreversibilidade e a sustentabilidade quer da Rede, quer dos CRC que a integram estarão longe de se considerarem adquiridas! Improvável porque convoca e desafia culturas organizacionais alicerçadas em valores muito diferentes a partilharem, a cooperarem, a aprenderem de modo recíproco e a construírem acções comuns de combate à exclusão, onde a cidadania se aprofunda através do conhecimento e da disseminação das inovações…

obstáculos à consolidação da Rede Projecto improvável - paradoxo da Rede de CRC obstáculos à consolidação da Rede desvalorização da qualificação das populações mais fragilizadas, descrença nas iniciativas de coesão e de inovação social o individualismo, a competitividade a todo o custo, a cultura predadora, a desconfiança, o receio a evitação da partilha

Os principais desafios de há 10 anos continuam actuais Como construir consensos e práticas na resolução dos problemas e das acessibilidades à aprendizagem Como construir, fixar e disseminar conhecimento carregado de traços culturais tão diversos e que seja potenciador das autonomias e da cidadania

Há 10 anos elegemos os profissionais de formação, os professores, os gestores, os consultores e os facilitadores sociais como os protagonistas, parceiros e clientes dos Centros que integravam a Rede de CRC. Estes actores são os players e disseminadores naturas das inovações, das práticas promissoras, os alavancadores das aprendizagens, das autonomias e, claro, da cidadania… Desafiar estes parceiros a assumirem-se como learning citizenship practitioners

A melhor maneira de preparar o futuro não será fazê-lo acontecer? Não será tempo da Rede de CRC se (re)inventar? Apesar de Projecto improvável será que podemos continuar a acreditar que a Rede de CRC é uma utopia viável?

Como evoluir de Projecto Improvável para uma Rede viável? Estamos em Dezembro de 2015, a Rede de CRC atinge a maturidade possível a um ser organizacional complexo com 16 anos… Hoje é-lhe reconhecido o estatuto de maioridade! O trajecto organizacional até aqui foi um verdadeiro caminho das pedras… Mas a Rede respira confiança, dinâmica, crença no futuro, pois as acções em curso são muito promissoras. Basta olhar para a composição da actual Rede que conta com 150 CRC, dos quais 50 estão localizados em alguns países europeus e em todos os países de expressão oficial portuguesa! Quais as práticas dominantes desta Rede? Quais os serviços mais comuns? Quem são os seus principais clientes e utilizadores?

Vejamos alguns instantâneos da paisagem organizacional onde a Rede de CRC actua em 2015! Mais de metade dos CRC estão nas universidades e/ou são parceiros activos na formação de muitas escolas superiores; Os projectos formativos e programas de aprendizagem e de auto-estudo disponibilizados pela Rede de CRC são reconhecidos pelas universidades e conferem entre 5 e 10 ECTS nos respectivos curricula. A Rede de CRC tem o directório de competências nos domínios da formação e da educação mais actual e prestigiado, sendo utilizado na formação e actualização de formadores, coaches e professores.

Vejamos alguns instantâneos da paisagem organizacional onde a Rede de CRC actua em 2015! A Rede de CRC tem todos os programas de formação de formadores homologados para a obtenção e renovação de CAP de formador e de outras certificações internacionais (p. ex., coaching). A rede de CRC é parceira privilegiada do CEDEFOP e das autoridades nacionais no domínio do Quadro Nacional de Qualificações. O CRC Virtual obteve o 5º lugar no benchmark europeu sobre os ambientes de aprendizagem colaborativa e a distância mais inovadores.

Vejamos alguns instantâneos da paisagem organizacional onde a Rede de CRC actua em 2015! O CRC virtual integra a InoviPedia, constituída por 15000 recursos em conhecimento on-line, passíveis de pesquisas integrais ( os best products produzidos nos domínios da inovação social, gestão & liderança, educação & formação, indústria& pme, saúde, 3º sector, sociedade da informação & TIC, história e cultura portuguesa). A Rede de CRC tem 80000 utilizadores registados e atende diariamente 12000 utilizadores. O catálogo que integra a oferta formativa da Rede conta com 750 cursos, dirigidos a 140 diferentes profissões. No ano de 2015 realizaram-se 2200 cursos.

Vejamos alguns instantâneos da paisagem organizacional onde a Rede de CRC actua em 2015! A Rede de CRC é parceira em 35 projectos de investigação sectorial A Rede de CRC integra 90 CNO. A Rede de CRC tem 6 ilhas no second life, constituindo-se como espaços de simulação e estudo dos comportamentos futuros em ambientes de aprendizagem. O CRC Virtual integra 280 Comunidades de Práticas de formadores, coaches, consultores, professores, gestores e cidadãos. O congresso anual da Rede de CRC integra habitualmente cerca de 6 laboratórios onde são demonstradas e testadas novas ferramentas de gestão, concepção, avaliação e produção de conteúdos; 80 mestrandos e doutorandos que estão a realizar teses na Rede apresentam os resultados das suas investigações e pesquisas.

Vejamos alguns instantâneos da paisagem organizacional onde a Rede de CRC actua em 2015! A rede de CRC é parceiro reconhecido para o desenvolvimento de projectos de inovação social quer pela AP, quer pelas Autarquias e Redes Sociais. As bibliotecas dos 150 CRC têm os 280000 recursos físicos (livros, periódicos, multimédia) integrados no seu catálogo on-line. A Rede de CRC disponibiliza serviços personalizados de apoio ao auto-estudo, desenhando planos personalizados, baseados em dossiers dinâmicos com itinerários de aprendizagem e geridos por coaching individualizado.

Marca Rede CRC Com estas práticas enraizadas na sociedade e nos territórios e esta presença poderemos afirmar que hoje, Dezembro de 2015, a Rede de CRC é incontornável, pois aí estão as evidências de que criou uma marca e uma sólida Assinatura Organizacional na nossa sociedade.

Obrigado Pela vossa Paciência Horácio Covita