Proteção efetiva com porta de saída

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A contribuição dos benefícios sociais para a queda recente da desigualdade e pobreza Ricardo Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IPEA) Samuel Franco (IPEA)
Advertisements

Democracia e Política Social
Por que Monitorar e Avaliar?
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Ilustrações do uso do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil Ricardo Paes de Barros Brasília, outubro de 2003.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Programa Bolsa Família
Senarc: atribuições institucionais
Brasília, 08 de dezembro de 2010
Eduardo L.G. Rios-Neto 22 de Agosto, 2006.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Diálogos com Movimentos Sociais
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
O campo da Psicologia no CRAS
a) As múltiplas dimensões da pobreza e o desenvolvimento de estratégias para seu enfrentamento;
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Intersetorialidade no Plano Brasil Sem Miséria
Protocolo de Gestão Integrada
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
População e Crescimento Econômico
Proteção Social Básica
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Previdência, pobreza e desigualdade Brasília, abril de 2007 Ricardo Paes de Barros - IPEA.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
Silval da Cunha Barbosa Governador de Mato Grosso “Fazer a inclusão social da população em condição de vulnerabilidade econômica, dando mais oportunidades,
FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Integração de Políticas Públicas e seus desafios
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Estratégias alternativas de avaliação de impacto: Projeto Rio Rural Estilizado Brasília, novembro de 2009 Ricardo Barros – Ipea Mirela de Carvalho - Iets.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil XI Encontro Nacional da Família Vicentina
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Evolução Recente da Desigualdade de Renda no Brasil
SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO / BRASIL SEM MISÉRIA
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Centro de Referência de Assistência Social
Palestra de Requisitos DadosGov Luiz Felipe Silva Oliveira.
REUNIÕES REGIONAIS.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Foi criado em 2004, em parceria com o PNUD e com o Movimento, para estimular e reconhecer projetos da sociedade civil e das prefeituras municipais para.
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
Programa Bolsa Família
RED DE POBREZA Y PROTECCIÓN SOCIAL Buenos Aires - Novembro 2006
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Halina Amorim Wesley Diógenes.
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Qualidade da Educação e Desenvolvimento Agosto de 2013 Ricardo Paes de Barros (SAE)
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Importância da Queda Recente da Desigualdade para a pobreza
Transcrição da apresentação:

Proteção efetiva com porta de saída Ricardo Barros Mirela de Carvalho Belo Horizonte, Abril de 2006

I. A importância da proteção social

A desigualdade de renda no Brasil vem declinando ao longo dos últimos 3 anos de forma sistemática e substancial. Ela nunca foi tão baixa como atualmente

Quase ¾ da substancial queda na extrema pobreza ocorrida no último ano se deve à redução na desigualdade de renda.

Cerca de 1/5 desta acentuada queda na desigualdade e extrema pobreza deve-se a construção de uma efetiva rede de proteção social no país (Bolsa Família).

II. Canais para o impacto da rede de proteção sobre o comportamento dos beneficiários Impacto das transferências (efeito renda); Impacto da focalização (efeito preço).

III. Explorando as complementaridades entre a rede de proteção e o aproveitamento das oportunidades existentes Aspectos positivos do impacto das transferências. Provendo condições para que as famílias possam aproveitar as oportunidades disponíveis; A importância das condicionalidades; A importância da integração.

III. Explorando as complementaridades entre a rede de proteção e o aproveitamento das oportunidades existentes Aspectos positivos do impacto das transferências. Provendo condições para que as famílias possam aproveitar as oportunidades disponíveis; A importância das condicionalidades; A importância da integração.

III. Explorando as complementaridades entre a rede de proteção e o aproveitamento das oportunidades existentes Aspectos positivos do impacto das transferências. Provendo condições para que as famílias possam aproveitar as oportunidades disponíveis; A importância das condicionalidades; A importância da integração.

IV. Como garantir a integração e o cumprimento das condicionalidades A importância de um elo (agentes para o desenvolvimento familiar) entre a política social e as famílias pobres: Programa Puente, PAIF, Ação Família. A importância de agentes comunitários e de um plano local de desenvolvimento: Comunidade Ativa, APL

Funções dos agentes para o desenvolvimento familiar Identificar e cadastrar as famílias mais pobres; Em conjunto com a família: Identificar as necessidades e carências da família e as causas de sua situação de pobreza Informar a família sobre a disponibilidade local de serviços e oportunidades. Garantir à família acesso prioritário a estes serviços e oportunidades

Funções dos agentes para o desenvolvimento familiar Em conjunto com a família Identificar suas necessidades e carências e as causas de sua situação de pobreza Formular uma estratégia para o desenvolvimento da família e pactuar co-responsabilidades Motivar e incentivar a família na implementação da estratégia e cobrar o cumprimento das co-responsabilidades

V. Conclusões Em países com renda per capita mediana e alto grau de desigualdade, redes de proteção social são indispensáveis ao combate a pobreza; É possível e extremamente importante explorar a complementaridade entre proteção e a oferta de oportunidades

III. Conclusões Co-responsabilidades e integração são elementos centrais para uma rede de proteção com porta de saída A integração e a efetiva cobrança das co-responsabilidades requer um forte elo entre a política social e famílias pobres.