ESTUDO METÓDICO O LIVRO DOS MÉDIUNS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pai criador, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Advertisements

3ª AULA TEÓRICA -3/9 Perispírito Conceito Classificação Propriedades
APRESENTAÇÃO (MUITO) SUMÁRIA PARA EXPOSITORES E ESTUDANTES DO CEFAK OBJETIVO MOTIVAR O ESTUDO PARA A COMPREENSÃO DO FENÔMENO ESPÍRITA MÉTODO: MÉTODO:
Estudo da Teologia INICIAÇÃO E MÉTODO. Introdução ao Estudo da Teologia 1. Definição de Teologia.
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
Estudo Mensal de Março de 2010
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
Descartes
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA Necessidade do Estudo da Mediunidade Federação Espírita Brasileira.
ROTEIRO DEUS AS LEIS DE DEUS COMPREENSÃO ESPÍRITA DE DEUS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE DAS CAUSAS PRIMÁRIAS.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Programa Fundamental – Tomo I
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
ÉTICA.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS DA CRIAÇÃO 1ª P Cap. III
O LIVRO DOS ESPÍRITOS “ESTRUTURADO”
01 O Espírito e a Palavra LIÇÃO de dezembro a 7 de janeiro
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE LIBERDADE 3ª P Cap X.
1.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
DAS LEIS MORAIS DA LEI DO PROGRESSO 3ª P Cap VIII.
O ser humano e seus corpos
Introdução ao estudo da Psicologia
Perispírito: conceito
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 2ª PARTE DO MUNDO DOS ESPÍRITOS.
Parte 1 O conhecimento científico
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Filosofia patrística e medieval
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Lei de Justiça, Amor e Caridade
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
Elementos constitutivos do Universo
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
O existencialismo de Sartre
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Agostinho de Hipona ( d.C.).
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
A relação pessoal com Deus
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Aristóteles.
A MISERICÓDIA DIVINA e O SUICÍDIO Sandra Teixeira,28/10/15.
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
O Espiritismo.  DEUS, INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS JESUS, O GUIA E MODELO KARDEC, A BASE FUNDAMENTAL.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
Augusto Rogger Moreira Mario A. S. dos Santos SAUDAÇÃO
Depois de observar e analisar as mesas girantes, o professor Rivail ficou intrigado com o fato de que como poderia a mesa se mover se ela não possui músculos.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
TRANSFORMAÇÃO INTERIOR E OBSESSÃO
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
O IDEALISMO OBJETIVO DE SCHELLING
Transcrição da apresentação:

ESTUDO METÓDICO O LIVRO DOS MÉDIUNS 1ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES CAP. I AO IV

Cap. II - O maravilhoso e o sobrenatural Cap. I - Há Espíritos? Cap. II - O maravilhoso e o sobrenatural Cap. III - Método (de estudar o espiritismo) Cap. IV - Sistemas (de interpretar o espiritismo)

AS APLICAÇÕES PRÁTICAS DA CIÊNCIA ESPÍRITA SÃO PARA USO DE QUEM? INTRODUÇÃO AS APLICAÇÕES PRÁTICAS DA CIÊNCIA ESPÍRITA SÃO PARA USO DE QUEM? FIM SÉRIO!

HÁ ESPÍRITOS? QUAL É A CAUSA DA DÚVIDA? PARTIMOS DA ACEITAÇÃO DA EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA E INDIVIDUALIDADE DA ALMA. O ESPIRITISMO NOS OFERECE A DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL. A IGNORÂNCIA DA VERDADEIRA NATUREZA DOS ESPÍRITOS.

O QUE JÁ SE PODE AFIRMAR DA ALMA? EXISTE E SOBREVIVE À MORTE DO CORPO. É INDIVIDUALIZADA. POR ESFORÇO PRÓPRIO ATINGE O GRAU SUPREMO. HAURE SUA VENTURA EM SI PRÓPRIA. REÚNE-SE POR SIMPATIA. POSSUI CONSCIÊNCIA PRÓPRIA. VAI PARA ALGUM LUGAR. POVOA O ESPAÇO UNIVERSAL. SUA NATUREZA DIFERE DA DO CORPO.

O QUE SÃO OS ESPÍRITOS? SE A ALMA EXISTE, EXISTEM OS ESPÍRITOS! OS ESPÍRITOS NÃO SÃO OUTRA COISA DO QUE AS ALMAS DOS HOMENS.

A OBJEÇÃO: MAS SERES IMATERIAIS NÃO PODEM AGIR SOBRE A MATÉRIA, NÃO PODEM SE COMUNICAR COM OS HOMENS.

QUE É O HOMEM, SENÃO UM ESPÍRITO REVESTIDO DE CORPO MATERIAL? RESPOSTA À OBJEÇÃO: QUE É O HOMEM, SENÃO UM ESPÍRITO REVESTIDO DE CORPO MATERIAL? A ALMA EXISTE!

SE A RESPOSTA FOR: - NÃO SEI... - NÃO ESTOU CERTO... É INÚTIL IR ALÉM! A IDEIA DA IMORTALIDADE APROXIMA O HOMEM DO PRÓXIMO E DE DEUS. - NÃO SEI... - NÃO ESTOU CERTO... É INÚTIL IR ALÉM!

NA DISCUSSÃO ESPÍRITA: QUAL É O PONTO DE PARTIDA? CRÊS: - EM DEUS? - TER UMA ALMA? - NA SOBREVIVÊNCIA DA ALMA APÓS A MORTE?

ALGUÉM JÁ PROVOU QUE A ALMA: QUE OS ADVERSÁRIOS DO ESPIRITISMO DEMONSTREM QUE ISSO TUDO NÃO É POSSIVEL. PENSA NOS QUE AMOU? PODE DIRIGIR SUA MÃO? PODE ATUAR SOBRE UM SER ANIMADO? PODE ESTAR AO NOSSO LADO? PENSA APÓS A MORTE? QUER COMUNICAR-SE? PODE ATUAR SOBRE A MATÉRIA? PODE RESPONDER PERGUNTAS?

A VER COM O MARAVILHOSO E O SOBRENATURAL? O QUE O ESPIRITISMO TEM A VER COM O MARAVILHOSO E O SOBRENATURAL?

NÃO! PERGUNTA O QUE É MARAVILHOSO? O QUE É SOBRENATURAL? CONHECEMOS TODAS AS LEIS DA NATUREZA? RESPOSTA - O QUE É CONTRÁRIO ÀS LEIS DA NATUREZA. - O QUE É SOBRENATURAL. NÃO!

PERGUNTA OS FATOS PRODUZIDOS PELO ESPIRITISMO REVELAM NOVAS LEIS. SÓ VALEM AS EXPLICAÇÕES BASEADAS NAS LEIS DA MATÉRIA? A EXISTÊNCIA DOS ESPÍRITOS E SUAS MANIFESTAÇÕES SÃO CONTRÁRIAS A TODAS AS LEIS? NÃO PODE SER UMA DESSAS LEIS? RESPOSTA NÃO! NÃO! SIM!

ATO DA POTÊNCIA DIVINA CONTRÁRIO ÀS LEIS COMUNS DA NATUREZA. MILAGRE ATO DA POTÊNCIA DIVINA CONTRÁRIO ÀS LEIS COMUNS DA NATUREZA.

UM MORTO COM MEMBROS DISPERSOS REVIVER CORPORALMENTE. EXEMPLO DE MILAGRE: UM MORTO COM MEMBROS DISPERSOS REVIVER CORPORALMENTE.

EXEMPLO DE MILAGRE: JOSUÉ PARANDO O MOVIMENTO DO SOL.

DEUS NÃO PRECISA FAZER MILAGRES!

NÃO SÃO MILAGRES: UM ESPÍRITO ERGUER UMA MESA. A ESCRITA DIRETA. AS AÇÕES INTELIGENTES DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA.

UM HOMEM LEVITAR. (S. CUPERTINO)

A APARIÇÃO DE ESPÍRITOS. ESSES FENÔMENOS RESULTAM DA NATUREZA DO INVÓLUCRO FLUÍDICO DO ESPÍRITO.

O ESPIRITISMO É EM SI MESMO TODA UMA CIÊNCIA, TODA UMA FILOSOFIA, QUE NÃO PODEM SER ADQUIRIDAS EM APENAS ALGUMAS HORAS.

O ESPIRITISMO É RACIONALMENTE EXPLICÁVEL? FATOS SOBRENATURAIS: HÁ MUITOS CUJA IMPOSSIBILIDADE O ESPIRITISMO DEMONSTRA, E QUE ALINHA ENTRE AS CRENÇAS SUPERSTICIOSAS.

O ESPIRITISMO É RACIONALMENTE EXPLICÁVEL? FATOS ESPÍRITAS: CONHECIDA ESTA LEI, O MARAVILHOSO DESAPARECE E OS FENÔMENOS ENTRAM NA ORDEM DAS COISAS NATURAIS. EXPLICAM-SE DA MAIS RACIONAL MANEIRA. SÃO SIMPLES EFEITOS QUE TÊM SUA RAZÃO DE SER NAS LEIS GERAIS.

QUAL A UTILIDADE DE UM MÉTODO PARA O ENSINO DO ESPIRITISMO? INCRÉDULOS: MÉTODO SISTEMA ESCRÚPULO RELIGIOSO ORGULHO QUAL A UTILIDADE DE UM MÉTODO PARA O ENSINO DO ESPIRITISMO? MÁ FÉ NEGLIGÊNCIA MÁ VONTADE COVARDIA CONTRADIÇÃO LEVIANDADE INDIFERENÇA DECEPÇÕES

INDECISOS: OS MAIS NUMEROSOS.

ESPÍRITAS CRISTÃOS SÃO OS QUE PRATICAM E ACEITAM A MORAL ESPÍRITA. SEM O SABER IMPERFEITOS ESPÍRITAS CRISTÃOS SÃO OS QUE PRATICAM E ACEITAM A MORAL ESPÍRITA. EXALTADOS EXPERIMENTADORES CRISTÃOS

COMO ENSINAR O ESPIRITISMO? PONTO DE PARTIDA: A ALMA OU O ESPÍRITO? PARTIR DA ALMA, A QUESTÃO DOS ESPÍRITOS É SECUNDÁRIA.

COMO ENSINAR O ESPIRITISMO? PARA OS QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PELO RACIOCÍNIO, OS FENÔMENOS MATERIAIS SÃO DE POUCO PESO. COMO ENSINAR O ESPIRITISMO? SEQUÊNCIA IDEAL: PARTIR DOS FATOS OU DE EXPLICAÇÕES PRÉVIAS? ESTUDO SISTEMATIZADO!

OS FATOS: SÃO DESPREZÁVEIS? O MELHOR MÉTODO OS FATOS: SÃO DESPREZÁVEIS? É O DO ENSINO ESPÍRITA QUE SE DIRIGE À RAZÃO E NÃO AOS OLHOS. * O NOSSO ENSINO TEÓRICO E PRÁTICO É SEMPRE GRATUITO. NÃO DESPREZÁ-LOS. POR ELES CHEGUEI À TEORIA APÓS TRABALHO DE ANOS E MILHARES DE OBSERVAÇÕES. TRABALHO DE CIENTISTA! ALLAN KARDEC

CURSO DE ESPIRITISMO EXPERIMENTAL É POSSÍVEL? NO ESPIRITISMO LIDA-SE COM INTELIGÊNCIAS QUE TÊM LIBERDADE E NOS PROVAM A CADA INSTANTE QUE ELAS NÃO ESTÃO SUBMETIDAS AOS NOSSOS CAPRICHOS. REVER TODA A SÉRIE DE FENÔMENOS, DOS MAIS SIMPLES AOS MAIS COMPLEXOS? CURSO DE ESPIRITISMO EXPERIMENTAL É POSSÍVEL? COMO NA FÍSICA OU NA QUÍMICA?

EXIBIÇÕES DE ESPIRITISMO É POSSÍVEL? - EXIBIÇÕES EM ESPETÁCULOS? - ESPIRITISMO NOS PALCOS? O VERDADEIRO ESPIRITISMO JAMAIS SERVIRÁ PARA EXIBIÇÕES, NEM SUBIRÁ AOS PALCOS. QUEM AFIRMAR OBTER OS FENÔMENOS ESPÍRITAS À VONTADE É IGNORANTE OU IMPOSTOR.

NÃO EXISTE FENÔMENO ESPÍRITA: DOS SISTEMAS DE INTERPRETAÇÃO DO ESPIRITISMO CHARLATANISMO ALUCINAÇÃO LOUCURA MÚSCULO ESTALANTE CAUSAS FÍSICAS

EXISTE UMA AÇÃO INTELIGENTE: REFLEXO ALMA COLETIVA SONAMBÚLICO DEMONÍACO OTIMISTA MONO ESPÍRITO ALMA MATERIAL

ESPÍRITA OU POLIESPÍRITA: TODOS OS ESPÍRITOS, EM DADAS CIRCUNSTÂNCIAS, PODEM MANIFESTAR-SE AOS HOMENS, E O NÚMERO DOS QUE PODEM COMUNICAR-SE É INDEFINIDO. ESPÍRITA OU POLIESPÍRITA: