OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Atenção Básica Situação e Perspectivas Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Brasília,
Advertisements

Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Modalidade a Distância
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 3 Ampliação.
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Qualificar a atenção a saúde dos Idosos acamados e/ou restritos no domicílio, CMS Tia Alice, Rio de Janeiro - RJ Andréia Lucatelli de Freitas Orientadora:
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Luciane Silveira Miranda de Lima
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/2014-2017) SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO EM SAÚDE OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/2014-2017) Cleide Silvino Leandro Coord. da Atenção Básica Japaratinga, 21 de Janeiro de 2014.

Política Nacional de Atenção Básica AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS EM 2013 E PROPOSTAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PARA O PMS/2014-2017 A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades Política Nacional de Atenção Básica Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011.

Programa relacionados à Rede Saúde Mais Perto de Você PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica RequalificaUBS – Construção, Reforma e Ampliação Telessaúde – Informatização, conectividade e segunda opinião formativa Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica

Programa Nacional de Alimentação e nutrição Programa Saúde na Escola – PSE Programa Nacional de Alimentação e nutrição Bolsa Família Rede Cegonha Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) E-SUS

AVALIAÇÃO DO ANO DE 2013 E PROPOSTA PARA 2014-2017 SITUAÇÃO ENCONTRADA AÇÕES REALIZADAS EM 2013 PROPOSTAS PARA 2014-2017 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INEXISTENTES (BASE DE DADOS SEM INFORMAÇÕES); AVALIAÇÃO DO SISTEMA ESPECÍFICO; MONITORAMENTO CONTÍNUO DAS INFORMAÇÕES; -CONTINUAR MONITORANDO OS ENVIOS DAS INFORMAÇÕES DAS UNIDADES DE SAÚDE E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM PRAZO OPORTUNO; IRREGULARIDADE NO ENVIO DAS INFORMAÇÕES AO MINISTÉRIO DA SAÚDE - REGULARIZAÇÃO NO ENVIO DOS SISTEMAS; - MANTER A REGULARIZAÇÃO DO ENVIO DOS SISTEMAS; AUSÊNCIA DE ATUALIZAÇÕES DAS FICHAS A (ACS) - REALIZAÇÃO DE PLANILHAS COM CRONOGRAMA DE ATUALIZAÇÕES MENSAIS PARA TODOS OS ACS; - CONTINUAR SENSIBILIZANDO OS PROFISSIONAIS QUANTO A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DAS INFORMAÇÕES PARA CADA SISTEMA DE INFORMAÇÃO .

SITUAÇÃO ENCONTRADA AÇÕES REALIZADAS EM 2013 PROPOSTAS PARA 2014-2017 AUSÊNCIA DE VISITAS E REUNIÕES ENTRE O COORDENADOR E AS EQUIPES REUNIÕES ENTRE COORDENADOR E AS EQUIPES VISITA SEMANAL E REUNIÕES MENSAIS POR EQUIPE PARA REVISÕES DE PRODUÇÕES E PLANEJAMENTOS DE AÇÕES AUSÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO DO SISTEMA SIS-PRÉNATAL ACOMPANHAMENTO SEMANAL (CADASTRAMENTO, ACOMPANHAMENTO E PUÉRPERIO) DEFICIÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO DOS SISTEMAS SISVAN, FERRO E VITAMINA A CADASTRAMENTO E ACOMPANHAMENTO SEMANAL DOS SISTEMAS

PLANEJAMENTO PARA 2014 1- INTENSIFICAR A COBERTURA VACINAL NO MUNICÍPIO E BUSCA ATIVA AOS FALTOSOS; 2- INTENSIFICAR A OFERTA AOS EXAMES CITOLÓGICOS EM MULHERES NA FAIXA ETÁRIA DE 25 A 64 ANOS; 3- INTENSIFICAR A OFERTA AOS EXAMES DE MAMOGRAFIA AS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA DE 40 A 69 ANOS; 4- PLANEJAR PALESTRAS NAS UBS E COMUNIDADES ; 5- INCORPORAR O TRATAMENTO SUPERVISIONADO; 6- REGULARIZAÇÃO DO NÚMERO DE VISITAS DOMICILIARES; 7- INTENSIFICAR AÇÕES DO PSE; 8- REMAPEAR AS ÁREAS E MICROÁREAS DO MUNICÍPIO; 9- REGULARIZAÇÃO DO SISPRENATALWEB;

PLANEJAMENTO PARA 2014 10- AUMENTAR A COBERTURA DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (IMPLANTAÇÃO DE MAIS EQUIPES); 11- AUMENTAR A COBERTURA DE EQUIPE BÁSICA DE SAÚDE BUCAL (IMPLANTAÇÃO DE MAIS EQUIPES) ; 12- INTENSIFICAR AÇÃO COLETIVA DE ESCOVAÇÃO DENTAL SUPERVISIONADA; 13- INTENSIFICAR A CORBETURA DE ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONANTES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA; 14- CAPACITAR OS PROFISSIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-SUS; 15- IMPLANTAR O SISTEMA E-SUS NO MUNICÍPIO.

Meta 2014 O e-SUS objetivo brasileiro de ter um Sistema Único de Saúde (SUS) que efetivamente cuida da população, demanda organização e capacidade de gestão do cuidado à saúde cada vez mais efetivas. Para atingir esse desafio, no contexto do maior sistema público de saúde do mundo, é essencial ter Sistemas de Informação em Saúde (SIS) que contribuam com a integração entre os diversos pontos da rede de atenção e permitam interoperabilidade entre os diferentes sistemas. O e-SUS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde. O nome, e-SUS, faz referência a um SUS eletrônico, cujo objetivo é sobretudo facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.

“O êxito do trabalho em equipe depende da cooperação e participação de todos, independentemente da função ou da relevância da tarefa.” Obrigada!