UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO AOS.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Trabalho de conclusão de curso
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Alana Maria Vasconcelos Parente
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
A Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente de 12 a 18 anos na Unidade Básica de Saúde PS Cajueiro da Praia PSF – Cajueiro da Praia/PI TCC - Curso.
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
Yaneisy Guerra González
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
Luciane Silveira Miranda de Lima
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Maria Zilvaneide de Paula Lima
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA - TURMA 6 QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A SAÚDE DAS CRIANÇAS, JOVENS E ADOLESCENTES DA ESCOLA GUARACI BARROSO MARINHO, ESF ZACHIA, PASSO FUNDO/RS Leila Georcelei de Brizola Perdonssini   Orientadora: Ana Paula Soares   Pelotas-2015

Caracterização do Município de Passo Fundo: INTRODUÇÃO: Caracterização do Município de Passo Fundo: Norte do R/S 195,620 habitantes (IBGE, 2010) 15 Estratégias de Saúde da Família 22 Unidades Básica de Saúde Tradicionais Não possui NASF

Cada equipe é composta: INTRODUÇÃO: Caracterização da UBS “Zachia”: 2 equipes de ESF População de 7000 Cada equipe é composta: 1 médico 1 odontólogo 1 enfermeiro 2 Técnico em enfermagem 2 ACS

Objetivo Geral: Qualificação da Atenção à Saúde das Crianças, adolescentes e jovens da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Barroso Marinho, pela equipe da ESF Zachia, Passo Fundo/RS.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: 1.Ampliar a cobertura de atenção à saúde na escola 2.Melhorar a qualidade da atenção à saúde na escola 3.Melhorar a adesão às ações na escola 4.Melhorar o registro das informações 5.Promover a saúde das crianças, adolescentes e jovens

METAS: Ampliar a cobertura das ações na escola Monitorar e avaliar Realizar avaliação clínica e psicossocial Realizar aferição da pressão arterial Realizar avaliação da acuidade visual Realizar avaliação da audição Atualizar o calendário vacinal Realizar avaliação nutricional Realizar avaliação da saúde bucal Fazer busca ativa

METAS: Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário Proporcionar orientação nutricional Orientar sobre prevenção de acidentes (conforme faixa etária) Orientar para prática de atividade física Orientar para o reconhecimento e prevenção de bullying Orientar sobre violência Orientar sobre os cuidados com o ambiente para promoção da saúde Orientar sobre higiene bucal Orientar os adolescentes e jovens sobre os riscos do uso de álcool e drogas Orientar os adolescentes e jovens sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) Orientar os jovens e adolescentes sobre prevenção da gravidez na adolescência

EIXO AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO: METODOLOGIA: EIXO AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO: Monitorar e avaliar o número de crianças, adolescentes e jovens da escola alvo submetidas as ações em saúde periodicamente.

EIXO ENGAJAMENTO PÚBLICO: METODOLOGIA: EIXO ENGAJAMENTO PÚBLICO: Esclarecer a comunidade sobre a importância do trabalho da ESF dentro da escola Identificar junto à comunidade as suas necessidades com relação às crianças, adolescentes e jovens que podem ser trabalhadas na escola. Orientar os pais ou responsáveis sobre os temas abordados na escola

EIXO QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA: METODOLOGIA: EIXO QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA: Capacitação da equipe para as atividades na escola Capacitar a equipe para orientar a comunidade e as famílias sobre a importância da ESF realizar promoção da saúde

EIXO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO: METODOLOGIA: EIXO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO: Elaboração do material impresso Organização da agenda dos profissionais Organização dos materiais para a realização das ações

LOGISTICA DA INTERVENÇÃO: METODOLOGIA: LOGISTICA DA INTERVENÇÃO: Adotou-se o caderno de atenção básica número 24, Saúde na Escola do Ministério da Saúde, 2009 Foi definida a atribuição de cada profissional Elaboração da ficha espelho Divulgação do projeto para a equipe de saúde e da educação Organização dos materiais usados em cada ação

Meta: Ampliar em 50% a cobertura de atenção à saúde na escola. RESULTADOS: Meta: Ampliar em 50% a cobertura de atenção à saúde na escola. Durante o período de intervenção participaram 575 de alunos atingindo um total de 86,1% dos educandos da escola alvo

RESULTADOS: META: Realizar avaliação da acuidade visual em 50% das crianças, adolescentes e jovens da escola alvo da intervenção Durante o período de intervenção participaram 542 alunos atingindo uma proporção de 81,1 % dos educandos da escola alvo

META: Atualizar o calendário vacinal RESULTADOS: META: Atualizar o calendário vacinal Durante a intervenção foi realizada avaliação e atualização do situação vacinal com 323 alunos atingindo uma proporção de 48,4 % dos educandos da escola alvo

RESULTADOS: META: Realizar avaliação nutricional em 50% das crianças, adolescentes e jovens da escola alvo da intervenção. Durante a intervenção foi realizada avaliação nutricional com 316 alunos atingindo uma proporção de 47,3% dos educando da escola alvo

RESULTADOS: META: Realizar avaliação de saúde bucal em 50% dos alunos da escola alvo da intervenção Durante a intervenção foi realizado avaliação da saúde bucal de 523 alunos, sendo atingido uma proporção de 78,3% dos educandos da escola alvo

RESULTADOS: META: Realizar escovação supervisionada dos dentes com 50% dos alunos da escola alvo da intervenção. Durante a intervenção foi realizada a escovação supervisionada com 185 alunos, atingindo uma proporção de 27,7% dos alunos da escola alvo

RESULTADOS: Meta: Realizar avaliação clínica e psicossocial em 50% das crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo Essa atividade foi desenvolvida com 71 alunos atingindo uma proporção de 10,6 dos educandos da escola alvo

RESULTADOS: Meta: Manter na UBS, registro atualizado em planilha e/ou prontuário das crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo Durante a intervenção foi atualizado o registro de 473 alunos atingindo uma proporção de 70,8% dos alunos da escola alvo

META: Promoção de saúde RESULTADOS: META: Promoção de saúde Foram realizados grupos de educação em saúde sobre: Alimentação saudável Prevenção de acidentes Prevenção de bulling e situações de violência Cuidados com o meio ambiente Grupo de educação em saúde com adolescentes sobre educação sexual, prevenção de gravidez e DST

RESULTADOS: Atividades que não foram desenvolvidas: Aferição da pressão arterial Avaliação auditiva Educação em saúde sobre prevenção de álcool e drogas

DISCUSSÃO: Ampliação da cobertura da atenção as crianças, adolescentes e jovens da escola alvo da intervenção Melhoria dos registros Qualidade da assistência

DISCUSSÃO: Pontos positivos para a comunidade: Melhoria a saúde das crianças, adolescentes e jovens da escola alvo da intervenção Possibilitou o vínculo com a equipe Crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, adolescentes e jovens da escola alvo da intervenção

RESULTADOS: Pontos positivos para a equipe: Educação continuada sobre os vários temas abordados Vínculo com a população alvo da intervenção Melhoria na atenção a população alvo da intervenção

DISCUSSÃO: Continuidade da Intervenção: Intensificar a sensibilização da comunidade a respeito da importância das ações de promoção, prevenção e assistência a saúde desenvolvidas na escola Cronograma anual das atividades Buscar parcerias para desenvolver as atividades que não foram desenvolvidas.

REFLEXÃO CRÍTICA : Através da análise situacional foi possível conhecer os pontos positivos e negativos que tangenciam a relação entre os profissionais e deles com a população Possibilitou ao profissional ter uma visão ampliada do contexto Através do planejamento foi possível formular estratégias de intervenção junto as crianças, jovens e adolescentes da escola alvo da intervenção Possibilitou uma aproximação entre o profissional e o população assistida fortalecendo a humanização nos serviços de saúde

AGRADECIMENTOS: A minha orientadora pela dedicação e paciência. A equipe de saúde, que me acolheu com carinho. Ao meu marido, por me incentivar e saber entender os momentos da minha de ausência. As minhas queridas filhas, pelo carinho e incentivo que me fazem continuar sempre. OBRIGADA!!!!!!!!