Nó Moçambicano Breve panorâmica Por Bruno Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Advertisements

TEMA 1: Envolvimento do sector privado e da sociedade civil na implementação dos programas financiados pelo IFAD em Moçambique.
SAIBA TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE ELE.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO E INFRA-ESTRUTURAS DO ALQUEVA, S.A.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
II Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
The William Davidson Institute (WDI) Andréa Shpak Coordenadora da Aliança de ONGs, WDI.
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DA REAF- MERCOSUL.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Movimento Brasil Competitivo
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
SNV Moçambique.
Uma oportunidade de melhorar o funcionamento dos MCN
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
CENTRO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Sistema Desportivo Português. Presidência do Conselho de Ministros A Presidência do Conselho de Ministros (PCM) é o departamento central do Governo de.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
SORRISO. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE SORRISO TAPURAH, LUCAS DO RIO VERDE. NOVA MUTUM, SANTA RITA DO TRIVELATO.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PRSP EM MOÇAMBIQUE
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
Governo e governação do ensino superior A reconfiguração da gestão universitária em Portugal António M. Magalhães e Amélia Veiga Reitoria da Universidade.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
Como funciona a União Europeia
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
EVD PREPAREDNESS AND RESPONSE TRAINING PACKAGE Overall Coordination 1 |1 | Coordenação Geral.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
LBA2. ORGANIZAÇÃO O novo modelo organizacional deverá contribuir para a consolidação da atual rede de pesquisas. Para isto, considerará não apenas a.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Apresentação sobre Oportunidades de Exportação em Mozambique Fabião Fatissone IPEX- Instituto para a Promoção de Exportações Maputo, Julho de 2010.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
Transcrição da apresentação:

Nó Moçambicano Breve panorâmica Por Bruno Araújo

1994 – Ministros da Agricultura da SADC recomendam a criação da FANRPAN Objectivo – Melhorar a capacidade de formulação e análise de políticas para Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais na SADC

Missão – Providenciar um fórum independente para coordenar, influenciar e facilitar pesquisa, análise e diálogo a nível nacional e regional, para garantir um SADC com segurança alimentar

Principal actividade Realizar estudos especializados em áreas seleccionadas Identificar pontos críticos Formular recomendações políticas Organizar fóruns e plataformas para a disseminação dos resultados Organizar diálogos regionais com as várias partes interessadas

2003 – Pico da crise alimentar 2002-2003 Gaberone – 1º diálogo regional de alto nível Objectivo - Discutir a recuperação da agricultura, a segurança alimentar e as políticas do comércio Participantes – Principais partes interessadas no sector, a nível da SADC Fazedores de políticas (governo) Parceiros internacionais tais como CTA, IFPRI, USAID, CIMMYT, ICRISAT, ISNAR, ODI, MSU, NEPAD, BAD, SACAU, SAPRN, FAO, Fundação Rockefeller, Representantes do Governo Francês Organizações de agricultores Sociedade civil

2004 – Maurícias – 2º diálogo anual Objectivo – Rever e reflectir sobre as estratégias discutidas em 2003 e esboçar o caminho a seguir na região Discutir estratégias de políticas necessárias para promover uma recuperação agrícola permanente e um aumento de produtividade na SADC Participantes – as principais partes interessadas na região

2005 – Johannesburg – Diálogo sobre políticas públicas Objectivo – criar um ambiente conducivo de políticas para uma SADC com Segurança Alimentar, através de: Passagem da pesquisa para um desenvolvimento e implementação efectivos de políticas Fortalecimento da capacidade institucional para o desenvolvimento e implementação de políticas na SADC Avaliaçãodo impacto do HIV/SIDA na Agricultura e na Segurança Alimentar

Constituição da FANRPAN Nó Nacional dirigido por Comité Directivo Constituido por Governo Sector privado (agribusiness) Pesquisadores/Analistas de políticas (Universidades) Sociedade Civil (Organizações de Agricultores e Organizações não Governamentais) Nomeia um Coordenador Hospedado por tradição numa Universidade (Faculdade de Agronomia/Economia Agrária)

Coordenador do Nó Moçambicano Membro Fundador do FANRPAN Hospedado na Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Agronomia Secção de Economia Membro do Conselho Regional da FANRPAN (por acumulação) Resignou (após assumir a Direcção Executiva da NEPAD)

Sociedade Civil nos Nós Nacionais Tem sido marginal Participação fortalece os processos de políticas

Caminho a seguir Necessário identificar substitutos do Coordenador Necessário fortalecer participação da Sociedade Civil

Muito Obrigado