Bacias hidrográficas brasileiras. Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Riqueza em rios e pobreza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
Advertisements

JEFFERSON MAMEDE NUNES
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Hidrografia.
Antonio Neto Lima Bonfim
Hidrografia brasileira
A Hidrografia Brasileira
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
HIDROSFERA Prof. Márcia.
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características gerais
Aquecimento da água pelo Sol Evaporação Vapor se eleva com o ar quente
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Bacias Hidrográficas brasileiras
Bacia Platina – reúne as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Hidrografia
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
Bacias hidrográficas brasileiras
Hidrografia e o ciclo da água
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Hidrografia.
Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
CONTINENTEASIÁTICOCONTINENTEASIÁTICO  Prof.º Fylipe Alves Pág. 116 a 133.
Trabalho de geografia Nome: Matheus, Alesandro 8ºano 14/04/11 prof:Patricia.
PANTANAL O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com.
06/08/2008 Prof. Marco Aurélio Gondim REGIÃO NORTE CARACTERÍSTICAS.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. 1 Os mapas abaixo foram, respectivamente, elaborados de acordo com critérios: A políticos e naturais B populacionais e ambientais.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO. Aspectos Gerais Área da bacia: km2; Extensão do rio São Francisco: km; Vazão média de m3/s; 47,2 % da área.
Hidrosfera Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. O termo hidrosfera.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Hidrografia - Características
Colégio Jesus Maria José
Dinâmica de uma bacia hidrográfica
Prof. Anderson Lourenço
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características Gerais:
Transposição do rio são francisco
HIDROGRAFIA GEOGRAFIA- JANDERSON.
Hidrografia e o ciclo da água
Biomas brasileiros.
A região Norte do Brasil
PERFIL DE UM RIO.
Usina hidrelétrica de Balbina
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Hidrografia GG.06- p.36.
Formação vegetal 6º Ano.
Região norte.
As principais bacias hidrográficas brasileiras
África: aspectos físicos
HIDROSFERA.
Regiões Hidrográficas
Centro-Sul: a região mais rica e populosa do Brasil
Hidrografia Brasileira
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
A influência da Bacia Platina na Geopolítica Sul-americana
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Conselhos para um bom Semestre
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
BRASIL – LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA ASPECTOS FÍSICOS GERAIS
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Região Centro-Oeste Capítulo 18 A
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
A água não serve apenas para matar a sede
Rios 6º Ano.
BACIAS HIDROGRÁFICAS MUNDIAIS
Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação
O Complexo Centro-Sul.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Transcrição da apresentação:

Bacias hidrográficas brasileiras

Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio de foz em estuário. Predomínio de foz em estuário. Domínio de rios de planalto. Domínio de rios de planalto. Regime pluvial tropical austral Regime pluvial tropical austral Rios de drenagem exorréica e perenes. Rios de drenagem exorréica e perenes. Destaque para três divisores de água: Cordilheira dos Andes, planalto das Guianas e formações planálticas no Brasil

Pequeno dicionário do aluno perdido Divisores de água: são elementos geográficos que distinguem duas ou mais bacias hidrográficas. Divisores de água: são elementos geográficos que distinguem duas ou mais bacias hidrográficas. Bacia hidrográfica: é o conjunto de terras (área) drenadas por um rio principal e seus afluentes. Bacia hidrográfica: é o conjunto de terras (área) drenadas por um rio principal e seus afluentes. Regime: equivale às variações verificadas entre as cheias e vazantes. Diversos elementos influem sobre essas variações: clima, relevo, natureza do solo. Regime: equivale às variações verificadas entre as cheias e vazantes. Diversos elementos influem sobre essas variações: clima, relevo, natureza do solo. Rede hidrográfica: é o padrão inter-relacionado de drenagem formado por um conjunto de rios. Rede hidrográfica: é o padrão inter-relacionado de drenagem formado por um conjunto de rios. Foz: é a desembocadura ou “final” do rio, que pode ser no oceano, outro rio ou em um lago. A foz pode ser do tipo delta e estuário. Foz: é a desembocadura ou “final” do rio, que pode ser no oceano, outro rio ou em um lago. A foz pode ser do tipo delta e estuário.

Bacias hidrográficas O Brasil apresenta grande quantidade de rios, reunidos em conjuntos conhecidos como bacias hidrográficas. O Brasil apresenta grande quantidade de rios, reunidos em conjuntos conhecidos como bacias hidrográficas. As bacias são divididas em dois tipos: as principais e as secundárias. As bacias são divididas em dois tipos: as principais e as secundárias. Entre as principais bacias destacamos: Amazônica, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Platina. Entre as principais bacias destacamos: Amazônica, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Platina.

Bacia amazônica Maior bacia hidrográfica do mundo. Maior bacia hidrográfica do mundo. Drena algo em torno da metade do território do Brasil. Drena algo em torno da metade do território do Brasil. Maior potencial hidráulico/hidroelétrico. Maior potencial hidráulico/hidroelétrico. Principal rio é o Amazonas. Principal rio é o Amazonas. Inúmeros problemas e desastres para a construção de usinas hidroelétricas na área.Destaque: Balbina.

Curiosidades O rio Amazonas é considerado o maior rio do planeta tanto em extensão como em volume de água.Em sua porção mais estreita (Óbidos), apresenta metros. O rio Amazonas é considerado o maior rio do planeta tanto em extensão como em volume de água.Em sua porção mais estreita (Óbidos), apresenta metros. Tipicamente de planície. Tipicamente de planície. Apresenta um regime complexo com águas provenientes dos dois hemisférios e uma pequena parcela do degelo dos Andes. Apresenta um regime complexo com águas provenientes dos dois hemisférios e uma pequena parcela do degelo dos Andes. Apresenta foz mista. Apresenta foz mista. O rio Amazonas apresenta fenômenos notáveis como terras caídas ( desmoronamento das margens devido a pequena resistência das margens) e pororoca (ocorre na foz, quando a maré alta se encontra com a água do rio.

Bacia do Tocantins-Araguaia Maior bacia totalmente brasileira. Maior bacia totalmente brasileira. Presença da maior usina totalmente brasileira: Tucuruí, no rio Tocantins. Presença da maior usina totalmente brasileira: Tucuruí, no rio Tocantins. Possibilidade de navegação ampliada com algumas obras de engenharia. Possibilidade de navegação ampliada com algumas obras de engenharia. A usina de Tucuruí, foi construída com o objetivo de fornecer energia para os grande projetos de exploração da região norte. Sofre com o processo de apodrecimento da floresta no fundo do lago.

Bacia do São Francisco Principal rio: São Francisco. Principal rio: São Francisco. Bacia tipicamente de planalto. Bacia tipicamente de planalto. Trata-se de uma bacia totalmente brasileira. Trata-se de uma bacia totalmente brasileira. Navegável de Pirapora até Juazeiro. Navegável de Pirapora até Juazeiro. Apresenta afluentes intermitentes. Apresenta afluentes intermitentes. Principais hidrelétricas: Três Marias, Sobradinho e Paulo Afonso.

Apelidos do São Francisco Nilo brasileiro : comparação exagerada com o Nilo africano. Os dois apresentam curso sul-norte, cabeceiras em áreas úmidas e atravessam áreas de déficit hídrico. Nilo brasileiro : comparação exagerada com o Nilo africano. Os dois apresentam curso sul-norte, cabeceiras em áreas úmidas e atravessam áreas de déficit hídrico. Rio dos currais : em virtude do transporte e criação de gado nas margens desde o período colonial. Rio dos currais : em virtude do transporte e criação de gado nas margens desde o período colonial. Rio da Unidade Nacional : em função de unir a região Sudeste e Nordeste. Rio da Unidade Nacional : em função de unir a região Sudeste e Nordeste.

A questão da transposição Não é uma idéia nova: a primeira vez que tal proposta foi levantada foi durante o governo de D. Pedro II. Não é uma idéia nova: a primeira vez que tal proposta foi levantada foi durante o governo de D. Pedro II. Trata-se do bombeamento de água do rio em duas áreas de captação. Com o objetivo de tornar perene alguns rios temporários e aumentar a oferta de água em alguns reservatórios para atender áreas críticas. Trata-se do bombeamento de água do rio em duas áreas de captação. Com o objetivo de tornar perene alguns rios temporários e aumentar a oferta de água em alguns reservatórios para atender áreas críticas. Grande discussão em relação ao real benefício da obra. Grande discussão em relação ao real benefício da obra. Existência de propostas alternativas. Existência de propostas alternativas.

Bacia Platina Trata-se da Bacia mais importante do ponto de vista da atividade econômica. Trata-se da Bacia mais importante do ponto de vista da atividade econômica. Formada por três bacias menores: Uruguai, Paraguai e Paraná. Formada por três bacias menores: Uruguai, Paraguai e Paraná. O rio Paraná apresenta 4200 km de extensão. O rio Paraná apresenta 4200 km de extensão.

Bacia do Paraná Bacia tipicamente de planalto. Bacia tipicamente de planalto. Maior bacia em potencial hidroelétrico instalado. Maior bacia em potencial hidroelétrico instalado. Sem espaço para grandes intervenções. Sem espaço para grandes intervenções. Questão da usina de Itaipu. Questão da usina de Itaipu. Grande potencial perdido em relação ao transporte hidroviário, em função da construção de usinas sem eclusas.

Bacia do Paraguai Tipicamente de planície. Tipicamente de planície. Corta a área do pantanal. Corta a área do pantanal. Utilizada para a navegação: destaque para o escoamento da produção de grãos de parte do Centro-Oeste. Utilizada para a navegação: destaque para o escoamento da produção de grãos de parte do Centro-Oeste. Problema grave de assoreamento. Problema grave de assoreamento. Grande problema ambiental para o pantanal, ligado ao projeto de aprofundamento da calha do rio Paraguai.

Bacia do Uruguai Apresenta como rio principal o rio Uruguai. Apresenta como rio principal o rio Uruguai. Rio Uruguai formado da junção do rio Pelotas e Canoas. Rio Uruguai formado da junção do rio Pelotas e Canoas. Potencial limitado tanto para a geração de energia como para a navegação. Potencial limitado tanto para a geração de energia como para a navegação. O rio Uruguai apresenta 1400 Km de extensão. O rio Uruguai apresenta 1400 Km de extensão.

Principais formações lacustres As principais formações lacustres são encontradas no Rio Grande do Sul. As principais formações lacustres são encontradas no Rio Grande do Sul. Destaque para a Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim e Lagoa Mangueira. Destaque para a Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim e Lagoa Mangueira. Formações ligadas as restingas. Formações ligadas as restingas. Restingas são extensos cordões de sedimentos arenosos, depositados paralelamente a linha da costa por ação das correntes marinhas.