7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As relações entre o rural e o urbano no Sudeste
Advertisements

Urbanização brasileira
Ensino Fundamental , 7º ano
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Geografia Regional do Brasil A dimensão temática: O recorte temático da ordem e, portanto, a reordenação da ordem; Uma construção sintética; O sentido.
Pou Área industrial - Japão. AS GRANDES ÁREAS INDUSTRIAIS A NÍVEL MUNDIAL.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Região Sudeste. Predomínio de planaltos Depressões Fossa Tectônica – Vale do Paraíba Planície Litorânea Clima tropical (com variações) –m.T.a. –m.E.c.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
“ A Paz do Café ” O café chegou ao Brasil no século XVIII e começou a crescer graças ao desequilíbrio da cafeicultura no Haiti. 2 Grandes Fases: 1° Baixada.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Aula 12 - Ordem da Revolução industrial Segunda metade do século XIX Europa Ocidental e EUA Expansão da Revolução Industrial (2° Rev. Industrial) (período.
Histórico da indústria no BR Até 1808 – proibição 1844 – Tarifa Alves Branco (protecionismo) Cafeicultura –Imigrantes: mão-de-obra e mercado consumidor.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
CAPÍTULO 1 – TÉCNICA, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Road Show dos Embaixadores às Regiões
A ECONOMIA CAFEEIRA.
MIGRAÇÕES CIC/2017 GEOGRAFIA.
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
A HISTÓRIA DO BRASIL Brasil Colônia Ameaças externas.
RELEVO. Predominam planaltos e serras com planícies no litoral.
BRASIL – DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1
Expansão Territorial do Brasil
Population density and deforestation in the Brazilian Amazon: New insights on the current human settlement patterns I. Tritsch & F.-M. Le Tourneau (Applied.
História Econômica Geral
Capítulo9 Pág. 148 á 158 Região Centro Oeste  Prof.º Fylipe Alves.
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Região Norte Crescente atividade de mineração (ex: Carajás)
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
O que é região? Regionalização
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Regiões Hidrográficas
Geografia Profa.: Sâmara Santos
Urbanização.
A Urbanização Brasileira
Características da indústria em Portugal
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Indústria.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
JAPÃO.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Centro-Sul: a região mais rica e populosa do Brasil
Estrutura geológica do Brasil e minerais metálicos
Nordeste: breve histórico
GEOGRAFIA INDUSTRIAL 2.
Balança Comercial Brasileira Outubro 2010
ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
Economia Cafeeira No Segundo Reinado Brasileiro
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Economia Imperial (XIX)
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Características da indústria em Portugal
INDUSTRIALIZAÇÃO Prof° Israel Frois.
Características da indústria em Portugal
A ocupação e o aumento do território
O que você deve saber sobre
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Transcrição da apresentação:

7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2

Sudeste: aspectos gerais 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 ÍNDICE Sudeste: aspectos gerais A ocupação da região Atividades agroindustriais Urbanização e crescimento

Sudeste: aspectos gerais 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 Sudeste: aspectos gerais

7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 A ocupação do Espaço Jesuítas e Bandeirantes A tela em óleo do artista plástico Almeida Júnior retrata o início de uma das expedições bandeirantes pelo rio Tietê. É por isso que o Tietê fi cou conhecido como a “estrada dos bandeirantes”.

A ocupação do Espaço Jesuítas e Bandeirantes Início da colonização. 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 A ocupação do Espaço Jesuítas e Bandeirantes Início da colonização. Jesuítas Portugueses Fundação da Vila de São Vicente em 1532. Expedições para o interior no século XVII – pedras preciosas. Bandeirantes Utilizavam a navegação pelo rio Tietê como forma de alcançar o interior da região.

A ocupação do Espaço Ouro e Café Século XVIII em Minas Gerais. 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 A ocupação do Espaço Ouro e Café Século XVIII em Minas Gerais. Assentamentos urbanos no interior da região. Mineração do Ouro Transferência da capital de salvador para a cidade do Rio de Janeiro em 1763. Inconfidência Mineira - 1789. Século XIX e começo do XX – RJ, SP e MG. Cafeicultura Intenso desenvolvimento econômico e crescimento populacional.

A ocupação do Espaço Café 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 A ocupação do Espaço Café Favorecida pelas vantagens criadas pela cafeicultura: mão de obra, capital, mercado consumidor e infraestrutura (ex.: transporte e energia). Industrialização

A ocupação do Espaço Indústrias 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 A ocupação do Espaço Indústrias Polo desenvolvido historicamente no entorno da produção siderúrgica de Volta Redonda (RJ) e do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, formado pelas cidades de Belo Horizonte, Itabira, Mariana e Congonhas do Campo. Siderurgia e metalurgia São extraídos da bacia de Campos, no litoral fluminense, cerca de 80% do petróleo consumido no Brasil, e o refino acontece em diversas refinarias regionais. Nas proximidades das áreas de produção de derivados do petróleo, desenvolveu-se um polo petroquímico muito dinâmico. Extração e refino de petróleo

Indústria automobilística 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 A ocupação do Espaço Indústrias O estado de São Paulo é considerado o “berço” da indústria automobilística nacional, com diversas empresas instaladas, principalmente na região metropolitana de São Paulo, no vale do Paraíba e na região de Campinas. Em Betim (MG) e Porto Real (RJ) também há empresas automobilísticas instaladas. Indústria automobilística As regiões de Campinas e São José dos Campos (SP) são consideradas parte do “vale do silício” brasileiro, o que significa que se desenvolveram, nessas cidades, polos de alta tecnologia voltados para a produção de computadores, telefones celulares, produtos eletroeletrônicos, além de aeronáuticos. Tecnopolo brasileiro

Atividades agroindustriais 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 Atividades agroindustriais A agroindústria sucroalcooleira é uma das mais dinâmicas da região Sudeste.

Atividades agroindustriais 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 Atividades agroindustriais Primeiro momento – utilização de mão de obra escrava. Segundo momento – atração de imigrantes como mão de obra. Cafeicultura Expansão de núcleos urbanos. Atração de grande contingente - migrações - de pessoas de outras regiões, principalmente da região Nordeste para os centros urbanos. Indústria

Urbanização e crescimento 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 Urbanização e crescimento

Urbanização e crescimento 7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2 Urbanização e crescimento Taxa da região Sudeste é a mais elevada do país. Provocada pela industrialização e êxodo rural – mecanização do campo. Apresenta densa rede urbana e hierarquia urbana completa. Destaque para as megacidades e metrópoles globais – São Paulo e Rio de Janeiro. Urbanização Destaque para a metrópole regional – Belo Horizonte. Apresenta problemas relacionados à desigualdade socioeconômica, meio ambiente e de infraestrutura (ex.: mobilidade urbana). Apresenta atualmente redução do ritmo de expansão pela queda no processo migratório.