UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO-ILC FACULDADE DE LETRAS CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA A DISTÂNCIA-PÓLO-CANAÃ DOS CARAJÁS WEBNÁRIO Oficina de Textos Acadêmicos Crisley Cristina Pereira da Silva Eder Costa Santos Elenilde da Silva Fernando Nunes de Souza Nubya do Socorro Roma Pacheco Canaã dos Carajás/Pa. 2018
A APLICABILIDADE DOS SUPORTES DE GÊNEROS TEXTUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. Oficina de Textos Acadêmicos
SUMÁRIO O que são Gêneros Textuais? Gêneros Textuais X Tipos Textuais. Os Suportes Textuais. 3.1. Definição. 3.2. Algumas discussões. 3.3. Categorias de Suportes Textuais. Convencionais. Incidentais. 4. Suporte/Gênero X Meio/Canal. 5. Sugestões de uso de suportes textuais no ambiente escolar. Oficina de Textos Acadêmicos
1. O QUE SÃO GÊNEROS TEXTUAIS? Oficina de Textos Acadêmicos
Segundo Marcuschi (2008), os gêneros textuais são: [...] textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. (p. 155) Oficina de Textos Acadêmicos
Caráter sócio-histórico. Vinculados a vida social dos sujeitos De acordo com o Livro Didático de CPT, os gêneros textuais estão ligados diretamente “às necessidades de comunicação e de ação dos sujeitos em sociedade” (p. 81). Caráter sócio-histórico. Vinculados a vida social dos sujeitos Oficina de Textos Acadêmicos
Introdução à Informática
2. GÊNEROS TEXTUAIS X TIPOS TEXTUAIS Oficina de Textos Acadêmicos
TIPOS TEXTUAIS GÊNEROS TEXTUAIS Caracterizados por propriedades linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc. Função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural. São eles: narração, argumentação, descrição, injunção (ordem) e exposição (que é o texto informativo). Conjunto ilimitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função. Geralmente variam entre 5 e 9 tipos. São infinitos os exemplos de gêneros: receita culinária, blog, e-mail, lista de compras, bula de remédios, telefonema, carta comercial, carta argumentativa, etc. Oficina de Textos Acadêmicos
3. OS SUPORTES TEXTUAIS Oficina de Textos Acadêmicos
3.1. DEFINIÇÃO “[...] lócus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto”. (MARCUSCHI, 2008, p. 174) “[...] suporta, fixa e mostra um texto”. (p. 174) Introdução à Informática
3.2. ALGUMAS DISCUSSÕES Suporte ou Portador; Formato; Co-emergência. Oficina de Textos Acadêmicos
“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder “Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 55443322 Verônica”. Oficina de Textos Acadêmicos
3.3. CATEGORIAS DE SUPORTES TEXTUAIS Convencionais Incidentais Oficina de Textos Acadêmicos
a) CONVENCIONAIS Conforme Marcuschi (2008), são suportes elaborados para a finalidade de portarem ou fixarem textos. Oficina de Textos Acadêmicos
REVISTA (SEMANAL/MENSAL) REVISTA CIENTÍFICA (BOLETINS E ANAIS) Alguns exemplos: LIVRO / LIVRO DIDÁTICO REVISTA (SEMANAL/MENSAL) REVISTA CIENTÍFICA (BOLETINS E ANAIS) Oficina de Textos Acadêmicos
RÁDIO / TELEFONE / TELEVISÃO JORNAL Oficina de Textos Acadêmicos
FOLDER QUADRO DE AVISOS OUTDOOR Oficina de Textos Acadêmicos
ENCARTE LUMINOSOS Oficina de Textos Acadêmicos
b) INCIDENTAIS Para Marcuschi (2008), são suportes que podem conter textos, porém não apresentam esta finalidade; Não convencionais. Oficina de Textos Acadêmicos
Alguns exemplos: EMBALAGEM ROUPAS Oficina de Textos Acadêmicos
PARA-CHOQUES E PARA-LAMAS DE CAMINHÃO CORPO HUMANO Oficina de Textos Acadêmicos
MUROS PAREDES Oficina de Textos Acadêmicos
PARADAS DE ÔNIBUS ESTAÇÕES DE METRÔ JANELAS DE ÔNIBUS CALÇADAS / FACHADAS PARADAS DE ÔNIBUS ESTAÇÕES DE METRÔ JANELAS DE ÔNIBUS Oficina de Textos Acadêmicos
4. SUPORTE/GÊNERO X MEIO/CANAL Oficina de Textos Acadêmicos
Meio físico de transmissão de sinais CANAL Meio físico de transmissão de sinais Pode ser confundido com o suporte dos sinais transmitidos por operarem como lócus de fixação. Oficina de Textos Acadêmicos
CANAL = CONDUTOR SUPORTE FIXADOR Oficina de Textos Acadêmicos
5. SUGESTOÕES DE USO DOS SUPORTES DE GÊNEROS TEXTUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR Oficina de Textos Acadêmicos
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REFERÊNCIAS MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ABDON, Iaci de Nazaré Silva; PESSOA, Fátima Cristina da Costa. Textos didáticos do curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Língua Portuguesa – modalidade a distância: Compreensão e produção de textos. Belém, EDUFPA, 2008 v.4 Oficina de Textos Acadêmicos