UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO-ILC FACULDADE DE LETRAS CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS
Advertisements

GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Gêneros textuais: definição e funcionalidade
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
Apresentação do Roteiro: Roteiro: Apresentação do grupo Idenficação do trabalho Introdução ao trabalho Objetivos Metodologia usada Desenvolvimento Conclusão.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito - máximo: 60)
 GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Editora EditAedi Quem somos
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Texto, gênero e discurso
RESULTADOS E DISCUSSÕES REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
Título do Projeto Nome do Aluno
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO (FONTE 70 A 90)
Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle
Como fazer Fichamento de texto ou livro
LICENCIATURA EM LETRAS
Resumo PARTE 1.
Título do Trabalho (Book Antiqua 66) Universidade Estadual Paulista – UNESP/IBILCE Autor ( ) Book Antiqua 50 Docente Responsável Introdução Resultados.
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
Referência da obra resenhada TITULO DA RESENHA: Subtítulo
Gêneros textuais: definição e funcionalidade
Gênero Textual e Seqüência Textual
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Protocolo de observação
Gêneros de Divulgação científica:
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
Interpretação textual Timbaúba/PE Todos os elementos listados abaixo reforçam a tipologia narrativa do texto em análise. Assinale a opção.
Funções da Linguagem Profª Suzete
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Trabalhos científicos
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Autor 1 Universidade 1 Autor 2 Universidade 2
EXPERIÊNCIA AGROECOLÓGICA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA HORTA ESCOLAR
Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Logo das agências de fomento.
Título (arial 26 - negrito) Autor (arial 24) Orientador (arial 24)
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
ANÁLISE DA QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES PORTADORES DE DOR CRÔNICA
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
IV COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Introdução Resultados Objetivos Discussão Material e Métodos
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Comunicação.
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
AUTOR 1 Universidade X AUTOR 2 Universidade X
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO (FONTE 70 A 90)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA CONTRIBUIÇÕES
XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO MÉTODO REFERÊNCIAS
Nome do Autor Cargo, Instituição; Nome do Orientador (quando houver)
Transcrição da apresentação:

  UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO-ILC FACULDADE DE LETRAS CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA A DISTÂNCIA-PÓLO-CANAÃ DOS CARAJÁS WEBNÁRIO Oficina de Textos Acadêmicos Crisley Cristina Pereira da Silva Eder Costa Santos Elenilde da Silva Fernando Nunes de Souza Nubya do Socorro Roma Pacheco Canaã dos Carajás/Pa. 2018

A APLICABILIDADE DOS SUPORTES DE GÊNEROS TEXTUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. Oficina de Textos Acadêmicos

SUMÁRIO O que são Gêneros Textuais? Gêneros Textuais X Tipos Textuais. Os Suportes Textuais. 3.1. Definição. 3.2. Algumas discussões. 3.3. Categorias de Suportes Textuais. Convencionais. Incidentais. 4. Suporte/Gênero X Meio/Canal. 5. Sugestões de uso de suportes textuais no ambiente escolar. Oficina de Textos Acadêmicos

1. O QUE SÃO GÊNEROS TEXTUAIS? Oficina de Textos Acadêmicos

Segundo Marcuschi (2008), os gêneros textuais são: [...] textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. (p. 155) Oficina de Textos Acadêmicos

Caráter sócio-histórico. Vinculados a vida social dos sujeitos De acordo com o Livro Didático de CPT, os gêneros textuais estão ligados diretamente “às necessidades de comunicação e de ação dos sujeitos em sociedade” (p. 81). Caráter sócio-histórico. Vinculados a vida social dos sujeitos Oficina de Textos Acadêmicos

Introdução à Informática

2. GÊNEROS TEXTUAIS X TIPOS TEXTUAIS Oficina de Textos Acadêmicos

TIPOS TEXTUAIS GÊNEROS TEXTUAIS Caracterizados por propriedades linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc. Função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural. São eles: narração, argumentação, descrição, injunção (ordem) e exposição (que é o texto informativo). Conjunto ilimitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função. Geralmente variam entre 5 e 9 tipos. São infinitos os exemplos de gêneros: receita culinária, blog, e-mail, lista de compras, bula de remédios, telefonema, carta comercial, carta argumentativa, etc. Oficina de Textos Acadêmicos

3. OS SUPORTES TEXTUAIS Oficina de Textos Acadêmicos

3.1. DEFINIÇÃO “[...] lócus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto”. (MARCUSCHI, 2008, p. 174) “[...] suporta, fixa e mostra um texto”. (p. 174) Introdução à Informática

3.2. ALGUMAS DISCUSSÕES Suporte ou Portador; Formato; Co-emergência. Oficina de Textos Acadêmicos

“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder “Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 55443322 Verônica”. Oficina de Textos Acadêmicos

3.3. CATEGORIAS DE SUPORTES TEXTUAIS Convencionais Incidentais Oficina de Textos Acadêmicos

a) CONVENCIONAIS Conforme Marcuschi (2008), são suportes elaborados para a finalidade de portarem ou fixarem textos. Oficina de Textos Acadêmicos

REVISTA (SEMANAL/MENSAL) REVISTA CIENTÍFICA (BOLETINS E ANAIS) Alguns exemplos: LIVRO / LIVRO DIDÁTICO REVISTA (SEMANAL/MENSAL) REVISTA CIENTÍFICA (BOLETINS E ANAIS) Oficina de Textos Acadêmicos

RÁDIO / TELEFONE / TELEVISÃO JORNAL Oficina de Textos Acadêmicos

FOLDER QUADRO DE AVISOS OUTDOOR Oficina de Textos Acadêmicos

ENCARTE LUMINOSOS Oficina de Textos Acadêmicos

b) INCIDENTAIS Para Marcuschi (2008), são suportes que podem conter textos, porém não apresentam esta finalidade; Não convencionais. Oficina de Textos Acadêmicos

Alguns exemplos: EMBALAGEM ROUPAS Oficina de Textos Acadêmicos

PARA-CHOQUES E PARA-LAMAS DE CAMINHÃO CORPO HUMANO Oficina de Textos Acadêmicos

MUROS PAREDES Oficina de Textos Acadêmicos

PARADAS DE ÔNIBUS ESTAÇÕES DE METRÔ JANELAS DE ÔNIBUS CALÇADAS / FACHADAS PARADAS DE ÔNIBUS ESTAÇÕES DE METRÔ JANELAS DE ÔNIBUS Oficina de Textos Acadêmicos

4. SUPORTE/GÊNERO X MEIO/CANAL Oficina de Textos Acadêmicos

Meio físico de transmissão de sinais CANAL Meio físico de transmissão de sinais Pode ser confundido com o suporte dos sinais transmitidos por operarem como lócus de fixação. Oficina de Textos Acadêmicos

CANAL = CONDUTOR SUPORTE FIXADOR Oficina de Textos Acadêmicos

5. SUGESTOÕES DE USO DOS SUPORTES DE GÊNEROS TEXTUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR Oficina de Textos Acadêmicos

Oficina de Textos Acadêmicos

Oficina de Textos Acadêmicos

REFERÊNCIAS MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ABDON, Iaci de Nazaré Silva; PESSOA, Fátima Cristina da Costa. Textos didáticos do curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Língua Portuguesa – modalidade a distância: Compreensão e produção de textos. Belém, EDUFPA, 2008 v.4 Oficina de Textos Acadêmicos