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MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES

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Apresentação em tema: "MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES"— Transcrição da apresentação:

1 MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Carla Luiza Silva Costa Neto¹; Fátima Kzam Damaceno de Lacerda² ¹Instituto de Geografia (IGEOG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ ²Instituto de Química (IQ), COPEI/SR-1, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ INTRODUÇÃO RESULTADOS A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) atua no oferecimento de cursos de Licenciatura na modalidade semipresencial desde agosto de Atualmente, possui estudantes de graduação matriculados em 16 polos de Educação a Distância (EAD) espalhados pelo estado. Palavras-chave: Formação docente; Educação a Distância; Teoria Ator-Rede. Identificação das controvérsias da EAD, seus limites e potencialidades. Destacamos: Democratização da oferta de cursos de graduação para um público que não teria acesso no modelo tradicional; Linguagem e os métodos pedagógicos utilizados na produção de um material didático e ambiente virtual de aprendizagem de grande aceitação; Necessidade de uma maior integração entre os atores/atuantes da rede. OBJETIVO Investigar o funcionamento desses cursos - Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia - utilizando os pressupostos da teoria ator-rede. MÉTODOS Abordagem qualitativa filiada ao campo da antropologia das ciências e das técnicas, ou teoria ator-rede (TAR): seguindo os atores/atuantes. Período: abril de 2017 a setembro de 2018. Observações do tipo etnográficas na universidade e em polos EAD: aulas inaugurais, eventos acadêmicos, tutorias, ambientes de trabalho do “laboratório de educação a distância”. Todas as informações coletadas foram registradas em um diário de campo para posterior análise. Esboço da rede sociotécnica do “Laboratório EAD/UERJ”. CONSIDERAÇÕES FINAIS A TAR contribui para as pesquisas em educação, por permitir que os atuantes humanos e não humanos que compõem a rede sociotécnica estudada possam ser levados em consideração. O mergulho nessas experiências formativas poderá apontar caminhos para a realização de uma EAD comprometida com a formação do professor-pesquisador, que, ainda hoje, é um dos grandes desafios dos cursos de licenciatura. Material didático impresso Entrevista com alunos e tutores REFERÊNCIAS LACERDA, F.K.D. Contribuições da Educação a Distância para a Educação Ambiental: utilização da rede sociotécnica na análise das concepções de meio ambiente e saúde no Polo de Nova Friburgo f. Tese Doutorado–PPGMA, UERJ, 2012. LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012. Fonte: Facebook Polo Resende Laboratório de Informática Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) FINANCIAMENTO: Bolsa de Iniciação Cientifica (IC) da UERJ Polo CEDERJ Nova Friburgo Visita Docente /Tutorias presenciais


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