MAQUETE TÁTIL SONORA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE NO PERCURSO E NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL NA PRAÇA DO CICLO BÁSICO DA UNICAMP João Vilhete V. d'Abreu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
A elaboração de tutoriais em formato de vídeo
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Percepção em Mobile Learning
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
INCLUSÃO EM EAD ACESSO E INTERAÇÃO
Maio / 2006.
Engenharia de Software
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Portfólio de Matemática
DIRETRIZES CURRICULARES
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O MINISTÉRIO DA DEFESA (SIS-DEFESA)
Contexto de Educação a Distância
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Cristiane jonas Francisconi
Automação de Processos
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Identidade profissional do docente universitário
Metas de Aprendizagem na área das TIC
EMEF VILA MONTE CRISTO SERVIÇO DE APOIO À AÇÃO EDUCATIVA - LETRAMENTO DIGITAL COM PROFESSORES DA ESCOLA.
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Rational Unified Process
Universidade Estadual de Campinas
GoalBall: curso para cegos e pessoas com baixa visão. (Desde 2004)
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Automação de Processos
Uso de simulação de sistemas dinâmicos
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Projeto Inclusão Digital
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Presidência da República
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Francisco Gerlandio de Sena Histórico  LPEM criado em projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico.
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
Interação Homem Computador
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
Aplicada à Educação - NIED Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Softwares Educacionais – Cód
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Agenda  Apresentação  Objetivos  Motivação  Principais casos de uso  Arquitetura  Desenvolvimento  Tecnologias  Protótipo  Conclusão.
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Maquete do piso térreo da Biblioteca Central da Unicamp
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Resumo Neste projeto foram desenvolvidos experimentos de Química acessíveis e inclusivos para o ensino de Química com foco em alunos do ensino médio. Os.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

MAQUETE TÁTIL SONORA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE NO PERCURSO E NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL NA PRAÇA DO CICLO BÁSICO DA UNICAMP João Vilhete V. d'Abreu Núbia Bernardi jvilhete@unicamp.br Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo

Roteiro Robótica Pedagógica Projeto de pesquisa na Área de Educação Especial Ambiente Sensorial Concepção de Maquete Tátil Sonora Orientação Espacial no Campus da Unicamp Rota Acessível

Robótica Pedagógica Utilização de aspectos/abordagens da robótica industrial num contexto onde as atividades de construção, automação e controle de dispositivos robóticos, propiciam o manuseio de conceitos, em um ambiente de ensino-aprendizagem

O Que se ganha em termos da Aprendizagem? A utilização dos conceitos científicos por intermédio dos processos de: Exercitar Manusear Experimentar Testar hipóteses

Robótica Pedagógica e Ambiente Sensorial para Ensino de Cartografia Tátil

Pesquisa Desenvolvimento de Dispositivos Robóticos Integrando o Estudo de Cartografia Tátil e Geração de Material Didático para pessoas com Deficiência Visual.

Aluno Manuseando Maquete

Concepção de Maquete Tátil Sonora

Maquete Tátil (com computador) Sensor conectado ao objeto na maquete e, interfaceado com o computador, permite que o computador pronuncie o nome desse objeto sempre que o sensor for pressionado pelo dedo da pessoa. Sensores utilizados como elementos que dão “voz” a maquete.

Maquete Tátil da BCCL (Ilustração) Quando pressionado o sensor conectado/associado a um objeto do mapa a pessoa poderá ter, como realimentação, a informação sonora relacionada ao nome desse objeto. sensores

Maquete Tátil da BCCL (Ilustração) Maquete Tátil do Piso Térreo da Biblioteca Central da Unicamp

Controle da Maquete A maquete é ligada a uma interface de hardware (ou interface eletrônica) que manda a informação de qual sensor foi pressionado. O hardware é composto basicamente pelo microcontrolador (PIC 16F877A) que gerencia quais sons devem ser executados ao pressionar de cada botão.

Maquete Tátil da Rota Acessível http://www.nied.unicamp.br/rotacessivel/index.jsp http://rotacessivel.blogspot.com

Objetivo Construir um Maquete Tátil Sonora que auxilia o usuário com deficiência visual a se locomover no ambiente da Unicamp. Parceria entre Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC.

Mapa de fluxo de Pedestres no Campus ROTA ACESSÍVEL + MAPA TÁTIL Pré- orientação Informação sobre o ambiente Comunicação sobre a existência de barreiras REDUÇÃO DE RISCOS NA ORIENTABILIDADE

Origens da Pesquisa d'Abreu (2003) Robótica Pedagógica - investiga a implementação de hardware em instrumentos de leitura táteis e sonoros Bernardi (2007)- investigou Simbologias Táteis e Projeto participativo Rota Acessível no campus da UNICAMP (BELTRAMIN et al, 2008) Projeto Fapesp (2010) – aprimoramento da maquete tátil

Metodologia Pesquisa de campo com a realização de testes de aceitabilidade junto à comunidade que potencialmente usaria o equipamento. Ações: Revisão da literatura sobre a construção de mapas táteis e sonoros; 2. Desenvolvimento de diretrizes para a confecção destes instrumentos de leitura; 3. Desenvolvimento de diretrizes pedagógicas para a aplicação deste equipamento junto aos usuários com deficiência visual; 4. Definição de critérios para sua manipulação e utilização.

Modelagem da Mapa - elaboração do mapa - Análise da Rota Acessível delimitação da área do Ciclo Básico da Unicamp Digitalização dos desenhos Definição do traçado da nova Rota

Recorte do mapa de fluxo de Pedestres no Campus Percurso entre o Ciclo Básico e a BCCL da Unicamp protótipo 1

Legenda do Mapa (mensagens sonoras) Você está no Ciclo Básico, início da Rota Acessível; Fonte, Lado do Ciclo Básico; Fonte, Lado do Pavilhão Básico; Pavilhão Básico Diretoria Acadêmica; À esquerda Rota Alternativa de retorno ao Ciclo Básico, à direita continuação da Rota Acessível sentido Biblioteca Central; À frente ponto de ônibus da portaria 1, à direita continuação da Rota Acessível sentido Biblioteca Central; Biblioteca Central; Ponto de ônibus da portaria 1 fim da Rota Acessível.

Componentes eletrônicos - construção da maquete -

Componentes eletrônicos – construção da maquete -

Teste de Usabilidade da Maquete Roteiro para aplicação do questionário: Usabilidade da maquete tátil sonora Da rota Ciclo Básico 1 / BCCL da Unicamp Explicar o objetivo da pesquisa 2. Explicar os aspectos éticos da pesquisa 3. Exploração livre 4. Exploração direcionada 5. Aplicação do questionário

Teste de Usabilidade da Maquete protótipo 1

Teste de Usabilidade da Maquete protótipo 2

Teste de Usabilidade da Maquete protótipo 3

Conclusão Dispositivos Robóticos com recursos tecnológicos diferenciados são instrumentos importantes para a ampliação do conhecimento de pessoas com deficiência. Maquete Tátil com sensores pode ser inserido no contexto de desenvolvimento de tecnologias que ampliam a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Referências Livro: Sites: Cartografia Tátil: Orientação e Mobilidade às Pessoas com Deficiência Visual. 01 ed. Jundiaí: Paco Editorial. Maria Isabel Castreghini de Freitas, Sílvia Elena Ventorini. (Org.), 2011. Sites: http://www.nied.unicamp.br/rotacessivel http://rotacessivel.blogspot.com/ http://www.ficcdat.ca/main.cfm?cid=1559 (International Conference on Best Practices in Universal Design) http://dmi.uib.es/~ugiv/Iberdiscap2011/indexp.html (VI Congreso Iberoamericano de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad – IBERDISCAP)

Agradecimentos À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP pelo financiamento desta pesquisa. Ao NIED e FEC pela parceria que acolheu e apóia esta pesquisa junto a Universidade. À organização do Senabraille, pela oportunidade de apresentarmos e divulgarmos esta pesquisa.

Muito Obrigado. João Vilhete Viegas d'Abreu jvilhete@unicamp. br joao Muito Obrigado!!! João Vilhete Viegas d'Abreu jvilhete@unicamp.br joao.vilhete@gmail.com